A expressão “ad hoc” vem do latim e significa “para isso”, “para este propósito” ou “para esta situação”. Na língua portuguesa, a expressão é utilizada para se referir a algo que foi criado ou organizado para atender a uma necessidade específica ou resolver um problema particular. No segmento de pesquisa de mercado, a expressão “pesquisa Ad Hoc” é usada para se referir a uma pesquisa personalizada e específica, realizada para atender às necessidades de um cliente ou de um projeto específico.

Essas pesquisas podem ser realizadas em qualquer estágio do ciclo de vida de um produto ou serviço, desde a fase de desenvolvimento até o estágio de pós-lançamento. Além disso, ela pode ser realizada de várias maneiras, como entrevistas pessoais, questionários online, grupos focais e entrevistas por telefone. O método escolhido depende do tipo de informação que se deseja coletar e do público-alvo.

Uma das vantagens da pesquisa Ad Hoc é que ela permite uma maior personalização das perguntas e respostas, o que ajuda a obter informações mais relevantes e resultados mais precisos para a empresa ou organização que a está conduzindo

Tipos de pesquisa Ad Hoc

1 – Pesquisa qualitativa: realizada para coletar informações detalhadas sobre as opiniões e comportamentos dos entrevistados. Ela geralmente envolve a realização de entrevistas em profundidade, grupos focais ou outras técnicas de coleta de dados que permitem uma análise mais aprofundada dos dados coletados.

2 – Pesquisa quantitativa: utilizada para obter informações numéricas sobre um determinado mercado ou segmento de consumidores. Ela geralmente envolve a realização de questionários estruturados, com um grande número de entrevistados. Os dados são analisados ​​estatisticamente para fornecer uma visão geral do mercado ou segmento.

3 – Pesquisa de satisfação do cliente: realizada para avaliar a satisfação dos clientes com um produto ou serviço específico. Ela geralmente envolve a realização de questionários estruturados, com uma amostra de clientes. Os dados são analisados ​​para fornecer informações sobre a experiência do cliente e identificar possíveis áreas de melhoria.

4 – Pesquisa de opinião pública: realizada para obter informações sobre as opiniões e atitudes do público em relação a um determinado tópico. Ela geralmente envolve a realização de questionários estruturados, com uma amostra representativa da população. Os dados são analisados ​​para fornecer informações sobre a opinião pública e as tendências.

5 – Pesquisa de mercado de nicho: utilizada para obter informações sobre um mercado ou nicho específico. Ela geralmente envolve a realização de entrevistas em profundidade ou grupos focais com membros desse mercado, e os dados são analisados ​​para fornecer informações detalhadas sobre as necessidades e comportamentos dos consumidores desse mercado específico.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de pesquisa Ad Hoc. Os interessados em realizar um estudo Ad Hoc deve saber, ao certo, quais os dados que ele espera conseguir para direcionar a pesquisa da melhor forma. Para saber mais sobre essa modalidade de pesquisa e outras, entre em contato com os especialistas do Instituto QualiBest.