Apesar do futuro nebuloso que inúmeros setores da indústria têm a sua frente, reflexos diretos da pandemia causada pelo novo coronavírus, uma modalidade de negócio respira a pleno pulmões, os aplicativos de delivery.

Em 2018, 81% dos internautas brasileiros encomendaram ou contrataram algum tipo de serviço através de aplicativos ou sites e em 2020 esse percentual chegou a incríveis 92%. Mas não esses não são os únicos dados que impressionam, e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir através de estudos realizados pelos nossos especialistas o que mudou nos últimos 2 anos.

Como é o uso de aplicativos de delivery no dia a dia da população?

Em um estudo realizado pelo Instituto QualiBest entre os meses de julho e outubro de 2018, “consumo de comida delivery por aplicativo”, com 2011 pessoas de todo o país, foi possível identificar que essa modalidade de comércio estava em um grande processo de ascensão e crescimento entre as mais variadas camadas da sociedade.

Agora, quase dois anos, depois, refizemos esse estudo, entre os dias 15 e 25 de setembro de 2020, com 1500 internautas brasileiros e conseguimos constatar algumas informações valiosas, que você vai conhecer a partir de agora:

  • Tipos de serviços contratados

Tanto em 2018, quanto agora, o uso de aplicativos de delivery de refeição são os mais utilizados, mas com um salto considerável de 50% há dois anos e para 76% agora. Ainda com iFood, UBER Eats e Rappi, como principais apps do segmento.

Em seguida temos os apps de mobilidade, também com salto de 50% de utilização em 2018 para, 61% atualmente. Uber e 99 os principais expoentes do setor.

Alguns serviços como entrega de gás 42%,  compra de alimentos em supermercados / mercados 36%, serviços de motoboy 39%, ingressos 30%, e serviços educacionais 29%, cresceram bastante em 2020 e outros apareceram na lista, como assinatura de clubes de bebidas e serviços de diaristas, ambos com 6%;

  • Pagamento

Como não haveria de ser diferente, o uso do dinheiro em espécie diminuiu de 71% antes para 61% agora, enquanto o uso de cartão de crédito e débito cadastrado no app aumentou 17%, saindo de 24% em 2018 para 41% em 2020.

  • Awareness

Com relação ao awareness, aplicativos de delivery conhecidos houve poucas mudanças de posições, mas com uma diferença muito grande de porcentagem a partir da 2ª posição.

O iFood ainda permanece como o app mais conhecido pelos usuários, 93% há dois anos e 98% agora. Já o Uber Eats que anteriormente era conhecido por apenas 32% da população, hoje foi citado por 79% do total.

Em 2018 o terceiro lugar era ocupado pela Pedidos Já, com 20%. Que hoje ostenta apenas 9% do awareness do público. Em seu lugar está a Rappi, que subiu de modestos 17%, para 69%.

Outros aplicativos merecem destaque em 2020, 99 Food, 50%, James Delivery, 22% e Loggi, 16%.

Quando o assunto são os aplicativos de delivery que pretendem utilizar no futuro, iFood 79%, Uber Eats, 55% e Rappi 41% são os destaques.

Continue atento aos conteúdos do Instituto QualiBest para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Uso de Aplicativos Delivery” ou acesse de forma gratuita em nossa página, esse e outros estudos.

Para maiores dúvidas entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.