Para fortalecer ainda mais o relacionamento entre marcas e consumidores, empresas de diversos segmentos vêm investindo em novos modos de estreitar o relacionamento e de estabelecer um diálogo constante com seus clientes. E para que se tenha um engajamento cada vez maior e respostas confiáveis os profissionais de marketing e pesquisa de mercado buscam o uso de diversas metodologias e tecnologias para entender comportamentos, testar e desenvolver novos produtos e comunicação.

As In-Home Visits ou entrevistas com abordagem etnográfica não são nenhuma novidade, mas vêm sendo cada vez mais valorizadas por empresas de diversos setores e estão ganhando espaço.

A pesquisa ocorre no ambiente do entrevistado, pois o foco está na observação e não na participação. É uma poderosa metodologia de pesquisa qualitativa que permite gerar insights profundos sobre o uso real de produtos. Sendo uma forma genuína de identificar oportunidades de inovações, publicidade e produto.  Além disso:

  • Permitem que se entre no contexto de consumo do seu target; o teste final onde um produto/ serviço será julgado quanto à sua pertinência para aquela família e seu cotidiano;
  • Possibilitam que se “calce os sapatos” dos consumidores, ainda que por algumas horas, observando comportamentos que, de tão habituais, são difíceis de serem expressados ou até mesmo lembrados;
  • Também permitem perceber o que é “discurso” e o que é “realidade”, sendo um dos grandes receios dos clientes que contratam pesquisa. As In-Home Visits evitam qualquer viés que uma interpretação equivocada do entrevistado possa vir a causar. Como por exemplo, qualificar sua alimentação como saudável, pela composição, mas não comentar que os alimentos são fritos.

Neste contexto, é natural que tragam insights valiosos e que a participação no time de marketing e pesquisa seja tão disputada – afinal nada mais enriquecedor do que poder observar o uso/ consumo da sua marca na hora da verdade!

Mergulhando neste universo… o que há de mais novo?

A transformação digital que o mundo todo vem passando também proporcionou grandes avanços ao setor de pesquisa de mercado.

Para trazer os consumidores para dentro de sua empresa e fazer com que sua voz seja ouvida e seu contexto experimentado por diferentes membros da equipe, o QualiBest desenvolveu o Mergulho Digital (QMergulho), uma ferramenta que pode ser usada junto das In-Home Visits ou independente delas.

Através de vídeos feitos com seus próprios celulares, os entrevistados mostram o seu dia-a-dia e revelam suas opiniões sobre o tema investigado. O participante tende a ficar um pouco mais à vontade e ser mais espontâneo. Isso contribui para a obtenção de resultados que tenham mais relação com sua realidade, e consequentemente, auxilia no entendimento de suas dores e alegrias de forma dinâmica e ágil.

Ainda é possível realizar o Mergulho Digital  em formato de documentário, editado por cinegrafistas e produtores profissionais. Usando câmera e edição de vídeo profissional.

Esse mergulho na realidade dos consumidores é uma forma mais envolvente de materializar e ilustrar os resultados das pesquisas e disponibilizar ao seu público interno um material que realmente cria um elo com a marca, usado por muitas empresas em eventos corporativos e workshops de co-criação.

Além dessa nova prática, outros recursos on e offline podem ser usados em conjunto ou isoladamente de acordo com as necessidades de cada projeto. É imprescindível que cada etapa do atendimento, moderação e análise seja gerenciada e analisada profissionalmente para que os resultados reflitam a realidade em números e dados e contribuam para o sucesso de marcas e tomada de decisões estratégicas.

Entretanto essa tarefa não é simples e alguns cuidados são necessários na contratação de um instituto de pesquisa. A logística é grande e requer habilidade, tanto do moderador, quanto da equipe de recrutamento em obter autorização do entrevistado para receber pessoas em sua casa e se deixar observar, filmar e fotografar.

Para as empresas, esse novo formato, pode ser parte de sua estratégia de relacionamento com o cliente, certificando seu produto por meio de um instituto de pesquisa que exerça uma metodologia confiável e uma mensuração transparente.

Quer saber mais sobre como o QualiBest pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa qualitativa? Entre em contato conosco aqui.

 

*Adriana Koenigsfeld é Gerente de Pesquisa Qualitativa no QualiBest