A pesquisa qualitativa consiste em uma técnica de pesquisa cujo objetivo é entender de forma exploratória e aprofundada o tema em questão. Por seu caráter subjetivo é muito importante que o profissional que a conduz seja experiente e tenha uma boa capacidade analítica e, uma má condução deste tipo de pesquisa pode conduzir a erros na tomada de decisão e na leitura dos dados das pesquisas qualitativas.

Pensando nisso, nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre 3 dicas para tornar a análise de dados um processo ainda mais eficiente e assertivo.

3 dicas para uma análise completa e precisa de dados de pesquisas qualitativas

São muitos os processos que envolvem uma pesquisa de mercado. Desde a definição do problema, até colocar em prática o planejamento estratégico é necessário contar com o auxílio e expertise de empresas e profissionais de confiança, saiba mais em nosso artigo “Por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado?”.

No entanto, sem uma análise cuidadosa e feita por um profissional experiente todo o seu projeto pode ter sido em vão.

Por esse motivo, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar.

  1. Leitura e agrupamento das informações

Para dar início a uma análise bem sucedida de uma pesquisa qualitativa é preciso realizar uma leitura completa de todas as respostas obtidas, realizando anotações relevantes dos principais insights.

Para facilitar esse processo o agrupamento dos dados pode ser fundamental, seja pelo tipo de resposta, positivas, negativas e neutras (para pesquisas de satisfação, por exemplo) ou por dados demográficos do perfil dos respondentes. São processos simples que auxiliam em uma análise mais detalhada;

  1. Entendimento do contexto

Investigar o contexto do tema na vida do respondente é fundamental para que o analista compreenda melhor as razões das respostas dadas, tornando a análise mais completa e clara. Além disso, é muito importante também que o analista seja uma pessoa bem informada e atualizada, pois o entendimento do contexto competitivo também traz muita luz à análise;

  1. Capacidade de síntese e uma escrita fluida e envolvente

Com a vida cada vez mais corrida, é fundamental que o cliente fique envolvido pelo texto e não se perca em idas e vindas ou fique lendo a mesma informação várias vezes. Um profissional bem treinado e com boa formação faz toda a diferença para a um relatório impactante e informativo.

Para saber mais e entender a importância de uma análise diligente e assertiva entre em contato conosco e fale com nossos especialistas.