Conhecer quem é o seu cliente, quais seus hábitos de consumo, seus gostos e preferências é cada vez mais importante independente do tamanho e porte de uma empresa. Nesse contexto, reforça-se a importância do Consumer insight ou o processo de compreender melhor o consumidor por meio da análise de dados e informações sobre o seu comportamento, preferências, necessidades e características demográficas dos clientes.

A principal finalidade dos Consumer Insights é ajudar na tomada de decisões estratégicas e orientar ações de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Para conhecer melhor esse consumidor, os dados podem ser coletados de diferentes formas como por exemplo em dados demográficos, pesquisas de mercado, dados de transações e vendas, interações digitais e de redes sociais, entrevistas e feedback direto dos clientes, entre outros.

Por que é importante usar ferramentas de Consumer Insight?

Com base nas informações coletadas, as empresas conseguem tomar decisões o que ajuda a minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso nas ações empreendidas. Ela ajuda a identificar lacunas e oportunidades de mercado, além de compreender profundamente os clientes e suas necessidades não atendidas, resultando em vantagens competitivas e crescimento de negócios.

Com base nos Consumer Insights, as empresas podem também personalizar suas estratégias de marketing e aprimorar a experiência do cliente. Compreendendo os desejos e preferências individuais dos clientes, as empresas podem fornecer conteúdo relevante, recomendações personalizadas, atendimento ao cliente eficiente e uma experiência geral que atenda às expectativas do cliente. Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente, a fidelidade e a retenção.

O estudo dos dados dos clientes permite ainda que as empresas antecipem tendências emergentes e mudanças no comportamento do consumidor. Ao analisar os dados e identificar padrões, as empresas podem estar à frente das mudanças do mercado, adaptando suas estratégias e inovando antes da concorrência. Isso ajuda a manter a relevância e a competitividade no mercado.

Qual a diferença entre pesquisa de mercado e “Consumer Insight”?

A pesquisa de mercado é um processo sistemático de coleta, análise e interpretação de dados para entender o mercado em geral, incluindo concorrência, segmentação, tamanho do mercado, tendências e comportamento do consumidor. Seu objetivo principal é fornecer informações amplas sobre o mercado como um todo. Já o Consumer Insight é mais específico e focado nos clientes individuais ou grupos de clientes. Ele busca compreender as motivações, necessidades, preferências e comportamentos dos clientes em um nível mais profundo e personalizado.

Os dois se diferem também quanto a coleta de dados. Enquanto a pesquisa de mercado é frequentemente conduzida por meio de métodos padronizados, como pesquisas de opinião, entrevistas estruturadas, questionários de múltipla escolha e análise estatística, os dados são geralmente agregados para fornecer uma visão geral do mercado. Já os Consumer Insights podem ser coletados por meio de uma variedade de fontes de dados, incluindo pesquisas personalizadas, interações diretas com clientes, análise de dados transacionais, dados de comportamento digital e análise de sentimentos em mídias sociais. Esses insights podem ser mais qualitativos e específicos para cada cliente ou segmento de clientes.

Ou seja, a pesquisa de mercado é apenas uma das ferramentas para se coletar e avaliar os dados dos consumidores. Ela pode ser o ponto de partida para uma estratégia baseada em Consumer Insights.

Quais outras ferramentas utilizar para coletar os dados dos consumidores?

Para conseguir esses dados tão importantes, além dos métodos de pesquisa com o público, é possível utilizar algumas ferramentas práticas para extrair e obter as informações certas para serem analisadas.

Conheça abaixo algumas das ferramentas disponíveis no mercado.

Google Trends e Google Correlate

O Google Trends é uma ferramenta que mostra exatamente aquilo que está sendo pesquisado em um grande volume. Com ele, é possível fazer pesquisas relacionadas ao tema e até mesmo usar índices demográficos para ver o que é tendência entre o seu público e o seu segmento.

Já o Google Correlate pode ser usado como uma ferramenta complementar. Em vez de mostrar temas populares, ele mostra o que um mesmo público pesquisou sobre um certo termo. Assim, se você sabe o que é uma tendência para o seu público, pode descobrir o que mais eles buscam online.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais populares entre os profissionais de marketing. Por meio dele, há como verificar o desempenho de sites e blogs e monitorar a sua performance.

YouTube Analytics

Da mesma forma que o Google Analytics, o YouTube Analytics também apresenta estatísticas sobre os vídeos apresentados na plataforma, como o quão assistido ele é, e até mesmo como funciona a retenção nele.

Facebook Audience Insights

O Facebook disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que diz mais do que a performance da sua própria página. Por meio dele você consegue verificar índices segmentados de pessoas relacionadas à sua página ou mesmo de um grupo total sociodemográfico que está presente na rede. Assim, é uma ótima chance de otimizar o desempenho nas redes sociais.

Think With

Essa ferramenta do Google oferece insights para profissionais de diversos segmentos, porém, é uma aliada para ficar por dentro do comportamento do consumidor com artigos e notícias sobre mercados. Ela não faz a coleta de informações específicas, mas sim, traz insights valiosos sobre o mercado em geral, como as pessoas estão consumindo, as mudanças de comportamento, tendências e muito mais.