A busca pela praticidade dos serviços digitais está crescendo em um ritmo cada vez mais acelerado, fazendo com que os smartphones sejam utilizados com maior frequência para compras e transações financeiras online. A praticidade é importante para os usuários, mas a questão da segurança dos dados pessoais é a maior preocupação das pessoas, segundo pesquisa sobre bancos digitais e o mercado financeiro, realizada pelo Instituto QualiBest.

Para 28% dos entrevistados, a segurança dos dados é o critério mais relevante na procura por serviços bancários, junto da praticidade e acessibilidade digital (27%), melhores tarifas (24%), transparência (23%) e serviços de qualidade (21%). Para aqueles que pretendem trocar de bancos, a proteção dos dados é o segundo critério mais importante (24%), ficando atrás apenas das tarifas mais baixas, ponto mais relevante para 32% dos entrevistados.

PIX conquistou os internautas

A pesquisa sobre bancos do QualiBest aponta que 8 em cada 10 entrevistados (79%) citam o uso do PIX como uma prática financeira, muito maior do que outras ações até então mais comuns, como transferir dinheiro (51%), recarregar o celular (39%) e pagar boletos de contas concessionárias, como água, luz, telefone, TV a cabo e gás (47%).

Que produtos ou serviços você usa em bancos que tem conta?

No caso das carteiras digitais, entre os entrevistados 83% declara ter conta e o destaque fica no cashback (“dinheiro de volta”), benefício usado por 28% dos usuários desta categoria de serviço.

Quais serviços da sua carteira digital você utiliza? (%) 

Para quê os brasileiros guardam dinheiro?

A pesquisa também mapeou os hábitos financeiros dos respondentes: 65% aplicam e/ou guardam dinheiro em alguma modalidade de investimento

Destes, mais da metade alega guardar para ter uma reserva de emergência, enquanto 21% dizem guardar para comprar um imóvel e 21% para fazer uma viagem.

Na área de investimentos, 51% dos respondentes investem em poupança, 15% em investimentos de renda fixa (CDB, LCI, LCA etc), 12% escolhem criptomoedas, 11% mercado de ações e 10% fundos de investimento. Acesse o estudo completo para ver mais informações sobre investimentos.

ESG também é responsabilidade dos bancos

Dentro do escopo do ESG, quando perguntadas sobre o que as instituições bancárias devem fazer para serem mais responsáveis com a sociedade e o meio ambiente, a maior parte dos brasileiros ouvidos (43%) respondeu, justamente, que é cuidar melhor da segurança dos dados de cada cliente – ou seja, de um ajuste no quesito governança (G).

Só em seguida aparecem preocupações mais coletivas, como apoiar projetos sociais e ambientais (35%) ou promover respeito entre funcionários e clientes (28%), que estão na trilha das preocupações Ambientais (E) e Sociais (S) da sigla.

Sobre a pesquisa

Estudo feito entre os dias 01 e 21 de julho de 2022 com 1.831 pessoas que responderam perguntas em questionário online elaborado pelo QualiBest. A amostra – que representa o perfil dos usuários de Internet no país – levou em conta faixa etária, classificação econômica, sexo e estado, cidade e região do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Para esse estudo o QualiBest fechou uma parceria com as seguintes instituições bancárias: Banco Bari, Bradesco, BTG Pactual, Banco BV, Creditas, PayPal, PicPay, Banco Original, Safra e XP.

Para ver o  que já saiu na imprensa sobre esse assunto, clique aqui.

Baixe o estudo completo em nosso site, clicando aqui.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato