A pesquisa de mercado é um dos recursos mais utilizados quando o objetivo é conhecer não apenas um aspecto do mercado, mas todo o ecossistema ao qual sua empresa está inserida, prestando atenção a questões como: o comportamento do consumidor, a satisfação de clientes, colaboradores e fornecedores, a força da marca, de produtos ou serviços, além claro da concorrência, neste cenário, onde podemos incluir a pesquisa de mercado digital?

Com a mudança constante nos hábitos de consumo, oriundo principalmente da facilidade de acesso e aquisição que a internet proporciona, estar atento às principais tendências e oportunidades é fundamental para o sucesso de uma empresa e quanto mais ágil e preciso for esse processo para lograr dados e informações relevantes, melhores serão os resultados das suas campanhas.

Nesse artigo do Instituto QualiBest, um dos principais e mais importantes institutos de pesquisa do Brasil você vai entender o que é pesquisa de mercado digital, quais as diferenças em comparação aos métodos tradicionais, os principais tipos de estudos que podem ser utilizados de acordo com a necessidade e as vantagens dessa escolha. Então acompanhe a leitura até o fim para saber como utilizar esse recurso da melhor maneira possível!

O que é pesquisa de mercado digital?

É impossível dissociar a pesquisa de mercado digital do método tradicional, isso por que o caminho das duas se convergem em mais de 80% do tempo, tanto no que diz respeito a avaliação de um motivo, quanto na finalidade do estudo.

Contudo, com a pesquisa online, a metodologia de investigação e coleta de dados é feita exclusivamente através da internet e assim como na abordagem convencional, ela tem por objetivo utilizar as informações coletadas a fim de entender o comportamento do consumidor, descobrir quais as melhores estratégias que podem ser usadas para incentivá-los a comprar e também entender mais profundamente o nicho que sua marca, produto ou serviço está inserido.

Um bom exemplo do uso da pesquisa de mercado é para identificar as oportunidades existentes antes de lançar um novo produto. Um estudo detalhado pode fornecer detalhes sobre o perfil do público-alvo, como: quantidade de dinheiro que eles estariam dispostos a gastar, quais características do produto se destacariam, o que o cliente espera do produto, fatia disponível no mercado para sua companhia (market share), etc.

Em outras palavras, a pesquisa ajuda a criar um balanço que beneficia ambas as partes e as informações coletadas são usadas de maneira ordenada para que possa ser interpretada corretamente, criando insights que serão fundamentais para as tomadas de decisão da empresa.

Quais as diferenças entre pesquisa de mercado digital e presencial?

A pesquisa online é uma tendência que não dá qualquer sinal de perda de espaço, porém, mesmo com algumas vantagens indiscutíveis, dificilmente as pesquisas presenciais deixarão de ser feitas, pois muitos estudos ainda dependem desse tipo de abordagem, que ainda é capaz de captar interações e reações dos respondentes que a distância ainda não possibilita.

Como já falamos, a diferença entre os dois métodos não está na finalidade, que permanece a mesma e sim na forma, mas é inegável que o offline foi amplamente influenciado pelo online e a seguir vamos elencar algumas dessas diferenças. São elas:

  • Em pesquisas quantitativas

Online os questionários podem ser enviados via e-mail, SMS, Whatsapp ou mesmo por pop-ups de sites. Já o mesmo tipo de estudo offline tem a coleta feita em vias públicas, pontos de vendas, eventos ou por telefone;

Ambas oferecem vantagens, no primeiro método o baixo custo e maior velocidade de coleta são os destaques, enquanto presencialmente o cliente tem a garantia de conseguir insights de um público menos conectado, como idosos e pessoas da classe D e E, por exemplo;

  • A experiência do cliente

A experiência do cliente também pode ser determinante em uma pesquisa. O tipo de pergunta feita, o tempo levado para resposta, a quantidade de questões, tudo sugestiona e está relacionado com a interação entre empresa e cliente.

Nesse aspecto, algumas abordagens costumam ser mais efetivas do que outras, como um teste de conceito de produto ou uma pesquisa de cliente oculto, nas quais a presença física é um componente essencial para o resultado, pois se baseia quase que exclusivamente em impressões e experiência, mesmo que não sejam viáveis em todos os cenários e nem possuam a rapidez e precisão de um diário virtual ou comunidade online, que fornecem inputs não verbais, como imagens, fotos, músicas e vídeos, para causar impacto nos respondentes;

Tipos de pesquisa de mercado digital

Não há uma discussão a respeito da efetividade de uma pesquisa online, tanto que diversos institutos de pesquisas disponibilizam os resultados de seus estudos online na íntegra.

As informações disponíveis podem variar desde levantamentos geográficos, até estudos completos de mercado, com dados de consumo valiosos, como a pesquisa “Alimentação na Pandemia” realizada pelo Instituto QualiBest sobre as mudanças no cotidiano das pessoas em isolamento.

O fato é que as vantagens de uma pesquisa digital são muitas e isso se reflete nas diversas possibilidades de estudos, tais como:

  • Hábitos de consumo

As pesquisas de hábitos de consumo, geralmente são a primeira escolha de uma empresa para obter insights sobre o comportamento do seu público-alvo, respondendo questões básicas: como, quando, onde e por que o cliente decide ou não comprar o seu produto ou serviço.

Normalmente a metodologia inclui perguntas por meio de entrevistas diretas, feitas por etapas estruturadas a fim de identificar o que gera maior impacto na jornada de compra, tornando mais fácil o processo de venda;

  • Pesquisa sobre a concorrência

Uma vez que você saiba tudo o que há para saber sobre os hábitos de consumo do seu público-alvo é hora de conhecer a sua concorrência, assim você entende não apenas o que aqueles que vendem produtos e serviços iguais e semelhantes aos seus (concorrentes diretos e indiretos) estão fazendo e que pode servir como exemplo para as suas ações, mas também qual a fatia do mercado que pode lhe pertencer e o que ainda há para ser conquistado.

Esse tipo de pesquisa pode ser feita partindo da definição de seus concorrentes, identificando seus principais locais de venda, pontos fortes e fracos, além da análise das principais estratégias utilizadas por eles;

  • Satisfação do cliente

Em um e-commerce o uso de pesquisas de satisfação de clientes é extremamente comum, principalmente para conseguir insights sobre o que eles acham da experiência que tiveram, desde a qualidade e preço do produto, até a clareza das informações e facilidade de navegação e aquisição.

O método mais utilizado é o Net Promoter Score (NPS), que quantifica as respostas de maneira escalável, como por exemplo: avaliação de 0 a 10 ou nível de satisfação, pouco satisfeito ou muito satisfeito, entre outros.

Assim você vai saber o que é preciso melhorar, evidenciando suas qualidades e carências;

  • Imagem e território da marca

A marca é o que diferencia um produto ou serviço da sua empresa das demais e a pesquisa para entender a sua imagem e território pode ser extremamente benéfica para o seu negócio, pois avalia conjunturas que vão além da função do produto em si e engloba outros aspectos de valor que ele possui, como o conforto e a segurança de um carro novo, cuja função principal é o transporte.

Ou seja, a pesquisa permite conhecer em maior profundidade os demais atributos, valores associados e personalidade do seu produto ou serviço, explicando também o que motiva a escolha dos consumidores;

  • Pesquisa de novos produtos

Saber se o lançamento de um novo produto será ou não um sucesso é extremamente difícil, novamente, a detenção de informações que norteiem as decisões da campanha pode ser o fator determinante.

Uma pesquisa online desse tipo deve ser usada para testar com seus clientes em potencial as frases de impacto, quais interações geradas quanto as imagens e os títulos da campanha e para que você consiga os resultados desejados vale explorar os sentimentos que cada um dos artifícios provoca e claro, ao fim pergunte sobre o que pode ser melhorado antes do lançamento.

 

As possibilidades digitais são muitas, além das citadas ainda é possível realizar pesquisas elasticidade de preço, meios de pagamento, entre outras. Tudo de acordo com a necessidade de cada campanha.

 

Vantagens da pesquisa de mercado digital

Para fazer uma pesquisa de mercado digital é preciso primeiro definir qual será o problema a ser trabalhado, pois independentemente do tipo, toda pesquisa gira em torno do tema a ser investigado, como por exemplo: o que é mais importante para os seus clientes, desconto na compra em maior quantidade ou frete grátis?

Depois de definir o problema, ainda é preciso descobrir o público-alvo do estudo, elaborar o questionário e claro analisar os dados obtidos para criar os insights necessários.

Mas quais as vantagens que esse processo pode trazer? É o que você verá a seguir:

  • Maior alcance

Com a internet o alcance das pesquisas pode ser até mesmo mundial, sem exageros. O estudo liderado pela HubSpot “State of Inbound” é realizado em 132 países diferentes, com mais de 4500 pessoas.

Isso é possível pois as perguntas podem ser respondidas via celulares, computadores ou tablets, de maneira automatizada e com um grande número de pessoas;

 

  • Agilidade nas respostas

Um dos maiores diferenciais nas pesquisas de mercado digitais está na rapidez e agilidade na entrega de resultados.

O uso de aplicativos intuitivos que quantificam rapidamente as respostas permite que sejam realizados estudos automatizados com entrega em não mais que 5 dias úteis, como é o caso do QExpress, sem excluir nenhuma etapa da preparação dos questionários e incluindo também a análise de todos os dados, com segmentação demográfica, como gênero, idade, profissão, localização, classe social, entre outros;

 

  • Valores acessíveis

Uma pesquisa presencial requer uma comoção de recursos muitas vezes maior do que aquelas realizadas a distância, que são consideravelmente mais acessíveis. Uma ferramenta de pesquisa de mercado digital como as oferecidas pelo Instituto QualiBest oferece um resultado de qualidade com um valor extremamente competitivo. Entre em contato conosco para saber maiores detalhes;

 

  • Amostra diferenciada

Em uma pesquisa online os custos não aumentam conforme o tamanho da amostra, pois não envolve outros custos com entrevistadores, transporte e alimentação. Isso permite que o público-alvo entrevistado seja mais diversificado, permitindo que sua empresa tenha acesso a insights ainda mais relevantes para a sua tomada de decisão.

 

  • Resultados em tempo real

Devido ao alcance e flexibilidade na amostra é possível conseguir dados qualificados para qualquer tipo de campanha, com o uso de questionários visuais interativos, que deixam os respondentes mais à vontade e deixam a pesquisa menos formal e mais prazerosa.

O fato é que a pesquisa de mercado digital democratizou o acesso que as empresas podem obter a dados altamente qualificados, por um preço acessível e com uma rapidez que se encaixa em qualquer prazo.

O Instituto QualiBest é um Instituto de pesquisa com mais de 20 anos de experiência e possui as melhores plataformas para atender as suas exigências.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato