Pelo segundo ano seguido, o Instituto QualiBest perguntou aos seus painelistas qual é a mulher pública brasileira que eles mais admiram. E a resposta, assim como havia sido em 2019, foi a atriz Fernanda Montenegro, com 10% das citações é a mulher mais admirada.

Ela desbancou a grande novidade do ranking de 2020: a atriz, diretora de teatro e atual secretária da Cultura do país, Regina Duarte, que foi lembrada por 5% da população – mesma porcentagem da apresentadora Ana Maria Braga.   

No ano passado, Duarte sequer aparecia na lista, que ainda tem nomes que vão da ex-presidente Dilma Rousseff à camisa 10 da Seleção Brasileira feminina, Marta.  

O instituto coletou respostas de 1.454 pessoas entre os dias 21 28 de fevereiro por meio de um questionário disponível online.   

Os entrevistados são painelistas do QualiBest – uma base de mais de 250 mil cadastrados de todas as regiões e de várias faixas etárias que são incentivados – por um sistema de pontuação – a participar de pesquisas de mercado. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais.  

Fernanda Montenegro, de 90 anos, participou de mais de 80 filmes ao longo da carreira, sem contar inúmeras peças de teatro, minisséries e novelas na televisão.   

Foi a única atriz brasileira a concorrer a um Oscar por sua atuação individual: como Dora, em Central do Brasil, de 1998. Também foi a primeira a ganhar um Emmy – o Oscar da televisão mundial – por seu papel como Dona Pichucha no especial de fim de ano Doce de Mãe, da TV Globo, em 2015.  

Já Regina Duarte ganhou notoriedade como atriz pelos papéis de destaque que teve na maioria das 31 novelas que fez na TV Globo, como a “Viúva Porcina”, de Roque Santeiro (1985) e “Helena”, de Por Amor (1997).   

Como sempre encenava “mocinhas” nos enredos, ganhou o apelido de “Namoradinha do Brasil” nos anos 1980, que o acompanha até hoje. Em janeiro, ela foi escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura, substituindo Roberto Alvim, cargo que a obrigou a encerrar um contrato de 50 anos com o canal.  

Além das dez mais citadas, outros nomes de mulheres lembrados foram os das jornalistas Maju Coutinho e Glória Maria, das atrizes Paolla Oliveira e Juliana Paes e das cantoras Iza e Elza Soares.   

Daniela Malouf, diretora-geral do Qualibestsalienta a quantidade de nomes que foram lembrados.   

“Quase dobrou o número de nomes de mulheres lembrados pelas pessoas, o que demonstra que há cada vez mais nomes femininos que inspiram a população. A tendência, se seguirmos mostrando à sociedade a importância de que haja equilíbrio entre os gêneros, é que essa lista aumente ano a ano”, disse.  

As mulheres mais admiradas do Brasil, segundo os internautas:

 

1º 

Fernanda Montenegro (Atriz) 

10% 

2º 

Regina Duarte  (Atriz e atual Secretária de Cultura do país) 

5% 

 

Ana Maria Braga (Apresentadora) 

5% 

3º 

Ivete Sangalo (Cantora) 

4% 

4º 

Maria da Penha (Farmacêutica) 

3% 

5º 

Dilma Rousseff (Ex-presidente do Brasil) 

2% 
 

Damares Alves  (Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos) 

2% 

 

Michelle Bolsonaro (Primeira-dama) 

2% 

 

Taís Araújo (Atriz) 

2% 

 

Eliana (Apresentadora) 

2% 

 

Fátima Bernardes (Apresentadora) 

2% 

 

Anitta (Cantora) 

2% 

 

Marta (Jogadora de futebol) 

2%