As pesquisas de mercado ajudam bastante no desenvolvimento de estratégias mais assertivas para seu plano de ação e precisam ser bem desenvolvidas para ao final conseguirem responder às questões do projeto. Exatamente por isso é fundamental que o modelo de briefing que irá guiar esse estudo seja impecável e possua todas as informações necessárias para que tudo saia como planejado.

Para que isso aconteça, é fundamental que o Instituto de Pesquisa entenda perfeitamente as necessidades que levaram à intenção de contratá-lo – ou seja, o briefing precisa ser bem detalhado e claro.

Este artigo do Instituto QualiBest traz algumas dicas de como montar um bom modelo de briefing para as suas pesquisas de mercado.

O que é preciso para criar um modelo de briefing?

O modelo de briefing ideal é aquele que informa tudo o que você já sabe e também o que gostaria de saber com a pesquisa como: Contexto, objetivos, público-alvo e o plano de ação da empresa a partir da pesquisa.

Veja algumas dicas do que é necessário para um bom briefing. São elas:

  • Contexto

Qual o contexto da empresa/ marca/ concorrência que está levando à necessidade da pesquisa? Qual o share da marca sobre a qual se deseja pesquisar?

  • Detalhamento dos objetivos da pesquisa

O briefing precisa deixar claro o que se deseja entender com a pesquisa de mercado: entender de forma aprofundada? Dimensionar dados? Conhecer hábitos de compra? Investigar a imagem da marca?

  • Público-alvo

Informe tudo que souber sobre seu público alvo, idade, gênero, classe social… se quer falar com usuários/ não usuários/ abandonadores… Qual a incidência do público que quer falar…

  • Budget e Prazo

Se tiver algum budget planejado também é importante informar para que a pesquisa seja pensada de acordo com suas possibilidades – isso evita que sejam feitas muitas revisões na proposta.

Se tiver um deadline, também é importante informar, pois isso pode impactar no planejamento do projeto (e até no custo).

 

Entretanto, a depender do tipo de pesquisa de mercado desenvolvida pode haver outras informações que precisarão constar no seu briefing – mas não se preocupe que, neste caso, os profissionais da área poderão te auxiliar. Conte com os profissionais do Instituto QualiBest, entre em contato conosco e tiramos todas as suas dúvidas.