Em uma realidade onde os consumidores estão cada vez mais hiperconectados, o volume de informações pessoais geradas no ambiente virtual cresce vertiginosamente e, nesse cenário atual de transformação digital, o maior desafio das empresas é conseguir utilizar essas informações de modo ainda mais assertivo, desde a coleta até a aproximação com os usuários, para proporcionar a melhor experiência digital possível, seja de compra, consulta, informação ou entretenimento.

Uma das ferramentas mais eficientes para coletar dados sobre o público-alvo de produtos e serviços online são as chamadas pesquisas de opinião e a tecnologia exerce um papel fundamental nesse processo. A partir de diversas ferramentas online, como soluções de big data, dashboards e aplicativos, é possível gerar respostas confiáveis praticamente em tempo real, coletando dados de forma mais padronizada e com alto nível de detalhamento e segurança, de acordo com o foco de interesse da empresa.

Inovações tecnológicas são especialmente importantes para aprimorar estratégias de negócios e essenciais para transformar as consultas online em uma experiência mais segura, ágil e qualitativa. Alinhadas a um plano estratégico de divulgação, a realização de um questionário online é algo bem mais simples e bem menos dispendioso do que possa parecer, além de não exigir nenhum tipo de aprofundamento técnico para ser colocada em prática.

Agilidade e segurança de dados consolidados

Independente da metodologia escolhida, seja em formato de painel de respondentes, pesquisas georreferenciadas ou até mesmo um simples questionário online, pesquisas de opinião se baseiam em perguntas qualitativas ou quantitativas, abordando temas de forma direta e objetiva, podendo se valer de recursos interativos e questionários dinâmicos para atrair a atenção dos participantes.

Com a chegada da internet e a popularização dos smartphones e das redes sociais, o modelo tradicional de abordagem presencial deu lugar a pesquisas online mais abrangentes para traçar perfis de experiências mais pessoais. Contar com uma ferramenta analítica personalizada também é fundamental, assim como planos estratégicos de periodicidade bem definidos.

Existem ferramentas online bastante acessíveis para todos os perfis de empresas, independente do setor em que atuam. Normalmente, os custos de plataformas de pesquisas online são baixos e podem ser utilizados de modo customizado para atender aos anseios e expectativas dos atuais e futuros consumidores e clientes em potencial.

Mudança de hábitos

A onipresença da transformação digital traz mudanças de hábitos e comportamentos a todo instante, e em um mundo onde ações responsáveis de caráter social, ambiental e de governança influenciam diretamente no modo como os consumidores enxergam as empresas, a valorização reputacional é fator determinante para sua aceitação no mercado.

Estreitar o relacionamento com os clientes depende muito da transparência, agilidade e respeito com as vontades dos consumidores e a evolução tecnológica está à disposição para transformar um plano estratégico bem elaborado em case de sucesso.

Quer saber mais como usufruir da tecnologia disponível para tirar o melhor proveito de sua pesquisa online? Entre em contato com a nossa equipe.