Pesquisas de branding oferecem insights importantes para garantir o sucesso da sua estratégia de gestão da marca. Porém, nesses estudos, é frequente esquecer-se de uma boa prática importante para obter insights assertivos e eficientes: o uso do logotipo da marca ou a imagem do produto elevam os índices de conhecimento.

Afinal, é com logo e imagem que o consumidor é impactado na gôndola, nos pontos de venda e nas campanhas publicitárias

Quando o objetivo é avaliar a lembrança ou mesmo a saúde da marca, o uso de estímulos gráficos é importante para entender o quanto os clientes estão familiarizados com a marca e sua percepção, ajudando a entender se tiveram experiências positivas ou negativas e revelando em quais áreas você deve focar em sua estratégia de marketing ou branding.

Nos estudos online, em que a ferramenta possibilita o autopreenchimento da resposta do entrevistado com base nas opções do próprio questionário, fica fácil entender qual é a marca reconhecida pelos participantes. No entanto, estimular a marca ou a imagem do produto nas perguntas de avaliação de branding (seja de conhecimento, consideração ou mesmo bateria de atributos) faz diferença nos resultados.

“Estimular a marca ou a imagem do produto nas perguntas de avaliação de branding faz diferença nos resultados”

Além de elevar os índices de conhecimento (ou desconhecimento), o uso da imagem da marca ou produto, em vez do simples nome escrito como único estímulo, ajuda a evidenciar a relação do consumidor, facilitando a observação das diferenças nos índices de associação da marca com os atributos avaliados.

É claro que há situações em que não vai ser possível utilizarmos o estímulo gráfico. É o caso, por exemplo, dos estudos de branding que pretendem avaliar muitas marcas, em que, por uma questão de espaço, entende-se que apenas o estímulo por escrito vai preencher os requisitos. Ainda assim, é importante usar o estímulo gráfico sempre que possível.

 

“Vale a pena lembrar que avaliar muitas marcas não é o cenário ideal”

 

Uso padrão do formato de aplicação de pesquisa quantitativa em tracking, ou seja, em mais de uma onda, é fundamental para NÃO  impactar o resultado esperado da marca.

 

Independente do tipo de estímulo escolhido, porém, é importante ter em mente uma regra fundamental: é preciso manter o padrão nas ondas seguintes, pois, caso haja alterações, vai ser impossível entender se as variações no desempenho se deram por causa das movimentações do mercado ou da mudança na percepção do estímulo por parte dos entrevistados.

Saiu na mídia: Dia do Vira-lata: veja curiosidades sobre o cão mais amado do país