A principal tendência em pesquisa de mercado é usar a internet para os estudos. Além disso, cruzar informações de fontes diferentes também pode trazer novos insights. Ainda assim, a soma de pesquisa qualitativa com quantitativa pode trazer resultados satisfatórios, de acordo com o objetivo da empresa. 

Em outros casos, pode ser que não seja o suficiente. Daí a necessidade de ficar de olho também em métricas de redes sociais e outros dados a que tenha acesso. Nesse contexto, uma novidade do Instituto Qualibest em pesquisa é o QInfluencer, um estudo focado em escolher o influenciador digital certo para a campanha da sua marca, por exemplo. 

Duas tendências que já são constantemente aplicadas se referem a um maior número de informações extraídas de cada estudo, além da maior proximidade entre consumidor e entrevistador. Há também questionários desenvolvidos especificamente para a pesquisa online, focando em resolver os problemas trazidos pela empresa de maneira assertiva. 

A mudança do mercado e o impacto nas pesquisas

Com um consumidor omnichannel, pós-pandemia e com demandas cada vez mais complexas, é preciso ter ferramentas de estudo que tragam soluções menos abrangentes e insights mais pontuais. Não basta tirar a conclusão de um projeto específico, é preciso inseri-lo nos diferentes contextos onde pode estar para trazer respostas que sirvam de guia ao negócio. 

Para isso, surge uma nova tendência em pesquisa de mercado: as parcerias entre empresas de nichos diferentes ou até com foco em comum. Quanto mais informações trouxermos à tona, melhor para todo mundo. O Instituto QualiBest, por exemplo, uniu-se à TopBrands para trazer à luz conteúdo estruturado sobre construção de marca. O resultado foi o evento Brand Move, que você confere clicando aqui

O que mais é tendência?

A empresa de pesquisa que está próxima de seu entrevistado também só tem a ganhar. O estudo #MãesSemFiltro é um exemplo da importância de ter uma conversa mais humana dentro de um estudo qualitativo para conseguir chegar aos resultados desejados. Se as empresas precisam colocar o cliente em primeiro lugar, não seria diferente com a equipe que busca decifrar esse consumidor para revelar soluções à marca. 

Por fim, mas não menos importante, uma tendência das pesquisas de mercado é a economia. Neste momento de crise, o melhor custo-benefício sempre vai brilhar aos olhos. Por isso, estudos como o Agile são soluções rápidas, baratas e assertivas. 

Quer aprender mais sobre a pesquisa no ambiente digital? Clique aqui.