Diferenciar-se da concorrência é imprescindível para qualquer marca, mas mesmo marcas consolidadas no mercado podem perder terreno com um lançamento equivocado ou uma crise que abale a sua confiabilidade. Por isso, cada vez é mais importante conhecer a fundo o seu púbico, seus desejos, anseios e oferecer a melhor experiência possível, única, que vai encantar e fidelizar o cliente.

E essa inteligência só é possível com conhecimento extraído dos insights oferecidos por uma pesquisa de mercado, elaborada para atender as suas necessidades naquele determinado momento. Conheça 4 tipos de pesquisa de mercado que você deve manter no radar em 2020:

1 – Imagem e território da marca

A realização desse tipo de pesquisa pode fornecer informações sobre as percepções de seu público-alvo sobre os atributos e benefícios do seu produto, de sua empresa e de seus concorrentes. Você também pode fazer perguntas relacionadas às percepções sobre preço e valor.

Com uma pesquisa, a empresa consegue definir a sua estratégia para consolidar a imagem da sua marca, que deve:

  • Sugerir as suas principais vantagens
  • Possuir e exibir características que sejam fáceis de ser identificadas
  • Mostrar seus diferenciais
  • Informar sobre os valores da empresa

Já os territórios da marca são lugares ou situações. Algumas marcas de água mineral, por exemplo, querem ser associadas à saúde e bem-estar e, assim, um território adequado é o esporte. Já para marcas de bebidas energéticas o melhor contexto para incentivar o seu uso é a emoção, adrenalina e, portanto, podem estar associadas a esportes radicais. A seleção de territórios da marca é considerada uma das decisões estratégicas mais importantes da gestão da marca, pois vai definir o posicionamento pretendido no mercado.

Contudo, a imagem da marca é orientada não somente ao sentimento que remete ao consumidor, mas sim a toda estratégia que deve seguir, desde o planejamento para se manter em um lugar especial no desejo de consumo do cliente, até se manter na lista de marcas preferidas por ele.

2 – Avaliação de conceito

Na pesquisa de mercado de avaliação de conceito, o produto ou serviço tem as suas características detalhadas ou até mesmo é feito um protótipo. Essa pesquisa tem como objetivo identificar entre consumidores, como o produto é percebido e se há mercado suficiente para o produto, enfatizando 5 questões:

  1. Você compraria este produto?
  2. Com que frequência usaria?
  3. Este produto satisfaz a sua necessidade?
  4. Atualmente, outros produtos satisfazem essa necessidade?
  5. O preço do produto condiz com o seu valor?

O importante é avaliar novos conceitos, embalagens e preço para entregar o melhor produto ao seu cliente, descobrindo seus fatores de escolha, valores e opinião.

3 – Pré e Pós-testes de campanhas

Cada vez mais a pesquisa de mercado ganha importância por conta dos mercados saturados de competidores e as intensas e frequentes mudanças no comportamento dos clientes, o que faz com que o processo de tomada de decisão em ações de marketing ganhe mais complexidade.

Soluções voltadas para Comunicação e Mídia garantem o uso das mais avançadas ferramentas de pesquisa para você obter as respostas de que precisa para avaliar o desempenho de suas campanhas de ontem, hoje e amanhã. Insights de pré e pós-testes de campanhas oferecem as informações necessárias para entender como sua ideia vai se sair em diferentes meios, veículos, canais e públicos.

4 – Satisfação e NPS

Já o quarto tipo de pesquisa de mercado que você deve manter no radar em 2020 é a que vai medir a satisfação do público consumidor – com o qual a empresa já se relaciona e com o qual quer melhorar seu relacionamento. A métrica mais utilizada para esse fim é a NPS (Net Promoter Score), que vai mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes.

Vasiliki Calliyeris, Diretora Técnica do Instituto QualiBest, ressalta que a métrica Net Promoter Score é ampla e adaptável. “Sempre há o objetivo de mensurar relacionamento e satisfação, o que varia são os parâmetros e referências entre as diferentes indústrias. No setor de varejo online, por exemplo, um NPS abaixo da ordem de 40% pode ser alarmante. Já no setor de telefonia, uma empresa pode ter NPS negativo e ainda assim estar dentro da média da indústria. É importante também mensurar o NPS dos concorrentes, sempre que viável.”

Ainda sobre pesquisas para medir NPS/Satisfação, os especialistas do Instituto QualiBest indicam que é preciso estar atento a recursos implementados diretamente em sites e e-commerces pela empresa, sem um objetivo realmente definido, o que resulta em uma série de dados que “não conversam” entre si. Em plena era digital, existem inúmeras ferramentas de pesquisa, mas, ao mesmo tempo, a capacidade de sintetizar, analisar e extrair insights úteis tornou-se muito mais complicada.