No mercado, uma marca precisa se posicionar por diversas razões: seja para conquistar mais clientes, aumentar seu market share, agregar valor para seus produtos ou serviços ou mesmo para se destacar da concorrência. Não importa a razão, a alta competitividade do mercado, exige que as empresas busquem um posicionamento de marca de sucesso, pela sua própria saúde e longevidade.

Por esse motivo, nesse artigo do Instituto QualiBest, nossa equipe preparou 5 dicas cruciais para que você possa pensar ou repensar o posicionamento da sua marca no mercado para que você fique mais perto dos seus objetivos e consiga dar o próximo passo.  Então fique em posição para não perder nada.

Entenda o conceito de posicionamento de marca

No artigo “O que é posicionamento de marca e como definir o seu?” falamos sobre o conceito dessa estratégia extremamente importante para as campanhas da sua empresa.

De maneira direta, a marca é entendida como um símbolo que representa os valores da sua empresa, sendo o estandarte para o qual os clientes olham e reconhecem não apenas o segmento de atuação da organização, seus produtos ou serviços, mas também a sua história e o que ela representa para eles.

Já o posicionamento dessa marca está ligado ao branding, um processo contínuo para colocar a marca na “boca do povo”, buscando com que ela seja percebida sempre de maneira positiva, como única e confiável para os clientes.

Como ter um posicionamento de marca?

Agora que sabemos que ao pensar em posicionamento de marca devemos pensar também no processo de branding é mais fácil ter a compreensão de que esse pode ser um desenvolvimento complexo, devido às inúmeras variantes que existem. Tais como estratégias de marketing com foco na diferenciação de seus concorrentes ou voltadas para cada estágio do ciclo de vida de um produto.

Por isso, separamos 5 dicas para te guiar pelo melhor caminho. São elas:

  1. Faça uma pesquisa de mercado e de concorrência

Conhecer o mercado em que sua empresa atua e quem são seus principais concorrentes é o primeiro passo para saber qual a melhor estratégia para um posicionamento eficiente;

Tenha mapeado todos os gargalos e oportunidades que existem no seu segmento, pois assim é possível criar soluções que vão de encontro ao sempre tem sido feito;

  1. Defina os objetivos do seu negócio

As pesquisas devem ser guiadas de acordo com os objetivos que a sua companhia tem traçados para o seu negócio, considerando o que os seus produtos e serviços têm a oferecer;

Um restaurante não vende apenas comida, vende também opções mais saborosas e fora da rotina. Um cinema não oferece apenas o filme, mas a oportunidade de desfrutar de uma imagem e som muito superiores.

Definir os objetivos é também saber quais valores agregados que seu produto apresenta e quais são percebidos pelo seu cliente.

  1. Desenvolva um mapa de posicionamento

O mapa de posicionamento vai permitir que você identifique quais os diferenciais que o seu produto ou serviço possuem e que serão mais apreciados ou não dentro do seu segmento.

Isso torna sua marca mais forte, reforçando sua competitividade, ajuda a direcionar melhor as estratégias, a transmitir os seus valores e a fidelizar os clientes;

  1. Fique atento ao comportamento do consumidor

Ele muda a todo tempo, por isso acompanhar o comportamento do consumidor é fundamental. A partir dele você consegue insights cruciais para traçar as melhores estratégias;

  1. Crie estratégias de marketing e branding

Dentre as estratégias de marketing digital que podem complementar a força do seu posicionamento de marca poucas são tão eficientes quanto usar o branding para gerir a sua marca.

A partir dele, você é capaz de criar ações constantes e quando isso acontece, a receita é em média 23% maior, pois reforça a sua identidade para seus consumidores, que percebem ainda mais os valores fundamentais que sua marca possui e ajuda a construir um símbolo forte.

Para saber mais sobre a importância que existe em manter a saúde da sua marca continue acompanhando o blog do Instituto QualiBest e para criar pesquisas de mercado que te ajude a identificar as melhores oportunidades do mercado basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.