Marcado pelo avanço constante da tecnologia e da competitividade, o mercado cada vez mais exige agilidade e foi na indústria de software que muitos líderes de negócio foram buscar um novo formato de gestão – o Manifesto Ágil – ou Agile – , desenvolvido inicialmente para incentivar a criatividade, facilitar a inovação e desburocratizar os processos que pudessem atrasar os trabalhos dos desenvolvedores. 

Os princípios do Manifesto Ágil se estenderam, com o passar dos anos, para outros segmentos, como o de pesquisa de mercado, oferecendo um recurso que garante: 

  • mais agilidade e rapidez na entrega dos projetos 
  • produtos e serviços de mais qualidade 
  • redução de custos e cronogramas mais assertivos 
  • diminuição dos riscos no desenvolvimento 
  • possibilidade de customização dos produtos oferecidos 

Pesquisa Agile 

O conceito de agilidade passou a ser uma demanda em todas as frentes de negócios e vem influenciando o cenário da pesquisa de mercado, modificando definitivamente a forma como se estruturam e se executam projetos – o objetivo é planejar, coletar dados e entregar resultados em curto espaço de tempo. 

Mas, em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que o fundamental na Pesquisa Agile não é velocidade, e sim a redução de desperdícios: desperdício de tempo, de recursos e também de insights, buscando o que realmente é mais relevante para responder aos objetivos da pesquisa e, caso necessário, então proceder a uma pesquisa mais robusta

Pesquisa Agile é baseada na adoção de novas tecnologias e processos que, aliados ao conhecimento humano, estão transformando a maneira como interagimos com os participantes das pesquisas, criando relacionamentos mais relevantes.

O Instituto QualiBest sempre se antecipou às demandas do mercado e já oferece há 5 anos metodologias Agile. Além do seu painel proprietário, que conta com mais de 250 mil painelistas ativos e que permite a coleta de informações relevantes rapidamente, está sempre em busca de novas tecnologias que tragam respostas imediatas a baixo custo. QExpress, Grupos Online e Grupos de WhatsApp são alguns exemplos de produtos que atendem a estas necessidades.  Conheça esses produtos e veja como as metodologias ágeis geram ferramentas de pesquisa mais assertivas:

Ferramentas para Pesquisa Agile

QExpress – Uma plataforma para demandas imediatas 

O questionário é predefinido pelo cliente e aplicado no Painel QualiBest, que conta com mais de 250 mil participantes. 

Os resultados são entregues em dashboards. 

Os clientes desenvolvem um questionário com no máximo 25 perguntas, que é inserido na plataforma.  

Em seguida um link – único por pesquisa – é enviado para o perfil demográfico de painelistas mais representativo para o objetivo da pesquisa. 

A plataforma gera automaticamente um dashboard com os resultados que é enviado para o cliente. 

Os clientes podem acompanhar a pesquisa em tempo real e os resultados são entregues em apenas alguns dias, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.  

É uma ótima opção quando as dúvidas são pontuais e há necessidade de um feedback rápido, com um orçamento restrito. Também é ideal para testes de embalagem, avaliação de conceitos, testes pré e pós campanha e outras necessidades específicas quando a amostragem deve ser grande. A incidência do público-alvo deve ser de média para alta e o questionário limitado a 15 minutos. Em todo o território nacional, e leva em média 5 dias úteis. 

QTalk – Grupos online: a nova geração de grupos focais  

Oferece uma interação em tempo real entre os participantes com chats customizados em uma plataforma única.  

Permite obter uma visão ampla de um grupo a partir da perspectiva do consumidor, investigando a fundo seus hábitos e fatores de motivação.  

Os especialistas do QualiBest e o cliente podem interagir em tempo real com o moderador a qualquer momento, de qualquer lugar que estejam. 

Os participantes do grupo focal se reúnem em um ambiente digital de fácil navegação, e vão escrevendo as suas impressões na plataforma. 

Os participantes recebem um link de acesso e se conectam simultaneamente na sala de discussão.  

Em um horário previamente agendado, um moderador publica as perguntas que constam no Guia de Discussão – previamente aprovado pelo cliente – e faz intervenções sempre que necessário, como nos grupos focais tradicionais.  

Um importante diferencial dessa abordagem é a possibilidade de reunir pessoas de diferentes locais em um único chat, ampliando o universo da pesquisa. Como é online, é possível alcançar participantes em qualquer local, mesmo os de difícil acesso pela metodologia tradicional. E, como não requer deslocamento físico, as despesas são reduzidas. 

Oferece custos otimizados e maior conveniência para os participantes e o moderador, e menor oferta de incentivos e pagamentos – em relação ao grupo focal tradicional. Além disso, a funcionalidade de transcrição de texto é nativa da ferramenta e realizada em tempo real – o que também significa redução de custo.  

Essa ferramenta também permite que estímulos visuais (fotos, vídeos e imagens) sejam inseridos e avaliados pelos participantes. Também é recomendada para assuntos sensíveis, já que os participantes se sentem mais à vontade para expressar o que sentem sem constrangimentos. 

Por ser online, pode reunir pessoas de qualquer lugar – basta ter uma conexão à Internet, e leva em média 10 dias úteis. 

WhatsApp Groups – Estamos onde as pessoas estão 

Se o desafio é estar perto das pessoas para compreender comportamentos, impulsos, motivações com dinamismo, o WhatsApp torna isso possível. Sendo um dos aplicativos mais baixados e usados do Brasil, permite alcançar pessoas de diversos perfis de forma bastante familiar e natural. 

O WhatsApp permite fazer um mix de comunidades online com tarefas diárias e chats de Discussão em Profundidade, podendo tratar assuntos específicos com indivíduos ou todo um grupo. As tarefas – e sua periodicidade, como 2 tarefas diárias por 3 dias – e perguntas são aprovadas pelo cliente. 

O participante pode, por exemplo, descrever sua experiência de compra ou uso de um produto, enviando fotos, vídeos e áudios enquanto está vivenciando o momento – e isso torna sua opinião mais precisa, pois não requer muito esforço de memória oferecendo ao estudo grande riqueza de detalhes e emoções de forma espontânea e sincera. 

Ideal para projetos que exigem agilidade e pequena amostragem. Pode ser implantado para um único projeto ou para uma etapa de aquecimento/pré-tarefa antes de um projeto mais amplo. 

O WhatsApp é o aplicativo mais baixado pelos brasileiros, o que significa que o seu alcance é muito grande. 

Entre em contato com um dos especialistas do Instituto QualiBest e saiba como as nossas inovadoras plataformas oferecem uma nova forma, mais intuitiva e eficiente, de conduzir, analisar e entregar insights