Uma das tendências já prevista pelos especialistas de mercado com o início da pandemia se consolidou: o consumo online dos brasileiros cresceu consideravelmente com o avançar da quarenta e com isso, 61% das pessoas aumentaram o seu volume de compras durante esse período.

Nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre quais são as preferências de consumo das pessoas e quais as chances desses novos hábitos se perpetuarem quando tudo estiver terminado e as perspectivas do mercado.

Aumento significativo no consumo online

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) o consumo online cresceu em 61% durante a pandemia sendo que em 46% das vezes esse aumento foi superior a 50%. O setor que mais se beneficiou com esse aumento foi o de compras de alimentos e bebidas, que cresceu 79%.

Outras esferas como a de comércio eletrônico também tiveram alta, entretanto, em consequência da alta demanda, seguindo a percepção de 69% dos consumidores, os prazos de entrega ficaram maiores, e devido a isso, 11% acabaram abandonando as compras pela internet.

Mas esse não foi o único problema percebido, de acordo com informações da pesquisa realizada pelo Instituto QualiBestComportamento do consumidor após o Coronavírus”, para 95% dos entrevistados os produtos do dia a dia ficaram mais caros.

Contudo, mesmo com esses reveses, em comparação com o mesmo período do ano passado o crescimento nas vendas por e-commerce foi de 81% (maio de 2020), com um faturamento superior a R$ 9,4 bilhões no mês de abril.

Com relação ao volume a percepção no aumento das compras é ainda maior:

  • O setor de alimentos e bebidas teve um aumento de 294,8% em comparação com abril de 2016;
  • Instrumentos musicais subiu 252,4%;
  • Brinquedos, 241,6%;
  • Eletrônicos, 169,5%;
  • Cama, mesa e banho, 165,9%.

Quais as perspectivas para o futuro?

De acordo com a previsão feita pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a Covid-19 deve representar um prejuízo de US$ 1 trilhão para a economia global em 2020, principalmente em empresas de turismo, eventos e comércio físico.

O fato é que a pandemia provocou mudanças em níveis estruturais não só no comportamento de compra online do consumidor, mas também no ecossistema natural de funcionamento de inúmeras empresas que precisaram se adaptar e ainda estão procurando o melhor caminho para fazê-lo.

Isso se reflete nos dados da Olist, plataforma especializada em ajudar pequenas marcas e empresas a entrarem no mundo das vendas por marketplace que passou a atender 4 vezes mais empresas exclusivamente offi-line.

Assim sendo, do mercado parece estar se enveredando cada vez mais ao ambiente de compras virtual e o auxílio de grandes marketplaces tem se provado de grande ajuda para a transição de algumas companhias.

E para você como tem sido o impacto do Coronavírus nos seus hábitos?

Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato