Há cerca de um mês para o Natal, o Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, realizou uma pesquisa sobre Natal com internautas brasileiros para conhecer um pouco mais sobre os gostos, costumes, presentes e hábitos que circundam essa data tão especial. A pesquisa, realizada de forma online, apontou, por exemplo, que nas principais refeições das festividades de final de ano (Natal e Ano Novo) o que não pode faltar são sobremesas elaboradas (65%), panetones/chocotones (65%) e aves assadas (64%), principalmente para as famílias com filhos. Rabanada (27%), peixes e bacalhau (24%) e lentilha (23%) foram os itens menos citados.

41% dos internautas entrevistados afirmaram que o que mais gostam nos preparativos para as festividades de final de ano é de decorar a casa, seguido por 36% que gostam de definir o cardápio das ceias, 28% que gostam de comprar presentes e 27% que gostam mesmo de comprar uma roupa especial para o Natal e/ou Ano Novo. Quando questionados sobre o que menos gostam nessas datas, 15% apontaram o planejamento e divisão das refeições e a definição do local para as festas (11%). Entretanto, grande parte (47%) afirma que não tem nada que não gostem nos preparativos para as festas de final de ano!

Os participantes também apontaram que se reunir com os familiares (66%), fazer ceias com refeições caprichadas (62%) e decorar a casa (54%) é sinônimo de tradição nesse período de festividades. No entanto, a presença do Papai Noel para entrega de presentes (9%) e realizar ensaios fotográficos temáticos (7%) ainda não são vistos como parte do costume brasileiro. A maioria das tradições também são mais realizadas por quem têm filhos.

Presentes no Natal

Metade dos entrevistados afirmam que costumam comprar presentes sendo que os pais (69%), companheiros(as) (52%) e irmãos (51%) são os mais presenteados. Entre os presentes mais comuns para os adultos estão as roupas, bolsas e acessórios (73%), perfumes e cosméticos (65%) e chocolates (61%). Já para as crianças os brinquedos em geral são a preferência e foram citados por 69% dos entrevistados. Brinquedos educativos (57%) e roupas, bolsas e acessórios (56%) vêm logo na sequência como presentes mais comuns.

Sobre como os entrevistados do estudo sobre Natal realizam as compras, as decorações para as festividades e roupas para utilizar nessas datas são compradas com pelo menos 15 dias de antecedência por 63% e 52% respectivamente. Já os alimentos e bebidas para as refeições e ceias são deixadas para a última hora por 56% e 51%.

Entre aqueles que planejam comprar presentes, 69% estipulam um valor máximo para gastar com cada presente sendo que 86% pretendem gastar até R$ 100,00.

“Famílias com filhos costumam planejar e se envolver mais nos preparativos para essa época festiva, reforçando as tradições das decorações da casa com árvores e luzes de Natal, troca de presentes e das ceias com comidas típicas da época.” afirma Fábia Duarte, Gerente de Atendimento e Planejamento do Instituto QualiBest.

 

Black Friday

A Black Friday, tradicional época de liquidações no mundo, atrai uma multidão de consumidores e desperta uma forte ansiedade nos que seguraram uma compra de maior reembolso para a ocasião, os que querem adiantar as compras de Natal e até mesmo abastecer a despensa.

Esse ano, o Instituto QualiBest consultou 536 internautas entre homens e mulheres de todo o país, para entender o que esperam da Black Friday. 6 em cada 10 pretendem aproveitar a oportunidade para comprar qualquer tipo de produto, adiantar as compras para as festas e fazer compras com promoções de supermercados e atacarejos.

Mais da metade também espera aproveitar para comprar ou trocar itens de maior desembolso. A Black Friday, por outro lado, está cada vez mais trazendo um consumidor racional, gastar economias, usar o adiantamento do 13º salário e comprar por impulso é uma opção para apenas 1/3.

Quando questionados o que pretendem comprar, surpreende a quantidade de consumidores que vão aproveitar para comprar alimentos básicos e bebidas, itens de perfumaria e higiene e alimentos especiais ou importados (cerca de metade dos consumidores) e cerca de 40% itens de limpeza e bebidas alcóolicas.

Roupas estão ainda na liderança da intenção de compra (62%) e itens para casa e eletrodomésticos também ficam entre os top 10 na intenção de compra.

“O consumidor cada vez mais vai em busca de oportunidades até para os itens mais básicos de abastecimento do lar, assim, para atender o consumidor mais racional, supermercados e atacarejos vem com políticas cada vez mais agressivas de preços para atender um consumo mais consciente.”, complementa Fábia Duarte, Gerente de Projetos do Instituto QualiBest.

Sobre o pesquisa de Natal

Realizado de forma online entre 01 e 03 de novembro, o estudo contou com a participação de 536 entrevistados entre homens e mulheres de todo o país, com mais de 16 anos, de todas as classes sociais.

Para mais insights como esse, entre em contato com o Instituto QualiBest e falar com um de nossos especialistas de pesquisa de mercado. Caso deseje, faça um orçamento online com a nossa calculadora modular, clique aqui.

Faça o download do estudo completo, clicando aqui.