Há pouco mais de dez anos atrás, uma campanha publicitária de uma famosa rede de supermercados fazia a seguinte pergunta: ‘O que faz você feliz?’ A mensagem da campanha ligava a felicidade das pessoas ao hábito de ir às compras de seus produtos favoritos. Mas, o que traz felicidade para os brasileiros? Esse é o tema do estudo ‘A Felicidade dos Brasileiros’, idealizado pela advogada e palestrante Mary Elbe Queiroz, criadora do método ‘Treinamento da Felicidade’ com o Instituto QualiBest.

“Para alcançar a felicidade, atitudes positivas precisam ser incorporadas ao dia a dia e podem ser apoiadas por estratégias de comportamento que tragam autoconhecimento e serem treinadas para que se transformem em hábitos que deixem as pessoas mais felizes”, diz a empreendedora da pesquisa. “Não são as pessoas de sucesso que são felizes, mas as pessoas felizes que têm sucesso, prosperidade e realizam tudo o que desejam”.

A pesquisa foi realizada de forma online em duas etapas: a primeira, qualitativa, entrevistou 32 pessoas, de distintas idades, gêneros, orientações, raças e classes sociais, no dia 9 de janeiro de 2022. O objetivo dessa fase foi construir um significado e identificar as características relacionadas à felicidade, a partir de questionamentos sobre o tema.

A segunda etapa, quantitativa, entrevistou, entre 6 e 18 de abril de 2022, 1105 pessoas, de todas as regiões do Brasil, homens e mulheres, com idade superior a 18 anos, de todas as classes sociais.

O objetivo desta fase foi quantificar as percepções levantadas na etapa qualitativa com relação aos seguintes temas: o que é felicidade; características das pessoas felizes; principais fatores que interferem na felicidade; e se os entrevistados se consideram felizes. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

O brasileiro é feliz?

A pesquisa identificou que 19% dos entrevistados afirmaram ser infelizes, enquanto a maioria (52%) disse estar mais ou menos feliz. E, 29% dos entrevistados declararam-se felizes.

Quando perguntadas sobre as características necessárias para ser feliz, os entrevistados associaram a diversos aspectos de forma mais ou menos homogênea.

Contudo, estar bem consigo mesmo, encarar a vida de modo simples e leve, ser otimista e ter a autoestima elevada, são os quesitos que receberam as melhores notas.

No que se refere à definição da felicidade, espontaneamente, a maioria dos brasileiros disse que “família” é a primeira palavra que vem à cabeça quando pensam no significado de felicidade. Sentimentos como paz e amor, além de itens que garantam bem-estar, como saúde e liberdade, também foram bastante mencionados.

Na comparação entre felizes e infelizes, espontaneamente ambos consideraram que a família é um item que pesa bastante na felicidade.

Quando estimulados, a maioria das pessoas que se disseram infelizes (64%) afirmou que a liberdade é um dos pontos mais fortes na definição de felicidade e a maior parte das pessoas autodeclaradas felizes deu ênfase a aspectos como gratidão e demonstração de afeto.

Para acessar o infográfico completo sobre felicidade, acesse aqui.

O que é preciso para ser feliz?

Acerca do que é preciso ser feito para alcançar a felicidade, os entrevistados acreditam que a felicidade dependa do próprio comportamento e atitudes. Nesse sentido, as respostas “me valorizar” e “cuidar da minha saúde” foram os mais citados como necessários para alcançar a felicidade.

Eu sou feliz?

Buscando traçar um panorama mais fidedigno possível do estado de ânimo do brasileiro, a pesquisa questionou seus entrevistados a respeito do que tem impactado positivamente e negativamente a felicidade na atualidade.

No que se refere aos fatores que contribuem para a felicidade, o resultado não poderia ser mais distinto entre pessoas infelizes e felizes.

Para os infelizes, a relação com o corpo (74%) e a situação financeira (69%) têm mais impacto. Já para os que se consideram felizes, família (94%) e saúde mental (90%) são os aspectos mais relevantes.

Porém, em relação ao que influencia de forma negativa a felicidade, as principais razões alegadas pelos entrevistados, de uma maneira geral, são encontradas em fatores externos: nas conversas negativas em aplicativos (43%); nas notícias ruins assistidas na TV/Internet (42%); e na situação econômica e política do Brasil (36%). Mas os infelizes sentem mais impacto negativo de fatores externos do que os felizes.

 “Como me sinto agora”

A percepção sobre o próprio momento também é algo que interfere diretamente na felicidade individual, segundo a pesquisa.

No que diz respeito ao fator “tranquilidade financeira”, este quesito parece estar mais distante das pessoas infelizes do que das pessoas felizes:  67% dos infelizes disseram estar bem distantes de alcançar a tão almejada estabilidade financeiras, enquanto somente 20% dos felizes alegaram isso.

Na comparação entre pessoas felizes e infelizes, quando se fala de momento de vida e perspectivas, a constatação do levantamento é que os infelizes estão muito mais distantes de uma visão positiva de seu momento do que os felizes.

Por exemplo, 56% das pessoas ditas infelizes afirmaram estar distantes da realização pessoal, enquanto somente 5% daqueles que se declaram felizes disseram isso.

A respeito da proximidade de atributos considerados relevantes para a felicidade, a distância entre felizes e infelizes também se mostrou bastante grande em alguns aspectos.

Por exemplo, no que se refere a estar bem consigo mesmo. Enquanto 90% dos felizes alegaram estar próximos desse atributo, apenas 30% dos infelizes fizeram tal declaração.

Para Mary, ser feliz é um estado de espírito e uma forma de ver a vida. Segundo seus estudos de neurociência e psicologia positiva, a felicidade pode ser construída com persistência e desenvolvimento de fatores internos e isso acontece a partir de atitudes individuais: “O estado de espírito de uma pessoa (feliz ou infeliz) tem o efeito de contagiar outras pessoas que estão por perto e influenciar a família, as amizades, o trabalho e o meio em que vivem, podendo se propagar por centenas de pessoas”, afirma.

Para saber mais sobre a pesquisa do QualiBest em parceria com a especialista em felicidade, acesse o infográfico agora mesmo ou entre em contato com o Time QualiBest.