A utilização de gráficos em apresentações se tornou ainda mais importante em meio ao excesso de informações que somos expostos diariamente. Alguns tipos de gráficos gráficos ajudam a resumir e ilustrar os dados, bem como ajudam a melhorar a compreensão do público, destacando tendências, apoiando argumentos e, engajando a audiência.

A escolha do gráfico certo para ilustrar determinada informação é ponto chave de uma apresentação, uma vez que ao selecionar um gráfico que não se adequa a um determinado resultado, o risco da mensagem chegar destorcida para quem acompanha a apresentação é bem alto.

Para escolher o melhor gráfico, é importante saber se você precisa mostrar uma distribuição, comparação, composição ou relação entre os dados. É relevante se considerar também quais outras informações podem enriquecer o seu tipo de gráfico e a leitura dos dados.

Quais são os tipos de gráfico e para que servem?

Existem diversos tipos de gráficos, cada um adequado para diferentes situações, tipos de dados e qual informação você pretende destacar.

Gráfico de linhas

O gráfico de linhas é usado para mostrar a mudança de uma variável ao longo do tempo. É muito utilizado, por exemplo, em pesquisas de intenção de voto em jornais e televisão. Para evitar distorções, nesse tipo de gráfico é necessário manter o intervalo nos eixos X e Y.

Gráfico de barras

Este tipo de gráfico é usado para comparar a magnitude de diferentes variáveis. É composto por barras verticais ou horizontais que representam as quantidades a serem comparadas.

Os gráficos de barras são os mais populares, uma vez que eles servem tanto para respostas únicas, nas quais o resultado é 100%, quanto para respostas múltiplas, onde o resultado poder ser superior a 100%.

Dentro desse tipo de gráfico, existem os gráficos de barras empilhadas, usado para representar comparações em categorias ou subcategorias.Fonte: Instituto QualiBest sobre o Estudo da Mulher Mais Admirada do Brasil em 2023

Gráficos de setores

Este tipo de gráfico é usado para mostrar a proporção de diferentes partes de um todo. É composto por uma pizza ou rosca dividida em fatias que representam as partes a serem comparadas.

Esse tipo de gráfico deve ser utilizado apenas quando a soma dos dados for 100%, ou seja, só é válido para perguntas de respostas únicas.

Gráfico de radar

O gráfico de radar é usado para mostrar a comparação de múltiplas variáveis em termos de suas características, de forma bidimensional. É composto por linhas conectadas que partem do mesmo ponto central e se estendem até diferentes ângulos. Este tipo de gráfico usa espaço, cor e imagens para organizar conceitos de maneira lógica.

Gráficos de caixa

Utilizado para mostrar a distribuição de uma variável, o gráfico de caixa exibe o resumo de cinco números em um conjunto de dados. Esse resumo é composto pelo mínimo, primeiro quartil, mediana, terceiro quartil, e máximo. É composto por um retângulo com uma linha vertical no meio e barras verticais que se estendem para cima e para baixo.

Não se esqueça que para ter uma apresentação e análises completas de uma pesquisa, conte com o Time do Instituto QualiBest! Clique aqui para falar com o nosso time ou faça um orçamento de uma pesquisa com nossa Calculadora!