Em termos gerais, existem dois tipos de pesquisa de mercado: quantitativa e qualitativaA decisão de qual forma é a ideal depende do tipo de problema de pesquisa e de informações você precisa obter. 

A pesquisa quantitativa fornece resultados numéricos sobre o seu problema de pesquisa. Assim, por exemplo, se você deseja descobrir a proporção de pessoas que estão satisfeitas com o seu produto ou serviço, ela é a melhor opção. Existem muitos tipos de estudos quantitativos, embora todos baseados em questionários estruturados formados principalmente por perguntas com alternativas pré-definidas (perguntas fechadas).  

A qualitativa é realizada com amostras menores de pessoas, utilizando técnicas de abordagem norteadas por um roteiro estruturado aberto, onde os questionamentos são conduzidos de forma mais exploratória. Não apresenta números, mas permite entender profundamente como os consumidores se sentem diante de um produto ou serviço e por quê. 

A pesquisa qualitativa pode ser feita por uma abordagem pessoal, telefônica ou por meio de ferramentas digitais, como os grupos, entrevistas e comunidades online desenvolvidos pelo Instituto QualiBest. A forma mais conhecida de pesquisa qualitativasão grupos focais ou discussões em grupo com seis a oito pessoas expondo opiniões sobre produtos, marcas e serviços. 

O que devo considerar antes de realizar um determinado tipo de pesquisa? 

Antes de iniciar um projeto, é importante escrever uma contextualização e uma exposição do seu problema de pesquisa. Ele deve ter: 

  • Antecedentes do produto ou marcauma contextualização de sua marca ou produto que ajude a criar um cenário em que o seu problema de pesquisa está inserido; quando você se estabeleceu, a rotatividade e a localização atual, o que você deseja que a pesquisa entregue e teorias ou ideias específicas que você desenvolveu sobre sua marca e deseja testar; 
  • Objetivos ou o que você desejar que as informações lhe digam; 
  • Uma descrição do seu público-alvo, isto é, quem são as pessoas coma as quais precisamos falar. A amostra é uma parte importante do processo para os dois tipos de pesquisa. Por exemplo, se você estiver fabricando uma nova marca de cereal matinal, é importante que ela seja de consumidores regulares de cereal matinal, com a idade e a demografia (região e classe social) que seu produto deve atingir. Parece óbvio, mas não adianta entrevistar residentes em um estado onde você não irá disponibilizar seu produto; 
  • O tipo de informação que você precisa – se qualitativa ou quantitativa; 
  • Amostras de produtos ou embalagens que podem ser apresentadas aos entrevistados no decorrer da pesquisa; 
  • Orçamento: quanto de dinheiro há disponível para gastar no projeto; 
  • Duração: quando, realisticamente, você gostaria de receber um feedback. É comum que as empresas não planejem pesquisas com antecedência. 

Agora, alguns tipos diferentes de pesquisas de mercado: 

Pesquisa de marca 

Ela ajuda a criar e gerenciar a marca ou identidade de uma empresa, isto é, imagens, narrativas e características que as pessoas associam a ela. Esse tipo de pesquisa pode ser usado em todas as etapas do ciclo de vida de uma organização, desde sua criação até o lançamento de novos produtos, passando pelo rebranding. 

Análise competitiva 

Permite avaliar pontos fortes e fracos da concorrência, fornecendo insights para gerar uma vantagem competitiva. Essa análise integra qualquer plano de negócios: Se você está entrando em um novo mercado ou fazendo uma verificação da sustentabilidade, esse é um projeto fundamental. 

Insights do consumidor 

Revela por que os clientes se comportam de certas maneiras, ajudando a empresa a aproveitar esse conhecimento para atender suas metas de negócios. Conhecer profundamente seus públicos é essencial para criar um plano estratégico de marketing. 

Esse tipo de pesquisa pode antecipar as necessidades do consumidor, estimular a inovação, personalizar seu marketing e resolver desafios de negócios. 

Pesquisa de satisfação do cliente 

Mede as experiências dos clientes com produtos ou serviços, analisando especificamente como eles atendem, excedem ou deixam de suprir expectativas. A satisfação é um forte indicador da retenção de clientes e do desempenho geral dos negócios. 

A pesquisa bem-sucedida de satisfação do cliente deve ajudá-lo a entender o que os consumidores gostam e o que sentem o que precisa melhorar.  

Desenvolvimento de produto 

Por fim, esse tipo de estudo envolve o conhecimento do cliente para informar todo o processo de criação ou aprimoramento de um produto, serviço ou aplicativo e trazê-lo ao mercado. Inovação é um trabalho árduo. A realização dessas pesquisas de mercado ajuda a minimizar o risco de um novo produto. 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato