Já imaginou a possibilidade de uma comunidade online? Esse foi o intituito do Instituto QualiBest para potencializar a pesquisa qualitativa.

O mundo tal como era conhecido até o final de 2019 não existe mais. Desde o início deste ano, o planeta tem convivido com mudanças profundas em todos os aspectos da vida – das pequenas rotinas das pessoas às grandes decisões das empresas, governos e instituições.

Neste momento, em que boa parte da população mundial está em quarentena dentro de casa, o QualiBest  não para de buscar maneiras para entender o que muda no cotidiano do brasileiro em meio à pandemia. Para isso,  está conduzindo um tracking  com milhares de pessoas, praticamente todas as semanas desde o início de março – e compartilhando os resultados em e-books disponíveis para download aqui.

No entanto, o instituto queria ir além: para isso, organizou uma comunidade online com 24 pessoas em quarentena em distintas regiões do país, além de diferentes classes socioeconômicas e faixas etárias. Todas elas estão trabalhando em regime home office há pelo menos 15 dias.

Ao longo de três dias, esses brasileiros compartilharam suas vidas com o QualiBest: as novas rotinas, hábitos, práticas, obrigações domésticas, os desafios em trabalhar de casa – muitos deles com filhos que também não estão frequentando a escola.

Na comunidade também havia pessoas que vivem o isolamento sozinhas ou que, ao contrário, estão dividindo o lar com pais ou avos idosos – pessoas que, segundo os especialistas, estão em zona de risco durante a pandemia.

comunidade online é um método qualitativo de pesquisa que reúnem pessoas em uma plataforma digital especialmente desenvolvida para gerar um ambiente interativo, engajador, onde é possível coletar o que os participantes pensam e sentem em um contexto real.

Os participantes postam textos, imagens, vídeos e áudios de seus cotidianos reagindo a diferentes perguntas ou tarefas enviadas pelo instituto. A partir desse material, um time de especialistas analisa e extrai insights.

Quer ver o resultado do projeto?  Assista ao webinar na integra a seguir.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Para saber mais sobre a pesquisa qualitativa, acesse aqui.