Atualmente as marcas estão colocando no radar a oportunidade de firmar parcerias com os influenciadores digitais, aquelas pessoas – famosas ou não – que se popularizaram nas redes sociais por produzirem conteúdo de forma consistente, com capacidade de influenciar a opinião de determinado público. E essa relação está cada vez mais estreita, como aponta o nosso estudo “O post é pago, e aí?”, realizado no painel QualiBest com quase 2 mil internautas que acessam pelo menos 2 redes sociais com frequência.

Avaliando a receptividade e a reação do consumidor às ações pagas – os #Publiposts – o estudo indica que a recomendação de produtos faz parte do papel do influenciador, e não só é apreciada, mas é esperada pelo seguidor.

Para se ter uma ideia do valor que uma eficiente estratégia de marketing com influenciadores pode gerar para uma marca, 63% dos respondentes disseram que gostam que os influenciadores digitais recomendem produtos, 55% acham que essas recomendações são menos invasivas do que os anúncios na Internet e na TV, e 50% costumam pesquisar a opinião dos influenciadores antes de comprar produtos e serviços.

“Um dos dados apurados mostra que eles são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes, citados por 57% dos respondentes”, ressalta Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest.

Tipos de influenciadores

Completando esse cenário ganha-ganha, o estudo também identificou que 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores, principalmente produtos de beleza, moda e acessórios, livros e smartphones.

E os seguidores levam em alta consideração a opinião dos seus influenciadores preferidos; 72% não acham que a sua confiança no influenciador ou a credibilidade no produto ou serviço diminuam por conta de #Publiposts, desde que a relação entre o influencer e a marca seja transparente.

E quais são as principais “categorias” de influenciadores digitais aos quais as marcas estão atentas?

Celebridades: são pessoas muito famosas e inclui tanto celebridades da indústria de entretenimento quanto dos esportes. Além disso, existem os influenciadores que conseguiram relevância pela Internet e já têm status de celebridade.

Autoridades – são aqueles que publicam livros, realizam palestras, escrevem artigos e se tornaram conhecidos por essa produção especializada. Muitos possuem projetos como startups ou podcasts – boas oportunidades para realizar inserções de marca – e também contam com uma audiência especializada.

Microinfluenciadores – essa é uma estratégia de marketing com influenciadores que nem sempre recebem a devida atenção das marcas. Mesmo sem status de celebridades, eles possuem audiência devota e consistente, com a qual mantêm uma relação próxima.

 

Como escolher o influenciador digital certo para a sua campanha de marketing

Os influenciadores são fontes de informação, e certamente a sua marca tem muito a ganhar com essa parceria. Mas escolher o personagem certo é fundamental para garantir a eficiência da sua estratégia e gerar resultados originais e inesperados. Veja algumas dicas para acertar na escolha:

Relevância e alinhamento – ao analisar possíveis influenciadores, avalie números e métricas. Mas também é muito importante analisar se a mensagem que aquela pessoa passa para a sua audiência tem a ver com a sua marca. Uma editora de livros não fecharia negócio com um influenciador celebridade que nunca foi visto com um livro.

Engajamento – essa métrica é essencial para a sua estratégia de redes sociais. Com o marketing com influenciadores, não poderia ser diferente. Avalie se os seguidores comentam e compartilham o conteúdo do influenciador e interagem com ele. Isso demonstra o grau de conexão com a audiência, o que vai refletir na visibilidade e engajamento com a sua marca. Essa é uma forma eficaz para avaliar um microinfluenciador: se ele tem mil seguidores, mas 90% dos seus posts têm alto engajamento, pode ser uma opção interessante para a sua estratégia de marketing com influenciadores. Por outro lado, a pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest aponta que 61% seguidores deixam de interagir com um influenciador se passarem a achar que o conteúdo deixou de ser relevante. Portanto, fique atento ao grau de interação, compartilhamentos e comentários sobre os posts.

Alcance – os influenciadores celebridade são os que têm mais alcance. Apesar de ser uma audiência diversificada, sem nicho específico, pode combinar com a sua estratégia. O importante é analisar qual o foco naquele momento específico e quais KPIs vão medir o sucesso das ações.

Frequência – esse é um ponto que merece muita atenção na construção de uma estratégia de marketing com influenciadores. Se a sua empresa tem um blog, para aumentar o tráfego é preciso postar com frequência e relevância para o seu público alvo. A mesma lógica vale para os influencers. Avalie quais têm mais consistência na produção de conteúdo alinhado à sua marca.

Autenticidade – Essa característica é, provavelmente, a mais relevante quando se começa a montar uma estratégia de marketing. Hoje as pessoas se tornam fãs de influenciadores com base em sua autenticidade com os quais conseguem se identificar.

Saiba mais sobre o universo e poder dos influenciadores digitais acessando o nosso estudo “O post é pago, e aí?” e também aproveite para comparar o cenário atual – 2019 – ao cenário de 2018 lendo o estudo “Os maiores influenciadores do Brasil”. Para conferir os resultados de 2023, clique aqui.