Quando pensamos em estratégias de marketing para aumentar o engajamento do público-alvo é provável que a primeira coisa que passe pela sua cabeça sejam as redes sociais. Isso não é por acaso, as plataformas e os profissionais envolvidos com ela realmente popularizaram o termo.

Mas isso não significa que esse seja o único caminho e nesse artigo do Instituto QualiBest iremos apresentar 4 estratégias de engajamento que irão te ajudar a tornar o público muito mais participativo e interessado na sua marca e produtos.

Quais são as principais estratégias de engajamento

O marketing de engajamento consiste no uso de diferentes estratégias que possuem o objetivo de gerar uma resposta específica do cliente para cada ação criada pela sua empresa. Para que tudo isso ocorra como planejado é necessário se valer de canais de comunicação (Digitais ou físicos), materiais e conteúdos variados que instiguem e envolvam o público-alvo pretendido.

Quando o assunto é o universo das redes sociais, existem diversos estudos que comprovam o benefício em realizar parcerias com digitais influencers, que geram um ROI até 6 vezes maior que em estratégias tradicionais. Como você pode conferir no estudo “O Post é pago, e aí?”, ampliando a receita de 13% a 51%, segundo a constellation research.

Porém, como dissemos, esse não é o único tipo de estratégia e a seguir iremos mostrar como você pode expandir os horizontes da sua empresa:

  1. Identifique as necessidades do seu público-alvo

Não existe possibilidade de engajamento sem conhecimento prévio. Como você pretende vender seus produtos e serviços se não sabe o que os seus clientes procuram? Onde eles estão? Ou seu poder aquisitivo? É praticamente impossível!

Por esse motivo, o primeiro passo é criar uma pesquisa de mercado que busque responder aos principais anseios do seu público-alvo, como: idade, gênero, localização, formação, poder aquisitivo, entre outros aspectos cruciais para montar um perfil;

  1. Ofereça uma variedade de conteúdos

Vídeos, e-mail marketings, blogs, áudios, são apenas algumas das possibilidades de conteúdos que vão ajudar seus clientes a se identificarem com a sua marca e produto. Sabendo das dores desses indivíduos é mais fácil identificar em quais tipos de conteúdo apostar. Vale utilizar infográficos, ebooks, webinars, quizzes, entre outros;

  1. Aposte em chatbots

Dê informações e se comunique com o seu público-alvo a qualquer momento. O chatbot pode ser usado em uma variedade de situações, seja para atrair visitantes que estão deixando o seu site, respondendo suas dúvidas principais ou para dar um atendimento de pós-venda mais eficiente e até mesmo para filtrar o contato dos consumidores;

  1. Tenha coesão nas redes sociais

Além de utilizar estratégias com digitais influencers é fundamental manter a coesão das suas redes, tanto de imagem, quanto de postagens, não esquecendo da frequência. Empresas que mantém a frequência nas publicações têm 23% mais chances de engajar seu público.

Algumas maneiras para aplicar essas estratégias é através do uso de ferramentas que ajudam na manutenção das ações, como plataformas de e-mail marketing e chatbot, contratando especialistas em gestão de redes sociais ou utilizando softwares de automação de marketing.

O que não pode ser ignorado é a necessidade de conhecer seu público para ter a certeza de qual estratégia de engajamento utilizar, pois assim seus investimentos terão um retorno muito maior.

Quer saber mais sobre como se tornar mais eficiente? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato