A concorrência está cada vez mais forte. Os produtos se parecem entre si e são oferecidos por diversas marcas. Parece até que tudo é igual, não parece? Como se diferenciar? Como elaborar um eficiente planejamento de marketing que vai ajudar a medir e impulsionar o reconhecimento, a identidade e a lealdade à sua marca? Como fazer sua marca ser a mais amada entre as tantas outras nas vitrines das lojas e nas gôndolas? Como gerar valor para a sua marca?

Em primeiro lugar, o que é a marca? Segundo a American Marketing Association, “Marca é o nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor e o que o diferencia dos outros”.

Mas a marca é muito mais do que isso. É o DNA da empresa e é o que conecta o produto ao cliente. Marca é muito mais uma “promessa” de estilo de vida, de personalidade, de benefícios. A marca serve como uma espécie de identidade única que a diferencia dos concorrentes e entrega ao consumidor a possibilidade de representar suas preferências e gosto pessoal, além de fazer com que o consumidor não compre apenas um produto, mas sim a imagem que esse produto pode entregar.

E essa imagem é que vai guiar as três principais etapas do planejamento de marketing: o próprio planejamento, a implementação e a avaliação, já que se o marketing trabalhar sem pensar em sua marca, ele é unidirecional, ou seja, do anunciante para o consumidor. Ao trabalhar a imagem da marca como ponto principal, tem-se um conceito mais forte e consistente, ou seja, a própria essência da marca em benefício ao consumidor, gerando mais relacionamento e engajamento.

 

E, com esse engajamento, as pessoas veem o produto como parte de suas vidas e nesse reconhecimento se firma a lealdade do relacionamento entre o consumidor e a marca. No planejamento de marketing um ponto fundamental e muito visado é transformar a relação dos clientes com a marca em lealdade. Quando um cliente é leal, ele vira um embaixador da marca.

A imagem da marca não deve ser apenas um meio para vender produtos ou serviços, mas também para entregar experiências e emoções. Afinal, quando um cliente se encanta com ela, dificilmente a esquecerá. A imagem ideal de uma marca também deve transmitir confiança, qualidade, responsabilidade e ética. Marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação. Estes componentes são os que vão fazer com que as pessoas amem a sua marca, e estejam mais dispostas a comprar seus produtos.

Como utilizar a pesquisa de mercado no planejamento de marketing

O planejamento de marketing norteia a estratégia de divulgação e imagem da marca e da empresa, estabelecendo metas e objetivos ao longo do tempo. E as pesquisas de mercado servem para embasar decisões de negócios, por meio da coleta de dados e insights que vão levantar informações sobre os consumidores e concorrentes, conversando diretamente com os seus atuais e potenciais clientes.

A pesquisa de imagem da marca vai avaliar como a empresa é vista pelo seu público e consumidores. Será que o posicionamento da marca é percebido pelo público-alvo? Que associações o seu cliente faz à marca? Como ele reconhece a sua marca? Será que ele acha a sua marca cara, acessível, sustentável, antiquada ou inovadora?

Enquanto isso, a pesquisa de hábitos de consumo vai apontar como o cliente procura, compra e utiliza seus produtos e serviços. Entender os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor mostra exatamente os pontos que devem ser trabalhados.

Já uma pesquisa de hábitos de mídia, por exemplo, vai indicar quais são os canais de comunicação que ele utiliza e prefere, quais são as suas redes sociais mais acessadas, melhor formato de anúncio…

E, assim, você poderá desenvolver um planejamento de marketing com campanhas e ações mais assertivas e eficazes.  Seja na definição da estratégia de gestão de marca ou em novas ações de branding, a pesquisa de mercado é a melhor aliada para planejar e avaliar o desempenho de sua marca, identificando imagem e território da marca, lealdade à marca e Funil da Marca.

Todas as marcas devem elaborar um planejamento de marketing de longo prazo para se manterem competitivas no mercado. Mas, ao mesmo tempo, precisam ter agilidade para se adaptarem às tendências e mudanças, cada vez mais rápidas, por conta de novas tecnologias, novos canais de comunicação, influenciador digital do seu público naquele momento, enfim, são muitas as variáveis. Por isso, a importância de monitorar constantemente a imagem da marca, entendendo como os consumidores a reconhecem e se relacionam com ela.

A construção da imagem de marca e a conquista da lealdade do consumidor não são feitas na base do “achismo”. Seja na definição de estratégia de gestão de marca ou em novas ações de branding, uma pesquisa de mercado é a melhor aliada para planejar com mais assertividade e ganhar inteligência competitiva. Contar com o máximo de informação confiável sobre o mercado e transformá-la em insights é indispensável para a eficiente gestão da marca.