Uma vez que usar o método quantitativo é fazer um tipo de estudo conclusivo, deve-se usar principalmente para estudos que precisam de quantificações, ou seja, informações numéricas. Entre os casos, estão por exemplo a frequência com que seu público consome seu produto ou serviço, além do tamanho do mercado onde sua marca se encaixa.

Existem alguns elementos da sua pesquisa que, uma vez definidos, ajudam a decidir se o método é o correto para o momento: seu objetivo, se já existem dados anteriores sobre o tema, não há dubiedade em relação às metas, se há intenção de entender os números de uma tendência de comportamento, se os elementos da pesquisa podem estar dentro de uma proporção ou escala.

Tenha sempre em mente que a pesquisa quantitativa impacta diretamente a tomada de decisão, mas também pode servir de base para um estudo qualitativo que aprofunde as informações a serem utilizadas em seu planejamento e posicionamento de marca.

Características importantes para usar o método quantitativo

  • Tamanho da amostra.
  • Questionários assertivos com maioria de perguntas fechadas.
  • Podem estar no questionário perguntas de múltipla escolha, dicotômicas, perguntas de resposta única, ranking, matriz e perguntas abertas.
  • O pesquisador não interfere nas entrevistas.
  • As respostas fechadas não dão abertura para múltiplas interpretações.
  • É possível tratar as respostas de maneira automatizada para análise.

Clique neste artigo do Instituto QualiBest para entender melhor a importância da pesquisa quantitativa.

Para que serve a pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa, como o nome diz, ajuda a quantificar comportamentos do consumidor ou do mercado, para gerar gráficos e estratégias baseados em dados objetivos que fornecem insights cruciais para a estratégia.

Esse tipo de estudo ajuda a questionar suposições, validando ou rejeitando hipóteses que haviam antes da pesquisa acontecer. Essas conclusões podem ser levadas diretamente para a mesa do planejamento ou podem ser usadas para uma pesquisa complementar qualitativa.

Quais são os tipos de pesquisa quantitativa?

  • Experimental: simples e uma das mais usadas, ela possui perguntas específicas que ajudem a confirmar uma hipótese.
  • Causal comparativa: esse tipo de estudo traz à tona a maneira como grupos e variáveis transformam seus comportamentos influenciadas pelos mesmos elementos.
  • Investigativa: o principal ponto desse tipo é que trabalha com amostras aleatórias, para não ter respostas enviesadas a respeito de uma opinião, por exemplo.
  • Correlacional: o objetivo nesse tipo de estudo é fazer a relação entre fenômenos diferentes, para evidenciar ou negar os efeitos de um em outro.

Para saber mais, entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.