Que a vida das pessoas mudou muito no último mês, todo mundo já sabe. Mas o que, de fato, foi impactado na rotina da população? Mais do que isso, como essas consequências da covid-19 afetam a vida emocional de quem, de um dia para o outro, precisou ficar em quarentena dentro de casa?

Foi pensando nisso que o QualiBest produziu um estudo qualitativo com mulheres espalhadas por todas as regiões do país e de diferentes classes socioeconômicas – usando, para isso, o Mergulho Express, uma metodologia em que os entrevistados enviam vídeos curtos respondendo perguntas  em um questionário online.

A pesquisa  traz insights sobre a vida em isolamento social: muita gente revela que está sentindo dificuldade para dormir por conta da ansiedade, por exemplo, enquanto outras relatam angústias por causa da restrição social recomendada pelos especialistas.

“[É angustiante] ficar o dia inteiro com meus filhos sem poder sair para eles se divertirem”, diz uma das mulheres. “Mesmo não poder sair com os amigos é muito difícil”, continua outra. O vídeo com a compilação dos depoimentos pode ser visto aqui:

O QualiBest também ouviu as mulheres falando suas angústias e sentimentos durante a quarentena, sobre novos hábitos de consumo e sobre práticas de higiene e limpeza durante a quarentena.