A pesquisa sobre shows, eventos e festas tradicionais, mais recente do Instituto QualiBest revelou insights valiosos sobre como eles se conectam com os brasileiros, desde a frequência até quais marcas os internautas mais lembram quando se fala em patrocínio. O estudo, realizado entre 19 de fevereiro e 18 de março de 2024, entrevistou 3120 internautas brasileiros de 16 anos ou mais, utilizando um questionário online.
Aqui, destacamos os principais resultados e tendências que podem ajudar marcas e organizadores a entender melhor o comportamento do consumidor brasileiro.
A amostra da pesquisa reflete a diversidade da população online brasileira, incluindo tanto mulheres quanto homens a partir de 16 anos, provenientes de todas as classes sociais (A, B, C, D/E) e de todas as regiões do país.
Quais são os hábitos de lazer dos brasileiros?
Ouvir música é o hábito de lazer mais popular entre os brasileiros, com 70% dos entrevistados praticando essa atividade. Em seguida, 69% gostam de assistir filmes. Outros hábitos populares incluem:
- Assistir séries na TV ou no celular (64%),
- Visitar familiares (57%)
- Frequentar parques, praças e praias (52%)
- Restaurantes e bares (51%)
- Encontrar amigos (50%)
- Cinema (42%)
- Ler livros (39%)
- Ir a shows (34%)
- Jogar videogame (33%)
- Eventos esportivos (23%)
Em média, os brasileiros possuem seis hábitos de lazer, sendo as atividades dentro de casa as mais comuns, como ouvir música e assistir filmes e séries. Embora shows, eventos esportivos, teatro e visitas a museus também façam parte das atividades de lazer, eles são menos frequentes.
Novos Hábitos Desejados: Teatro e Cultura
Muitos brasileiros expressam o desejo de adotar novos hábitos culturais. Teatro, exposições de arte e ler livros estão entre as atividades que mais despertam interesse. Essa tendência destaca uma crescente valorização das experiências culturais e educativas.
Frequência em Eventos: Tradição e Cultura Regional
A pesquisa sobre eventos mostrou que shows de músicas nacionais (35%), festas de São João (34%) e Carnaval (27%) são os eventos mais frequentados pelos brasileiros. O Nordeste, em particular, se destaca pela forte participação em suas festas regionais, como o São João. Esses eventos não só promovem a cultura local, mas também atraem atenção nacional.
Os streamings e a televisão têm um papel significativo no consumo de eventos. Shows de músicas nacionais e eventos esportivos, como futebol e vôlei, são os mais assistidos, seguidos por shows internacionais e o Carnaval. Isso reforça a importância de transmissões ao vivo e conteúdo on-demand para alcançar um público mais amplo.
Percepção de Marcas Patrocinadoras: Coca-Cola em Destaque
A pesquisa revela que 65% dos internautas notam as marcas que patrocinam eventos. Coca-Cola é a marca mais lembrada por 70% dos participantes, seguida por Heineken (61%), Brahma (61%), Vivo (59%) e Itaú (58%). Espaços interativos e camarotes são as ações de marketing que mais chamam a atenção do público.
Os esportes brasileiros são considerados os eventos mais valiosos para o patrocínio de marcas, já que 53% dos entrevistados acreditam que esse é o evento mais importante quando se fala em patrocínio.
Mas há muito mais do que esportes para as marcas explorarem.
Além dos esportes, festas religiosas e shows também são altamente valorizados. As marcas que investem em patrocínios nesses eventos conseguem se conectar melhor com o público e reforçar sua presença no mercado.
Patrocinar uma festa folclórica mostra que a marca valoriza a cultura brasileira e patrocinar festivais de música mostra a aproximação do público jovem são os atributos que os entrevistados mais concordaram. Isso mostra que o perfil da festa fica diretamente atribuído a marca.
Marcas que investem em patrocínios conseguem associar-se positivamente à cultura brasileira e ao público. Para maximizar o impacto, é essencial investir em estratégias de marketing interativas e digitais.
Se você é um profissional de marketing, esses insights são essenciais para entender e se conectar melhor com o público brasileiro. Para mais detalhes, acesse o relatório completo no site do Instituto QualiBest.
Confira a matéria veiculada no Mundo do Marketing, clicando aqui!