Marketing

Conheça sua concorrência para ampliar o seu mercado

Conhecer e estudar a sua concorrência a fundo são etapas essenciais em qualquer segmento. Para ampliar sua participação no mercado, as empresas precisam se preocupar com diversos aspectos, como: preço, atendimento pré e pós-venda, qualidade do produto ou serviço, entre outros.

Para fazer isso, sua companhia deve identificar os rivais, entender quais as estratégias que utilizam e analisar seus pontos fortes e fracos e para isso, poucos recursos podem ser tão eficientes quanto uma pesquisa de mercado. Acompanhe esse artigo do Instituto QualiBest até o fim para entender melhor essa história.

Como conhecer a sua concorrência?

Podemos afirmar que existem dois tipos específicos de concorrência: a direta, quando uma empresa oferece os mesmos produtos ou serviços que você, estando focados no mesmo nicho de mercado e no mesmo público e a indireta, no qual as companhias oferecem serviços ou produtos semelhantes às concorrentes, nesse caso, o desafio é atrair o mesmo perfil de consumidor.

Uma vez que o tipo de concorrência esteja identificado é o momento de analisá-los um a um, assim é possível adquirir informações que podem ser cruciais para o crescimento e visibilidade do seu negócio.

Assim, aposte em uma pesquisa que lhe forneça o máximo de dados relevantes sobre o mercado, tais como:

  • Identificar os pontos de venda que oferecem os mesmos ou produtos similares;
  • Conhecer os pontos fracos e fortes dos concorrentes;
  • Analisar as estratégias e habilidades dos seus rivais, a fim de explorar as suas opções.

Uma pesquisa de mercado serve para fornecer informações e dados que podem ser usados não só para reforçar a presença da sua marca, como para aumentar o seu market share (participação de mercado).

Como isso pode aumentar as suas vendas?

Ao pensar no mercado e todos os seus concorrentes é preciso também considerar todos que fazem parte desse sistema, como: clientes, parceiros e fornecedores. Além das circunstâncias que podem gerar oportunidades ou ameaças. Logo, podemos associar o conhecimento do mercado ao domínio de toda uma dinâmica na qual sua empresa está inserida.

Ou seja, ao sair da esfera de conhecimento superficial sobre o mercado e quem faz parte dele, você será capaz de identificar as principais tendências e oportunidades para usá-las a seu favor.

Com a quantidade de informações que a pesquisa de mercado pode te oferecer você poderá identificar quais são as carências existentes no seu segmento que podem ser preenchidas e quem encontra esses espaços conseguem apresentar produtos ou serviços que dificilmente encontrarão concorrência.

Além disso, o conhecimento permite que você tenha mais que um preço competitivo e sim ativos de qualidade e uma marca que será reconhecida pelo cliente por atender a todas as suas necessidades.

Acesse o blog do Instituto QualiBest para entender quais outros motivos sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado e fique à frente da concorrência.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

BBB 24: iFood e Mercado Livre são as marcas mais lembradas

O BBB 24  está em sua reta final. Neste ano, o reality contou com a…

abril 16, 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024. Levantamento realizado pelo…

fevereiro 23, 2024

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis, aponta pesquisa. Levantamento realizado…

fevereiro 2, 2024

A Pesquisa Tracking ajuda a monitorar a satisfação do cliente?

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente torna-se uma métrica…

janeiro 21, 2024

Teste de Preço: como encontrar o preço ideal de seu produto

Um teste de preço, também conhecido como teste de precificação, é uma prática empresarial que…

janeiro 18, 2024

A prática do storytelling ainda é eficaz no mundo dos negócios?

No universo dinâmico e competitivo dos negócios, contar histórias não é mais apenas uma forma…

janeiro 15, 2024