Nenhum projeto de pesquisa pode ser bem sucedido se não houver planejamento e organização durante as etapas, por esse motivo saber o que é um briefing é tão importante, pois ajuda a elaborar uma proposta de pesquisa assertiva, sendo um elemento chave para o planejamento de todas as etapas do projeto, respeitando as necessidades de cada cliente.

Logo, não é absurdo dizer que esse documento é crucial para o marketing e para a gestão das empresas. Por esse motivo, nesse artigo do blog do Instituto QualiBest você irá entender o que é um briefing e toda a sua importância e benefícios.

Entendendo o que é um briefing

Como dissemos, o briefing é um elemento chave no planejamento que envolve todas as etapas de um projeto de pesquisa que visa responder questionamentos pertinentes a respeito de uma empresa e o mercado no qual ela se insere.

Cada etapa dele aborda temas que são essenciais para o entendimento mútuo, centralizando e organizando informações, que podem ser separadas em blocos para atender a cada departamento separadamente, dividindo bem o papel de cada um.

A estrutura do briefing é composta alguns itens indispensáveis, tais como:

  • Histórico da empresa, que deve constar todo o background a respeito do mercado, como área de atuação, missão, entre outros;
  • Objetivos da pesquisa, que como o nome sugere deve ser o ponto principal do briefing e responder as principais questões, como por exemplo: quais são os principais problemas que sua empresa enfrenta?;
  • Informações sobre o produto ou serviço trabalhado;
  • Qual o tipo de público que deseja atingir;
  • Qual o cenário do mercado e seus concorrentes.

Além disso, a estrutura deve contemplar qual a verba disponível para o projeto e tempo que se espera gastar no total e em cada etapa.

Por que ele é tão importante?

Além da inquestionável organização que ele traz para um projeto de pesquisa de mercado, o briefing é importante por aumentar a assertividade do trabalho, criando estratégias e ações precisas, que ajuda a empresa a ter uma clara visão sobre o mercado em que atua.

Além disso, ele mantém todas as equipes e departamentos focados e engajados no mesmo objetivo, trabalhando com uma mesma linha de pensamento, o que permite que todo o processo discorra mais rapidamente, ou seja, gasta-se menos tempo e recursos.

Em outras palavras, entender que o cliente é capaz de informar a terceiros sobre todas as suas necessidades e ambições dentro de um projeto, seja ele desenvolvido internamente ou por uma empresa especializada é não apenas saber o que é um briefing, mas também como ele pode ser aplicado para a sua realidade.

Para saber mais sobre o assunto acesse nossos estudos ou entre em contato com a equipe do Instituto QualiBest ainda hoje.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato