Estamos há poucos dias do início da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em novembro, no Catar. Um dos maiores e mais assistidos eventos esportivos ainda não está no radar de boa parte da população. De acordo com um levantamento do Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online do país, apenas 24% dos entrevistados pensam, atualmente, na Copa do Mundo.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens acima de 16 anos. Com tema Nostalgia, a pesquisa visa entender o que os brasileiros estão pensando e faltando há um mês para o início da Copa.

Questionados sobre quais são os quatro principais temas que estavam na cabeça, nas discussões e conversas com amigos e parentes, política/eleições foi o assunto mais mencionado, com 57% das menções, seguido por “Dívidas”  com 35%, “Saúde” (34%) e “Mercado de trabalho” (32%). O tema “Copa do mundo” ficou em 8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de “Educação” (29%) “Corrupção” e “Pandemia/Covid 19”, com 26% cada.

As classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa, mas também são as que mais estão preocupadas com “Dívidas” (42%) e com o “Mercado de trabalho” (39%).

Futebol paixão nacional

O Futebol continua sendo uma paixão nacional, 35% dos internautas pesquisados afirmaram que gostam muito da modalidade e este número é ainda maior considerando apenas a classe B, na qual 43% disseram ser apaixonados pelo esporte.

Ao serem indagados sobre quais os eventos esportivos mundiais, nacionais ou internacionais que costumam acompanhar, 59% responderam jogos de futebol nacional, seguido pelas Olímpiadas, com 52% e, 41% dos entrevistados afirmaram acompanhar campeonatos de futebol internacionais.

Por outro lado, 19% afirmam que não acompanham nenhum tipo de Campeonato. O desinteresse é ainda maior entre as mulheres, com 26%. As classes sociais CDE também representam 26% daqueles que não se interessam. Entre as regiões com menor interesse pelos campeonatos está a região Norte, com 32% das respostas negativas.

Futebol é na TV aberta

Com relação aos meios de comunicação mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, os canais de TV aberta disparam, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. As Redes Sociais como Facebook e Twitter também foram mencionadas por 42% das pessoas.

E, por falar em redes sociais, foi questionado aos participantes se eles seguem algum influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol, 38% afirmam que seguem pelo menos um influenciador. Entre os mais lembrados estão:  Casimiro, Luva de pedreiro, Fred do Desimpedidos, Neto e outros.

Para mais informações sobre o estudo acompanhe o Instagram do Qualibest, conheça já nossos primeiros insights: