Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, uma das principais mudanças na vida das pessoas foram os hábitos de higiene e de limpeza. Álcool em gel, lavagem constante das mãos, um novo jeito de espirrar, máscaras no rosto… Todas essas práticas, até então pouco usuais, foram para a ordem do dia.

Após as primeiras semanas de quarentena, no entanto, as novas medidas de higiene permanecem uma constante no cotidiano dos brasileiros: a principal delas é a limpeza contínua da casa.

“Eu limpo a casa duas vezes ao dia e faço uma limpeza pesada três vezes por semana”, disse uma das entrevistadas de uma pesquisa qualitativa feita pelo QualiBest a partir do MergulhoExpress, em que as pessoas mandam vídeos curtos gravados por elas mesmas com respostas a perguntas sugeridas pelo instituto.

“Agora eu estou passando cloro e água sanitária do que antes, quando eu só fazia isso de final de semana”, afirmou outra.

O estudo coletou depoimentos de mulheres – que estão em quarentena há pelo menos 15 dias – entre 8 e 10 de abril. Elas estão em diferentes partes do país e são de diferentes classes econômicas. Um vídeo com um breve resumo dos insights das respostas está disponível abaixo:

 

O estudo qualitativo também perguntou às mulheres sobre os gastos durante a quarentena, ouviu essas brasileiras sobre as mudanças em suas rotinas  e sobre suas angústias durante a quarentena.