A colaboração entre marcas há muito tempo tem sido um trunfo estratégico no mundo dos negócios, mas entender quais parcerias podem realmente despertar interesse com os consumidores é uma arte. Com isso em mente, o Instituto QualiBest conduziu uma pesquisa abrangente que lançou luz sobre o potencial de Co-Branding em 26 categorias distintas, envolvendo 72 marcas proeminentes.

Para os internautas, festivais de música e lojas de varejo online são as categorias que têm maior potencial de associação com um leque bem plural de marcas. Já entre as marcas que têm o maior potencial de combinações com as categorias estão: Rock in Rio, Lollapalooza, DC Comics e Nubank. “Mesmo dentro de categorias onde a possibilidade de Co-Branding é forte, vemos que algumas já estão mais estabelecidas dentro do imaginário do consumidor.

O exemplo mais forte são os bancos, com o destaque para Nubank que foi associado em média a 4 categorias diferentes, enquanto Bradesco e Itaú tem a média menor de associação (2,8)”, explica Fábia Silveira, gerente de projetos do Instituto QualiBest.

Os entrevistados foram perguntados também se eles comprariam ou não produtos de Co-Branding daquelas marcas e de uma forma geral, a resposta foi bastante positiva. “O destaque principal nesta pesquisa sobre collab ficou para os chocolates, com KitKat, Hershey ´s, Bis e Lacta que têm índices muito positivos de intenção de compra se associados a outras marcas, mas também temos surpresas como Omo, que desperta interesse entre quase 90% dos consumidores.”, complementa Fábia.

Os resultados dessa pesquisa oferecem um panorama intrigante das possibilidades de colaboração no mercado atual. Desde parcerias entre festivais de música e grandes lojas online até associações inusitadas entre produtos de limpeza e esmaltes, os consumidores estão demonstrando um interesse significativo em experiências de marca únicas e inovadoras. Para chegar a tais resultados, os mais de 3.200 entrevistados tinham que apontar a relação de 15 marcas, escolhidas aleatoriamente por sorteio entre as 72 pré-selecionadas pelo QualiBest, com outras marcas e 26 categorias.

“Reduzimos o número de análise por entrevistado para que a pesquisa se tornasse viável e menos cansativa para o respondente, mas sem comprometer a eficiência do estudo. De uma forma geral, podemos perceber que os respondentes conseguiram fazer mais associações com marcas que eles estão mais acostumados, que eles consomem, que eles seguem nas redes sociais”, explica a executiva.


Gerar-downloads

Insights por categoria

A pesquisa QualiBest revelou associações intrigantes entre marcas e categorias de produtos. Marcas como Havaianas e Nike mostraram forte potencial de Collab em Chinelos e Tênis, como já é esperado.

Em Cosméticos, O Boticário liderara as associações com outras categorias. Confira abaixo mais detalhes por categoria. Em Batata Frita e Salgadinhos, Ruffles, Pringles e Mendorato foram as marcas associadas a uma maior quantidade de categorias, com uma média de 3,6 e 3,5 correlações, respectivamente. “Fast Food, restaurantes e café” foi a categoria, na qual os entrevistados mais associaram a Ruffles e Pringles: 30%.

Em Lácteos, Danoninho e Danette são as marcas com maiores chances de compra em um Co-Branding com outras marcas. 44% e 41% dos entrevistados, respectivamente, afirmaram que comprariam o produto com certeza. Na mesma categoria, Polenguinho tem maior associação a produtos salgados, como Frios, Fast Foods e Snacks.

Já em Chinelos, tênis e roupas/acessórios esportivos, Havaianas entra como a com maior possibilidade de Co-Branding com roupas: 31% dos respondentes sugeriram a combinação. No quesito associação com categorias, Adidas assumiu o primeiro lugar e foi associada, em média, a 3,7 categorias, principalmente a acessórios e joias, com 28%. Já a Nike lidera a lista como a que os consumidores comprariam com certeza: 52%.

Entre as marcas de cosméticos e produtos de beleza, 27% indicaram uma pareceria entre Dove e produtos de lavagem de roupa.  A marca também foi associada por 20% dos correspondentes a produtos de limpeza de casa. Já O Boticário teve sua maior associação a acessórios e joias (27%) e liderou na adesão às categorias: três, em média.

Em Séries e Filmes, a Netflix é a marca que possui maior adesão às categorias: são 3,5 em média. Entretanto, a Globoplay figura como o streaming com maior adesão à categoria de festivais de música, com indicação de 26% dos entrevistados.

A Netflix foi apontada como a de maior potencial de compra em uma parceria: 46% afirmaram que comprariam com certeza. Em produtos de limpeza, Tixan (45%), OMO (43%) e Comfort (39%) são as marcas com maior possibilidade de Co-Branding com Produtos de Limpeza. Veja teve seu maior match com produtos de lavagem de roupa, registrando uma porcentagem de 38%.

Sobre a pesquisa de Co-Branding entre marcas

O estudo ouviu 3.200 pessoas, entre homens e mulheres acima de 18 anos e de todas as classes sociais. O levantamento, de abrangência nacional, foi realizado entre os dias 6 de outubro a 10 de dezembro de 2023.

Quer saber mais sobre o estudo? Converse com nossos especialistas agora mesmo!