A pandemia mudou diversos aspectos da sociedade como um todo e o trabalho em regime de home office se tornou quase que unanimidade como forma de amenizar os índices de contágio e para contribuir para que a curva de infecção e o número de mortes diminua.

Nesse cenário de trabalho no qual muitas empresas e principalmente os colaboradores não estão habituados, estabelecer uma rotina saudável e manter o bom nível de produtividade longe da supervisão de terceiros pode ser complicado. Por isso, a equipe do Instituto QualiBest preparou algumas dicas para te ajudar a se manter produtivo durante a pandemia. Venha acompanhar!

4 dicas para se manter produtivo durante a pandemia

A adoção do trabalho remoto é uma solução comum em diversos segmentos, pois muitos empresários e especialistas consideram a flexibilização como um benefício mútuo, para a empresa e colaborador, pois diminuindo custos de um e o estresse do outro.

Porém, muitas pessoas passam a ter mais dificuldades em manter a produtividade durante a pandemia, pois não estão acostumados a gerenciar de forma eficiente o seu tempo longe do escritório e acabam cometendo alguns “pecados” que podem prejudicar seus resultados.

Por esse motivo, separamos 4 dicas para te ajudar manter uma produtividade ainda mais alta que no período pré-quarentena. São elas:

  1. Administre seus hábitos

Trabalhar de casa pode ser sinônimo de flexibilidade, não só com o gerenciamento de tempo, mas também com alguns hábitos, como o código de vestimenta, por exemplo. Obviamente você não precisa usar terno e gravata dentro de casa, mas evite o uso de pijamas, produtividade e roupas de dormir não andam juntos.

Além disso, procure deixar o ambiente de trabalho separado do de lazer. Ter distrações como televisão ligada e pessoas conversando ao redor torna a concentração muito mais difícil é preciso se afastar dessas coisas para manter o foco;

 

  1. Gerencie o uso de ferramentas

A distância faz com que a comunicação com os colegas e a gestão do trabalho seja um pouco mais complicada, por isso, procure por uma ferramenta que te ajude na organização, assim não só a comunicação fica menos dispersa, como você não precisa aprender a utilizar uma infinidade de novos softwares;

 

  1. Foco no resultado

O resultado final é sempre o mais importante, por isso organizar-se de modo que todo o seu trabalho seja feito priorizando a conclusão é uma ótima estratégia de produtividade. Estabeleça metas, objetivos e prazos para cada tarefa e monitore o progresso em cada etapa.

Assim fica mais fácil para que todos possam acompanhar o seu trabalho;

 

  1. Defina prioridades

A falta de organização pode fazer com que tudo pareça urgente, mas não é verdade, saber avaliar a importância das tarefas é crucial para que não haja interrupções desnecessárias de projetos que estejam em andamento e isso faz com que tudo flua de maneira mais simples.

De modo geral, a pandemia tornou quase que obrigatório algo que antes era optativo para a maioria das empresas. Mas mesmo aquelas que não estavam preparadas para esse regime de trabalho podem se beneficiar com o desempenho melhorado de seus funcionários.

Um estudo realizado pela plataforma de emprego américa Airtasker destacou que a produtividade dos trabalhadores remotos é consideravelmente melhor do que aqueles que estão alocados na empresa. Em média o trabalhador remoto dedica-se 10 minutos a mais para suas atividades que o outro grupo e gastam aproximadamente 27 minutos com distrações, enquanto os demais ficam 37 a mais em redes sociais, apps de mensagens entre outros.

E você como está trabalhando na pandemia? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, sobre como o coronavírus tem mudado a rotina dos brasileiros, acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas.