Um instituto de pesquisa é uma organização especializada em realizar diferentes tipos de estudos, para auxiliar na interpretação de dados e conclusões que sirvam de base para planejamentos, ideias, orientações e outros. Eles podem realizar pesquisas em áreas distintas, como ciências naturais ou sociais, investigações sociológicas, históricas e de mercado, por exemplo.

Um dos pontos cruciais do instituto de pesquisa é a confiabilidade dos dados que coleta e fornece. O trabalho precisa ter grande habilidade técnica, desde a criação de um questionário até a interpretação final das informações.

Apesar de serem tão cruciais nos tempos atuais, os institutos de pesquisa são historicamente essenciais. Para se ter uma ideia, eles já eram órgãos conhecidos e importantes no período medieval, mas o primeiro a ser criado foi o observatório astronômico Baghdad, construído no século IX. A revolução científica do século XVII aconteceu na Europa e a França viu Luis XIV fundar a Académie des Sciences, em 1666, inspirando outros países e fomentando mais a investigação. A América conheceu os institutos de pesquisa apenas no século XX.

Quais são os tipos de instituto de pesquisa?

Os institutos de pesquisa podem ser categorizados em diferentes tipos, cada uma com foco e abordagens distintas.

As empresas de pesquisa de mercado são aquelas que oferecem um amplo espectro de serviços, desde a concepção de estudos até a análise final de dados e apresentação de insights. Elas são ideais para empresas que desejam um suporte completo.

Por outro lado, existem institutos especializados que concentram-se em áreas específicas do mercado, como segmentos demográficos, setores da indústria ou métodos de pesquisa particulares. Essas empresas podem fornecer uma expertise mais aprofundada em áreas específicas, sendo ideais para empresas que buscam informações altamente especializadas.

Outro tipo de instituto de pesquisa é o de campo, que se concentra principalmente na coleta de dados por meio de questionários, entrevistas ou observações diretas. Elas são especializadas em executar as etapas práticas da pesquisa, como recrutamento de participantes, administração de questionários e coleta de dados em campo.

Além disso, existem os institutos online que com o avanço da tecnologia, concentram-se em conduzir pesquisas por meio de plataformas digitais, como questionários e entrevistas online e análise de dados de redes sociais.

Esses diferentes tipos de institutos oferecem abordagens variadas para atender às diversas necessidades das empresas que buscam compreender melhor o mercado, testar seus produtos e campanhas e tomar decisões informadas.

Como funciona o processo de uma pesquisa?

Um processo de pesquisa possui alguns pilares essenciais para que ela aconteça: o público-alvo, ou seja, as pessoas, empresas ou elementos que estão sendo analisados; os respondentes, que são aqueles que serão entrevistados para o estudo; o contratante, que encomendou a pesquisa para a empresa; e o pesquisador, que é literalmente quem cria e aplica.

Com tudo isso em mente, a elaboração de uma pesquisa segue cinco etapas básicas:

  1. Briefing: o contratante define os temas que quer abordar na pesquisa.
  2. Objetivo e planejamento: juntos, contratante e instituto de pesquisa chegam ao objetivo do estudo e criam o planejamento com base nas metas que foram definidas, incluindo nele o público-alvo, amostra, cotas, questionário e outras informações importantes.
  3. Aplicação do questionário: nesse momento, a equipe parte para as entrevistas, que pode ser aplicada de diferentes formas – desde o questionário online até entrevistas quantitativas e qualitativas em campo.
  4. Análise das informações: após recolher as informações, o instituto de pesquisa compila os dados e realiza uma análise final do material colhido.
  5. Apresentação final: esses dados se transformam em um relatório que é cuidadosamente interpretado, gerando insights para a contratante.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?


Existem vários
tipos de pesquisa de mercado disponíveis de forma gratuita ou paga. No entanto, antes mesmo de dar início ao seu projeto é fundamental fazer um planejamento estratégico de sua pesquisa para que você possa entender um pouco mais sobre o seu problema e encontre a melhor pesquisa de mercado para o momento ou campanha de sua empresa. Confira abaixo alguns dos principais tipos de pesquisa:

  • Pesquisa de hábitos de consumo

Entender o comportamento do consumidor é essencial para empresas de qualquer setor e com a pesquisa de hábitos de consumo, você será capaz de descobrir quais são as informações mais úteis que podem ser utilizadas para otimizar as suas campanhas e vendas.

  • Pesquisa de satisfação

Você já viu aqui no blog do Instituto QualiBest a importância de entender a satisfação do cliente para o crescimento de sua empresa. A pesquisa de satisfação deve ser feita com frequência, pois, além do perfil comportamental do consumidor mudar constantemente é fundamental que a sua empresa esteja adequada a todas as mudanças e possa sempre estar preparada para oferecer a melhor experiência possível para os novos consumidores que chegarem.

  • Pesquisa de precificação

Você já parou para pensar, que mesmo que você esteja fazendo uma campanha perfeita, muitas vezes o que pode estar dificultando o sucesso do seu produto ou serviço pode ser o preço da etiqueta?

Mesmo fazendo uma pesquisa dos preços dos concorrentes é possível que o seu preço não esteja agradando o seu público, por esse motivo a pesquisa de precificação é importante, para entender se você está precificando de maneira correta os seus ativos, considerando quanto o consumidor está disposto a pagar por eles.

  • Pesquisa de novos produtos

A intenção é criar um novo produto e atrair novos consumidores? Esse é o tipo de pesquisa de mercado online adequado para entender o quão bom e rentável a sua ideia de produto pode ser. Ela age para que sua empresa possa descobrir quem é o target ideal do produto, se baseando em dados e insights gerados por consumidores reais da base de respondentes do Instituto QualiBest. Outro objetivo desse estudo é entender se, do ponto de vista dos consumidores existem outros produtos que podem suprir as necessidades que o seu produto estabeleceu como prioridade, para que por fim possa definir se os benefícios e diferenciais pensados no início estão corretos ou não.

Como funciona o Instituto QualiBest

Fundado no ano 2000, o Instituto QualiBest foi o primeiro instituto de pesquisa online do Brasil, que hoje realiza captação e análise de dados, por meio do painel de pesquisa e outras diversas fontes de dados, estudos Ad Hoc, Quantitativos e Qualitativos.

Até este momento, já foram mais de 5 mil estudos realizados, para mais de 400 clientes de diferentes setores e com painel de mais de 250 mil cadastrados em todo país.Quer saber mais sobre o Instituto QualiBest? Clique aqui e faça contato.