Já não é novidade que pandemia do coronavírus e o isolamento social alteraram fortemente os hábitos de consumo da população. Mesmo antes da pandemia o setor de e-commerces apresentava um crescimento acelerado em alguns setores como fast-food e moda e com o fechamento parcial de lojas e a redução no número de pessoas nas ruas, esse cenário ganhou ainda mais força, fazendo com que os demais setores da economia concentrassem seus esforços nessa modalidade de comércio.

O que antes era realizado em lojas físicas, hoje é feito através dos e-commerces, no qual clientes de todo o país recebem os produtos em sua casa com muita agilidade e preços muitas vezes mais acessível.

Nesse artigo do Instituto QualiBest, iremos trazer a luz os fatos e números mais relevantes sobre as mudanças no comportamento do consumidor com relação as compras pela internet.

O crescimento do e-commerce e os novos hábitos de consumo do público

Ao viver as facilidades e conforto que as compras online proporcionam, o consumidor mudou completamente os seus hábitos de consumo e expandiu suas possibilidades de compras. Entre os meses de abril a julho, o comportamento do consumidor brasileiro pendia para necessidades básicas como compra de alimentos, remédios e itens de limpeza da casa, a fim de combater a contaminação do vírus.

A partir de julho, muitas pessoas começaram a realizar a compra de outros bens que antes eram consumidos ou usados fora de casa. Segundo dados da E-commerce Brasil levantou quais foram os itens mais comprados até o presente momento em relação ao mesmo período de 2019:

  • Aumento de 294,8% na compra de alimentos e bebidas;
  • Instrumentos músicas +252,4%;
  • Brinquedos +1669,5%;
  • Eletrônicos +169,5%;
  • Cama, mesa e banho + 165,9%.

Enquanto existem consumidores que estão racionalizando o dinheiro para gastar na melhor oportunidade contando com promoções e preços mais baixos, existem outros aproveitando o surgimento de novos e-commercers e as vantagens oferecidas para renovar o conforto de sua casa e qualidade de vida. Ambos os comportamentos de consumo viabilizam o faturamento da categoria que a cada dia oferecem não só produtos, mas estão evoluindo em vantagens para atender todas as necessidades do consumidor e garantir melhores experiências de compra.

Especialistas da área do marketing que estudam os hábitos e comportamento do consumidor brasileiro já encaram que essa mudança não é apenas temporária em relação à pandemia. O consumidor brasileiro deseja a permanência e melhoria na experiência de compra online para facilitar a sua vida.

Essas são algumas das vantagens e pontos fortes que ajudam na decisão de compra do novo comportamento do consumidor:

  • Entrega no mesmo dia ou com máximo de agilidade;
  • Frete grátis ou desconto de acordo com o valor de compra;
  • Promoções fora de datas sazonais como Dia das Mães, Black Friday e Natal;
  • Oferta de combos de produtos e serviços;
  • Facilidade no pagamento, principalmente oferecendo a modalidade de parcelamento em mais prestações, desconto no boleto, transferência bancária e recebimento de vale-refeição e alimentação.

Se você investiu no e-commerce para vender produtos ou serviços e deseja aproveitar o novo comportamento do consumidor e seus hábitos e consumo, entre em contato com o Instituto QualiBest,.