A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o líder de negócio no seu planejamento estratégico, entregando insights que irão permitir tomar decisões mais assertivas sobre diversos aspectos do negócio. Mas o mais importante que isso, é saber como contratar uma empresa de pesquisa de mercado.

Contratar uma empresa de pesquisa de mercado é uma decisão estratégica importante para qualquer negócio, independentemente do seu porte.

Imagine se os dados da sua pesquisa não forem confiáveis, não refletirem a realidade do tema e você tomar decisões equivocadas?

E se a empresa de pesquisa de mercado atrasar a entrega e a sua empresa perder o timing do lançamento de um novo produto, que envolveu custos para a empresa, tempo de desenvolvimento e o trabalho de diversos setores?

Os prejuízos podem ser incalculáveis, tanto tangíveis – financeiros – quanto intangíveis – reputação da marca.

Então, o que você deve considerar ao contratar uma empresa para realizar as suas pesquisas, já que nos negócios não há espaço para “achismos” e muito menos para erros?

O consumidor cada vez mais, gera dados, provenientes de diversas fontes – entrevistas, redes sociais, localização – e a empresa de pesquisa de mercado precisa ter a capacidade de acompanhar essa jornada de consumo.

Em linhas gerais, os líderes de negócio estão em busca de uma empresa de com as seguintes características:

  • Seja reconhecida pelo mercado
  • Tenha experiência comprovada
  • Recomendada por clientes e parceiros de negócios
  • Cumpridora dos prazos de entrega

Pontos de atenção na hora de contratar uma empresa de pesquisa de mercado

Na hora de contratar a empresa de pesquisa de mercado, busque informações detalhadas sobre:

  • Perfil da empresa
  • Perfil dos profissionais
  • Clientes atendidos
  • Certificações/Associações
  • Capacidade de customizar projetos
  • Metodologias utilizadas

Além de oferecer um serviço altamente profissional e qualificado, o cenário de negócios agora exige flexibilidade das empresas, com entregas de dados em tempo real e capacidade de trazer insights rapidamente, atendendo as novas demandas e pressões por custo e prazo.

Aqui estão alguns pontos essenciais a serem considerados ao contratar uma empresa de pesquisa de mercado:

  • Especialização e Experiência: Verifique se a empresa possui experiência relevante no seu setor ou nicho de mercado. Uma empresa especializada entenderá melhor as nuances do seu mercado e será capaz de fornecer insights relevantes e úteis.
  • Portfólio de Trabalho: Peça exemplos de projetos anteriores da empresa, como seus cases de sucesso. Analise os relatórios de pesquisa que eles produziram para avaliar a qualidade e a profundidade das análises. Isso pode ajudá-lo a entender a abordagem da empresa e se ela atende às suas expectativas.
  • Metodologias de Pesquisa: Verifique quais metodologias de pesquisa a empresa utiliza. Pesquisas qualitativas, quantitativas, entrevistas, grupos focais e análise de big data são algumas das abordagens comuns. A empresa deve ser capaz de adaptar suas metodologias às suas necessidades específicas.
  • Equipe de Profissionais: Conheça a equipe que será responsável pelo seu projeto. Certifique-se de que eles tenham conhecimento técnico e experiência na condução de pesquisas de mercado. Uma equipe multidisciplinar, com especialistas em estatística, análise de dados e comportamento do consumidor, é geralmente uma boa escolha.
  • Customização e Flexibilidade: Cada empresa tem necessidades únicas. Confira que a empresa de pesquisa esteja disposta a adaptar suas abordagens e metodologias para atender às suas necessidades específicas.
  • Reputação e Credibilidade: Pesquise sobre a reputação da empresa no mercado. Avalie a sua credibilidade por meio de referências, depoimentos de clientes anteriores e presença online. Empresas bem estabelecidas e respeitadas são geralmente mais confiáveis.
  • Orçamento e Prazo: Defina um orçamento claro para o projeto de pesquisa e discuta com a empresa para garantir que suas expectativas estejam alinhadas. Certifique-se também de que os prazos propostos sejam realistas e possíveis de cumprir.
  • Capacidade de Análise e Relatórios: Além de coletar dados, a empresa apresentar os resultados de forma clara e acionável. Saiba que os relatórios finais contenham insights relevantes e recomendações práticas.
  • Confidencialidade e Segurança: A pesquisa de mercado frequentemente envolve informações sensíveis sobre a empresa e seus clientes. Tenha certeza de que a empresa de pesquisa tenha medidas de segurança e políticas de confidencialidade em vigor para proteger seus dados.
  • Chemistry e Comunicação: O relacionamento com a empresa de pesquisa é crucial para o sucesso do projeto. Procure por uma empresa com a qual você se sinta confortável em se comunicar e que demonstre interesse genuíno pelo seu negócio. Uma boa comunicação facilitará a troca de informações e ideias ao longo do projeto.

Essa parceria é uma via de mão dupla e, da mesma forma que a sua empresa vai apontar as suas necessidades, a empresa de pesquisas de mercado pode ir além e sugerir novos tópicos que vão complementar o estudo.

Cada um tem uma expertise distinta e a sua empresa deve procurar um parceiro que seja capaz de desafiar as suas crenças.

O Instituto de pesquisa deve oferecer uma visão mais inovadora e ampla do negócio, entregando insights sobre aspectos que ainda não estavam no radar, mas que podem gerar mais valor para a marca e melhorar a experiência do cliente.

Aliás, a empresa de pesquisa de mercado também deve inovar na maneira de engajar os respondentes, com comunidades online, diários virtuais etc.

A confiança e segurança em uma empresa de pesquisa

E, por fim, mas não menos importante, é preciso ter confiança na idoneidade da empresa de pesquisa de mercado.

Afinal, esta empresa terá em mãos dados muito importantes que podem diferenciar o seu negócio dos concorrentes.

Ou seja, a empresa precisa se tornar uma parceira na busca pelos resultados e garantir a total confidencialidade das informações disponibilizadas e encontradas.

E a segurança dos dados não está relacionada apenas à propriedade industrial ou intelectual.

As empresas de pesquisa de mercado também devem ter uma estratégia de armazenamento e tratamento de dados para atender as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em 2020.

Sem políticas robustas de segurança digital, a sua empresa pode se ver no centro de uma violação de dados.

Mas de nada adianta contratar uma empresa de pesquisa de mercado se o resultado não obedecer a um padrão de qualidade baseado em normas e melhores práticas.

No Instituto QualiBest, seguimos as normas determinadas pela ESOMAR (European Society of Opinion and Market Research) e somos filiados à ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), adotando todas as orientações das duas organizações na condução de pesquisas de mercado online e offline. Entre em contato conosco!