Para entender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor é preciso se aprofundar nas informações relativas ao perfil ideal de cliente, explorando além de características demográficas comuns e buscando compreender exatamente como ele pensa.

Em outras palavras, é assimilar como essas pessoas, grupos ou empresas procuram e consomem produtos e serviços e o que eles levam em consideração no momento de escolher uma marca, preocupando-se em identificar quais as melhores oportunidades para aumentar as vendas.

Então prepare seu bloco de notas e acompanhe esse artigo do Instituto QualiBest para conhecer os 5 fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

5 principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor

O estudo do comportamento do consumidor se utiliza de estratégias que ajudam no processo de decisão de compra, que tem início quando os clientes, grupos ou organizações demonstram o desejo ou necessidade. Desse momento em diante o indivíduo passa por uma série de etapas até completar a aquisição.

Alguns dos principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor nessa jornada são:

 

  1. Fatores demográficos

Os fatores demográficos normalmente são os primeiros a serem estudados antes de definir o perfil do público-alvo de uma campanha, pois inclui dados e informações importantes, como: classe social, faixa etária, gênero e estado civil;

  1. Cultura

Um conjunto de fatores que diz respeito ao o que aquele grupo ou persona vivencia e que ajuda a moldar sua forma de pensar e agir. Pode ser determinada pela geografia, as situações vividas, o perfil das pessoas com quem convivem, podendo levar em consideração a cultura local, de determinada cidade ou bairro;

  1. Consumidores offline e online

As mídias utilizadas para pesquisa e consumo também possuem um importante papel. Consumidores offline leem jornais e revistas clássicas, assistem TV e têm dificuldades com novas tecnologias e por isso preferem atendimento presencial ou por telefone.

Já o perfil de consumidores online, mesmo que assistam TV ou leiam jornais esporadicamente preferem os canais online e costuma fazer toda a pesquisa de compra de forma online;

  1. Experiências anteriores

Poucos fatores que influenciam o comportamento do consumidor têm tanta valia quanto as experiências anteriores, seja com a sua marca ou com concorrentes.

Descobrir como foi essa(s) experiência(s), no que diz respeito a: qualidade de atendimento, dificuldade para encontrar informações e nível de satisfação com o produto ou serviço são grandes decisores para saber se o cliente tende a consumir novamente ou não.;

  1. Desejos, medos e necessidades

Entender as razões que levam o consumidor a escolher o seu produto ou serviço e quais são as motivações para isso é o impulso inicial que move o cliente. O que é mais importante para ele, o que divide suas opiniões e o que colabora e reforça são essenciais nesse processo de geração de insights;

Com o passar do tempo, o comportamento do consumidor tende a se tornar ainda mais complexo, por isso, entender suas motivações tem um valor quase que imensurável na tomada de decisões da sua empresa.

No blog do Instituto QualiBest você pode aprender a como transformar os insights do consumidor em estratégia para o negócio e ainda pode acessar nossos estudos completos sobre o tema clicando aqui.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato