Um instituto de pesquisa é uma organização especializada em realizar diferentes tipos de estudos, para auxiliar na interpretação de dados e conclusões que sirvam de base para planejamentos, ideias, orientações e outros. Eles podem realizar pesquisas em áreas distintas, como ciências naturais ou sociais, investigações sociológicas, históricas e de mercado, por exemplo.
Um dos pontos cruciais do instituto de pesquisa é a confiabilidade dos dados que coleta e fornece. O trabalho precisa ter grande habilidade técnica, desde a criação de um questionário até a interpretação final das informações.
Apesar de serem tão cruciais nos tempos atuais, os institutos de pesquisa são historicamente essenciais. Para se ter uma ideia, eles já eram órgãos conhecidos e importantes no período medieval, mas o primeiro a ser criado foi o observatório astronômico Baghdad, construído no século IX. A revolução científica do século XVII aconteceu na Europa e a França viu Luiś XIV fundar a Académie des Sciences, em 1666, inspirando outros países e fomentando mais a investigação. A América conheceu os institutos de pesquisa apenas no século XX.
Como funciona o processo de uma pesquisa?
Um processo de pesquisa possui alguns pilares essenciais para que ela aconteça: o público-alvo, ou seja, as pessoas, empresas ou elementos que estão sendo analisados; os respondentes, que são aqueles que serão entrevistados para o estudo; o contratante, que encomendou a pesquisa para a empresa; e o pesquisador, que é literalmente quem cria e aplica.
Com tudo isso em mente, a elaboração de uma pesquisa segue cinco etapas básicas:
- Briefing: o contratante define os temas que quer abordar na pesquisa.
- Objetivo e planejamento: juntos, contratante e instituto de pesquisa chegam ao objetivo do estudo e criam o planejamento com base nas metas que foram definidas, incluindo nele o público-alvo, questionário e outras informações importantes.
- Aplicação do questionário: nesse momento, a equipe parte para as entrevistas, que pode ser aplicada de diferentes formas – desde o questionário online até entrevistas quantitativas e qualitativas em campo.
- Análise das informações: após recolher as informações, o instituto de pesquisa realiza uma análise final do material colhido.
- Apresentação final: esses dados se transformam em um relatório que é cuidadosamente interpretado.
Como funciona o Instituto QualiBest
Fundado no ano 2000, o Instituto QualiBest foi o primeiro instituto de pesquisa online do Brasil, que hoje realiza captação e análise de dados, por meio do painel de pesquisa e outras diversas fontes de dados, estudos Ad Hoc, Quantitativos e Qualitativos.
Até este momento, já foram mais de 5 mil estudos realizados, para mais de 400 clientes de diferentes setores e com painel de mais de 250 mil cadastrados em todo país.
Quer saber mais sobre o Instituto QualiBest? Clique aqui e faça contato.