A jornada do consumidor, consiste na trilha que ele percorre até adquirir um produto ou serviço, passando por 3 estágios principais: a conscientização ou descoberta de um problema, o estágio de consideração, no qual procura resolver o problema e a etapa de decisão, momento da compra, no qual ele “escolhe uma solução” ou não.

Isso porque, muitas vezes o produto escolhido pode não suprir a necessidade criada na primeira etapa da jornada, ou seja, gera uma experiência ruim.

Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender como ao observar a sua concorrência faz com que você seja capaz de criar produtos e serviços que considera realmente as necessidades dos seus clientes. Então fique atento e acompanhe a leitura até o final.

Observar a concorrência pode ser fundamental para a jornada do consumidor

Não existe um segmento sequer que não tenha melhorado e atingido um novo patamar sem observar o que seus concorrentes estão fazendo.

Como dissemos, a jornada do consumidor é composta por três estágios fundamentais, também chamado de funil de conversão.

Cada empresa possui seu próprio funil, isso porque em cada situação a jornada que leva até a conversão pode ter inúmeras variações, duração, canais envolvidos e até etapas diferentes, por isso, é comum que em algum momento entre a concepção de um projeto e a sua execução, algum ajuste ou melhoria possa ser implementado.

Nesse momento, entender o que seus concorrentes mais bem posicionados no mercado estão fazendo pode ser a melhor saída para criar a experiência que os seus clientes buscam ter. Essa observação pode estar alinhada ao seu funil de conversão e dividida em 3 estágios distintos.

São eles:

  1. Colocar-se no lugar do seu consumidor

Quais as necessidades que levam seu cliente a considerar uma solução? Entender seus hábitos, sua rotina ao procurar pelo seu produto, tudo isso é algo que os concorrentes buscam compreender para impactar de maneira mais eficiente e assertiva os consumidores;

  1. Analise cada etapa dos processos que eles oferecem aos seus clientes

Ao realizar uma pesquisa de mercado sobre as principais ações da concorrência você é capaz de analisar cada etapa das suas estratégias desde o processo de concepção de um projeto até a maneira como ele está sendo percebido pelos clientes;

  1. Não esqueça nenhum detalhe

Não deixe nada passar, o caminho de conversão do seu negócio pode ser bastante complexo, mas com certeza alguém conhece os principais atalhos, cabe a você perceber quais são para adaptá-los a sua realidade.

Uma vez que todos esses processos sejam cumpridos, surgirá o último grande desafio, a replicação dessa prática em massa, tornando acessível para o maior número possível de clientes, fazendo com que seus produtos respeitem cada etapa da jornada de compra exatamente como os consumidores esperam para que assim ele entregue não apenas um ativo, mas sim uma experiência completa.

Quer saber mais sobre como entender melhor a sua concorrência? Então acesse nosso artigo “Conheça sua concorrência para ampliar o seu mercado” ou entre em contato diretamente com um de nossos especialistas.