No domingo, 20 de novembro, tem início a Copa do Mundo de Futebol no Qatar. A competição que costuma parar o país ainda não está na cabeça ou nas conversas da maioria dos internautas brasileiros, segundo um estudo do Instituto QualiBest. Com o objetivo de acompanhar o comportamento do consumidor, antes, durante e depois da Copa, a pesquisa que a cada onda abordará temas como marcas e promoções, eventos esportivos, influencers, Black Friday, Natal e sensação pós copa do mundo, traz nessa sua primeira onda o tema “Nostalgia”. Realizada entre 13 e 18 de outubro, com 540 pessoas, sendo mulheres e homens acima de 16 anos das diferentes classes sociais, tinha como objetivo entender o que os brasileiros estão pensando faltando um mês para a Copa.”

Questionados sobre quais são os quatro principais temas que estão na cabeça, nas discussões e conversas com amigos e parentes, política/eleições foi o assunto mais mencionado, com 57% das menções, seguido por “Dívidas”  com 35%, “Saúde” (34%) e “Mercado de trabalho” (32%). O tema “Copa do mundo” ficou em 8º lugar, com 24% das citações, logo atrás de “Educação” (29%) “Corrupção” e “Pandemia/Covid 19”, com 26% cada.

As classes sociais CDE são as que menos pensam na Copa, mas também são as que mais estão preocupadas com “Dívidas” (42%) e com o “Mercado de trabalho” (39%).

Futebol paixão nacional

O Futebol continua sendo uma paixão nacional, 35% dos internautas pesquisados afirmaram que gostam muito da modalidade e este número é ainda maior considerando apenas a classe B, na qual 43% disseram ser apaixonados pelo esporte.

Ao serem indagados sobre quais os eventos esportivos mundiais, nacionais ou internacionais que costumam acompanhar, 59% responderam jogos de futebol nacional, seguido pelas Olímpiadas, com 52% e, 41% dos entrevistados afirmaram acompanhar campeonatos de futebol internacionais.

Por outro lado, 19% afirmam que não acompanham nenhum tipo de Campeonato. O desinteresse é ainda maior entre as mulheres, com 26%. As classes sociais CDE também representam 26% daqueles que não se interessam. Entre as regiões com menor interesse pelos campeonatos está a região Norte, com 32% das respostas negativas.

Futebol é na TV aberta

Com relação aos meios de comunicação mais utilizados para acompanhar os jogos, competições e demais eventos esportivos, os canais de TV aberta disparam, com 72%, seguido por TV fechada, usada por 52%, e o Youtube por 47%. As Redes Sociais como Facebook e Twitter também foram mencionadas por 42% das pessoas.

E por falar em redes sociais foi questionado aos participantes se eles seguem algum influenciador digital ou youtuber que fale sobre assuntos relacionados a futebol, 38% afirmam que seguem pelo menos um influenciador. Entre os mais lembrados estão:  Casimiro, Luva de pedreiro, Fred do Desimpedidos, Neto e outros.

Para mais informações sobre o estudo acompanhe o Instagram do Qualibest, conheça já nossos primeiros insights:

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato