Pelo quarto ano seguido, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, figura como a mulher mais admirada do Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto QualiBest.

Recém-empossada para ocupar uma das cadeiras de imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), ela está no topo da lista desde que o instituto começou a perguntar às pessoas sobre qual mulher pública elas mais admiram, em 2019. Dessa vez, Fernanda Montenegro foi citada por 11% dos entrevistados. Em 2021, a atriz havia recebido 9% dos votos.

O presidente da ABL, Marco Lucchesi, resumiu bem essa continuidade de Fernanda Montenegro como mulher mais admirada do Brasil quando do anúncio da chegada dela à academia, em novembro. “Ela é um dos grandes ícones da cultura brasileira”, disse na ocasião.

Os dados fazem parte da pesquisa “As mulheres mais admiradas do Brasil”, do QualiBest. Entre os dias 18 e 27 de fevereiro de 2022, 1.115 pessoas de todas as faixas etárias, classes socioeconômicas e regiões do país foram entrevistadas por meio de um questionário quantitativo online. Elas fazem parte de uma base de 250 mil painelistas cadastradas no painel de respondentes do instituto para participarem de estudos sobre diferentes temas.

As respostas foram de caráter espontâneo. Isto é, os entrevistados ficaram livres para citar as mulheres que quisessem na pesquisa.

Entretenimento e política

Assim como havia acontecido no ano passado, a lista de 2022 se divide entre mulheres que se destacam no entretenimento, seja nas artes ou na música, e aquelas que pautam diferentes discursos políticos.

Em meio à virada internacional de sua carreira – com uma recentíssima aparição em um dos programas de maior audiência da TV dos Estados, o “The Tonight Show”, do apresentador Jimmy Fallon – a cantora carioca Anitta segue no topo: é admirada por quase 3% dos brasileiros, praticamente dividindo a terceira colocação com a atriz Taís Araújo (2,7%), que segue sendo uma das queridinhas do mercado publicitário.

Ana Maria Braga, que ficou com a vice colocação em 2021, foi citada por 2,6% dos entrevistados, e permanece incólume na lista. Não é para menos: a apresentadora compartilha há décadas as manhãs com uma grande parte do público por meio do seu “Mais Você”, da TV Globo.

Entre os nomes políticos a ex-presidente Dilma Rousseff e a atual primeira dama do país, Michelle Bolsonaro, tiveram a mesma quantidade de citações: 2,5%.

Outra presença constante da pesquisa é a farmacêutica Maria da Penha (2,2%), cuja história de violência doméstica terminou batizando a lei que condena esse tipo de prática, transformando-a em um símbolo político.

“De um lado, as pessoas estão envolvidas com mulheres que circulam na política. É comum em meio ao contexto do Brasil hoje. Mas elas dividem esse palco com grandes nomes do entretenimento – o que revela a força da cultura popular na percepção dos brasileiros”, afirma Daniela Malouf, diretora geral do Instituto QualiBest.

Essa tendência se manifesta em toda a lista, que termina com a cantora baiana Ivete Sangalo, a jogadora de futebol Marta e a empresária Luiza Trajano.

As Mulheres Mais Admiradas do Brasil

Gostaria de ver como foram as Listas de Mulheres Mais Admiradas nos outros anos?
Acesse:
– Lista de 2021

– Lista de 2020

– Lista de 2019

Sobre o QualiBest
O QualiBest foi fundado no ano 2000 e pioneiro em pesquisa de mercado online no Brasil, compartilha com o mercado seus estudos proprietários com regularidade, de forma imparcial, isenta e apartidária, promovendo para a sociedade maior conhecimento sobre opiniões e hábitos dos brasileiros, com total transparência e fiel aos dados coletados.