Quando bem estruturada, uma pesquisa de mercado para produtos permite que você entenda o que os seus clientes realmente querem, oferecendo a possibilidade de personalizar a oferta para atender à demanda e proporcionando uma vantagem competitiva real. 

A pesquisa inicial de produtos é um momento crucial de avaliar novas ideias. Testar um conceito pode ajudá-lo a descartar planos pouco promissores, permitindo que você concentre seu tempo e dinheiro naqueles com as melhores chances de alcançar sucesso comercial. 

Esse tipo de pesquisa é vital, pois ideias aprovadas pele consumido pode ajudá-lo a identificar questões-chave e evitar erros – assim como prejuízos financeiros e para a marca. 

Também vale a pena criar um “Produto Mínimo Viável” (MVP, na sigla em inglês), uma versão simples que pode ser usada para obter  feedbacks  rápidos dos clientes. 

À medida que o processo de desenvolvimento de novos produtos continua, a pesquisa de mercado ajuda a identificar ajustes e chama a atenção para os fatores mais importantes para os clientes – mostrando em que você deve focar. 

A pesquisa ainda pode descobrir quanto os clientes estão dispostos a pagar por novidades ou como eles avaliam um design ou embalagem recém-criadas. 

No setor de varejo, por fim, as descobertas apresentam as melhores maneiras de exibir e promover um produto nas lojas físicas para maximizar as vendas, ou então de oferta-los no e-commerce. 

Desenvolvimento de produtos 

O teste de conceito para novos produtos pode ser muito desafiador. É preciso abordar o consumidor com estratégias que de fato gerem dados confiáveis ao que se está testando.  

É sabido que os consumidores podem reagir bem às novidades, mas, na ocasião de compra a realidade pode ser diferente: gostam de uma nova ideia, mas, na prática, relutam em mudar o consumo de uma marca que já são acostumados. 

Para superar as armadilhas de um teste de conceito, os especialistas do Instituto QualiBest, por exemplo, elaboram estudos sobre o que os clientes pensam dos produtos existentes  verificando opiniões. Isso realça problemas comuns que um novo produto pode resolver. A experiência em diferentes técnicas de pesquisa ajuda, em cada situação, decidir pela melhor forma de abordagem. 

A pesquisa para produtos usando amostras ou protótipos reais também é uma alternativa interessante. É o caso do clássico “teste de sabor”, que serve para avaliar como os clientes comparam o desempenho de diferentes produtos ou protótipos de um mesmo produto. 

Algumas empresas envolvem consumidores em testes de produtos em estágio inicial para ver como eles respondem. Os resultados reais, após o lançamento, dependem de fatores como a forma como a mercadoria é comercializada e como seus concorrentes respondem à chegada de mais um rival de mercado. 

Teste de marketing 

O teste de marketing, quando o produto já está à venda, pode produzir resultados diferentes, mas tem dois defeitos: é caro e só pode ser usado após um investimento substancial no desenvolvimento do produto. 

É por isso que ele pode ser muito mais indicado para testar produtos em novos mercados, para avaliar vendas prováveis ​​ou para identificar quais modificações são necessárias. 

Satisfação do cliente 

Depois do lançado, um produto pode ser avaliado em termo da satisfação que ele oferece ao seu público. Além de mapear concorrentes, a pesquisa serve, nesse estágio, para refinar o marketing e entregar insights de aprimoramentos possíveis. 

Tanto o teste de marketing quanto a liberação completa do produto podem ser úteis, desde que acompanhados de pesquisas de acompanhamento desse indicador de satisfação. É nessa hora, por exemplo, se pergunta aos consumidores o que eles gostaram e o que não gostaram no produto. E é nessa hora que o consumidor pode indicar ajustes de posicionamento e comunicação que ajudam a diferenciar o produto da concorrência. 

A pesquisa que rastreia o comportamento real do consumidor (por exemplo, se os clientes fazem compras repetidas) e ainda fornece evidências concretas dos níveis de satisfação do cliente. O acompanhamento permanente do comportamento e satisfação do consumidor fornece evidências concretas dos efeitos de ações de marketing. 

Pesquisa em etapas 

Quais são as etapas de pesquisa de mercado antes de lançar um novo produto? Poderíamos resumir em sete: 

  • Conheça o seu mercado – e seus concorrentes; 
  • Foque no seu cliente;
  • Crie seu Produto Mínimo Viável (MVP); 
  • Determine sua estratégia de marketing; 
  • Teste seu produto 
  • Lance sua campanha de marketing; 
  • Monitore o ciclo de vida do seu produto. 

O Instituto QualiBest ajuda a avaliar novos conceitos, embalagens e preço para entregar o melhor produto aos clientes da sua empresa, assim como descobrir os fatores de escolha, valores e opinião do consumidor.