Os líderes de negócios de hoje reconhecem que a única maneira de antecipar, atender e exceder as expectativas dos clientes é engajá-los ativamente em uma “conversa” para descobrir quais são suas necessidades. Reunindo proativamente insights dos clientes, as marcas conseguem superar muitos desafios que dificultam o caminho para o sucesso e para conquistar a lealdade do cliente.

A lealdade do cliente mostra por que determinados consumidores permanecem leais a uma marca por um longo período, exibindo uma preferência devido ao valor da experiência e ao produto considerado de maior qualidade do que a concorrência.

Essa lealdade geralmente é baseada em um vínculo emocional que se desenvolveu ao longo dos anos.

Afinal,  conexão emocional é obtida através da qualidade consistente do produto, da ótima experiência do cliente e dos valores da marca.

Em um cenário digital onde as pessoas podem comparar preços em qualquer lugar e a qualquer momento, esses fatores se tornam cada vez mais importantes como diferenciadores.

Obtenha uma visão mais abrangente do cliente

Empresas inovadoras estão adotando a abordagem “saiba mais sobre seus clientes”.

Essas empresas percebem que um entendimento mais abrangente do ciclo de vida de um cliente é uma vantagem competitiva, relacionado a estudos de segmentação que entregam uma perspectiva sobre as diferenças e semelhanças entre nichos específicos.

Portanto, as pesquisas que permitem segmentar também podem revelar por que certas pessoas usam seus produtos e serviços com mais frequência e como você pode atender melhor a esses clientes.

Outras empresas fazem análises de 360 ​​graus, descobrindo o que as pessoas fazem quando não estão interagindo diretamente com uma marca.

Compreender os hábitos, preferências e atitudes de seus clientes fora do contexto do relacionamento deles com a sua marca pode identificar necessidades não atendidas e fornecer insights valiosos.

Por fim, esses insights dos clientes, identificados a partir de inovadoras ferramentas de pesquisa desenvolvidas para atender a demandas diversas, ajuda as marcas a conquistar e oferecer:

Mais engajamento

Manter um engajamento contínuo e relevante que as ajude a identificar o que cada cliente precisa a qualquer momento, entregando um nível de serviço personalizado que revele a chave para proporcionar uma experiência única.

Relacionamentos duradouros

Criar um relacionamento único e personalizado com cada cliente, uma das principais fontes de vantagem competitiva sustentável.

De fato, o atendimento personalizado é tão importante que muitos clientes estão dispostos a compartilhar mais informações pessoais e até pagam a mais por uma experiência que forneça maior relevância e valor.

Oferta personalizada

Oferecer produtos e serviços que os clientes realmente desejam, um desafio muito mais fácil quando você já sabe quais são as necessidades individuais de seus clientes, o que eles já compraram ou solicitaram e se ficaram satisfeitos com as soluções que você forneceu.

Produtos confiáveis

O primeiro passo na escolha de ser cliente de uma marca se resume a ter um produto confiável e de boa qualidade.

A qualidade da sua oferta pode ser melhorada ouvindo conversas sobre seu produto, para descobrir o que seus clientes atuais gostam e o que não gostam.

Assim, as informações de mercado em todo o setor também podem ser usadas para enfatizar certos recursos do seu marketing ou aprimorar o próprio produto.

Atendimento ao cliente

A maioria dos clientes afirma que passaria a se relacionar com outras marcas depois ter uma experiência negativa durante uma interação.

O atendimento ao cliente deve estar no centro de uma empresa que visa oferecer um serviço excepcional que faça com que ele se sinta valorizado e respeitado.

Mas embora fornecer um excelente serviço possa demandar recursos, tempo e dinheiro extras, quando a marca obtiver insights do cliente a partir dessas interações que realmente gerem valor, certamente irá se destacar da concorrência, manter uma reputação positiva entre os futuros clientes e incentivar os clientes existentes a manter a lealdade.

Atenção: Lembre-se, é seis vezes mais caro adquirir um novo cliente do que reter um cliente existente.

Valores de marca

Insights obtidos em pesquisas realizadas sobre o que se fala sobre a sua marca nas redes sociais podem ser usados para descobrir o engajamento que os consumidores têm com sua marca.

A segmentação dos dados também pode descobrir os tópicos e valores importantes para seus clientes.

Esses valores da marca podem ser comunicados por meio de diferentes campanhas.

Acima de tudo, para utilizar os insights do mercado para obter benefícios a longo prazo, as marcas precisam aproveitar os dados sociais estrategicamente, colocando a lealdade e a experiência do cliente em primeiro lugar.

Campanhas de marketing otimizadas

Um profundo entendimento do cliente é essencial para implantar eficientes campanhas de marketing.

Líderes de marketing focados no cliente estão se apoiando nas pesquisas para obter insights em tempo real sobre seu público alvo.

Ainda mais, essas marcas usam o feedback do cliente como parte da otimização do marketing em tempo real, ajustando as campanhas enquanto elas ainda estão em andamento.

O ritmo da mudança hoje é cada vez mais dinâmico. Independentemente do seu setor, um novo concorrente sempre estará do outro lado da esquina.

Dessa forma, nesta era de mudanças impressionantes, as empresas que conseguem extrair inteligência dos insights e engajar a marca e seus clientes estão mais bem posicionadas para manter as marcas concorrentes.