Você sabe conversar com seu público-alvo? Vocês falam a mesma língua? Mais do que isso, você consegue enxergar o tom de voz e a maneira de agir nas entrelinhas dos seus consumidores? Sabe-se que, em uma conversa, a maior parte da mensagem emitida não está nas palavras e sim na maneira como o emissor age e se comporta – desde movimentos de mãos e inclinação do corpo até a roupa que está usando. Como detectar essa comunicação não-verbal na internet?

Em primeiro lugar, você precisa saber quem é seu consumidor. Mas isso não se restringe a idade, gênero e localização. Você precisa saber do que ele gosta, o que ele quer da vida, onde ele clica, textos e imagens que mais chamam atenção dele quando está rolando a timeline. Tudo isso é possível por meio de pesquisas, insights e interações. 

Também é preciso não fazer suposições. Veja: não é porque é um público mais jovem, por exemplo, que fala ou se veste de uma maneira determinada. Além de comportamentos mais gerais, há nichos segmentados de comportamento. Nesse momento, pergunte-se: você quer atingir todos os nichos dentro de uma amostragem de pessoas? É capaz de conversar com todos ao mesmo tempo? Ou é melhor para conversão do seu produto e serviço focar ainda mais o target?

O terceiro passo é ser honesto. Não seja o tio vestido de adolescente! É preciso que a pessoa que vai desenvolver essa linguagem estratégica esteja inserida de alguma maneira no mesmo contexto, tenha lugar de fala na mesma cultura a que se quer atingir. Um empresário que não está convencido de uma ideia não pode convencer ninguém mais e o consumidor sente de longe o cheiro daquilo que é falso. 

O que preciso saber do meu público-alvo?

Para desenvolver uma boa estratégia de tom de voz, você pode coletar diferentes informações de seu consumidor que julgue importantes para o trabalho. Porém as básicas são: idade, gênero, formação, classe social, localização e hábitos de consumo.

Esses e outros dados vão dar a base da sua estratégia. Mas lembre-se de interseccionar as intenções do seu consumidor com os objetivos da própria empresa. Além disso, saiba que o canal onde você escolhe falar com essas pessoas, seja um site oficial ou o Clubhouse, também precisam fazer sentido no contexto em que busca.