Com mais de duas décadas de exibição na TV aberta, o Big Brother Brasil (BBB) tornou-se o principal programa de entretenimento do país. Seu sucesso no Ibope se reflete também comercialmente, com receitas de patrocínio estimadas em mais de R$ 1 bilhão nessa última edição de 2023. De olho nesses resultados, o Instituto QualiBest realizou um estudo com o objetivo de conhecer o perfil dos internautas que assistem ao programa, quais fatos marcaram as edições anteriores e as preferências e opiniões em relação ao formato atual. Além disso a pesquisa buscou medir o recall e engajamento das ações de marketing das marcas patrocinadoras e compra de produtos licenciados.

Realizado entre 28 de março e 4 de abril o estudo ouviu 1010 pessoas, de todas as regiões do país, com mais de 16 anos, das classes sociais ABCDE e que costumam acompanhar o programa. Segundo o levantamento, 62% dos internautas costumam assistir ao BBB (assistiram ao menos uma edição) e 59% estão acompanhando o BBB 23 atualmente. Além disso, 3 em cada 10 internautas acompanham o BBB23 todos os dias, principalmente pela TV aberta (70%), seguida pelo Instagram (34%). Já os canais pagos – Multishow (29%) e Pay-per-view (26%) – e o Youtube (32%), são mais acionados pela classe alta.

A pesquisa também quis saber sobre a presença ou não de famosos na casa. 48% dos internautas preferem a composição do elenco apenas com desconhecidos, 42% misturando famosos com desconhecidos e 10% não tem preferência. 47% dos internautas da classe A, entretanto, preferem a composição atual, misturando os dois grupos. Além disso, 7 em cada 10 internautas pertencentes a classe A assistiriam mais de uma edição do programa no ano. Esse índice cai para 58% considerando todos os respondentes.

“Com os resultados do estudo percebemos que o sucesso do programa não é à toa. Após 23 edições ele ainda é bastante assistido pela população em geral, entre todas as classes, gêneros e idades. O que podemos perceber é uma maior predisposição da classe A, não apenas de acompanhar, mas também de adquirir itens relacionados ao programa”, explica Graziela Sueiro, Gerente de Atendimento e Planejamento no Instituto QualiBest.

Inesquecíveis do BBB

Para 19% dos internautas, a edição mais memorável é o BBB 20, vencido pela médica Thelma, seguido pelo BBB 21, vencido por Juliette. Essas duas edições foram as primeiras a misturar anônimos e famosos e ocorreram durante a pandemia provocada pela Covid. O primeiro BBB, realizado em 2002, também não foi esquecido. Ele foi pontuado como mais memorável para 13% dos entrevistados, ficando na terceira posição. A geração Z foi a que mais gostou do BBB 20, sendo inesquecível para 36% dos entrevistados, e o BBB21 foi mais importante para os internautas da região Nordeste, com 24% das menções.

Apesar das edições mais memoráveis serem as mais recentes, os casais e as brigas mais antigas estão mais presentes na mente dos internautas. O trisal formado por Diego Alemão, Fani e Iris foi lembrado por 25% dos respondentes, seguido por Sabrina e Dhomini (15%) e Grazi e Alan (9%). Já entre as brigas, a Tina batendo panela no BBB2 foi mencionado por 18% dos internautas, seguido por “qualquer briga da Ana Paula Renault” do BBB16 (14%) e pela briga entre Juliette e Fiuk (12%) sobre a calda do bolo de chocolate do BBB 21.

Os destaques do BBB

Entre os participantes dessa edição, Bruna Griphao é a mais lembrada espontaneamente, sendo citada por 12% dos internautas. O jornalista e influencer Fred, e o Mc Guimê, foram lembrados por 10% dos internautas, seguidos pela médica Amanda (7%), primeira anônima da lista. A pesquisa também perguntou qual participante o internauta mais gostou de forma direcionada e a Bruna Griphao foi novamente a mais citada (10%), seguida por Amanda e Fred com 9% das citações. “Nesta edição percebemos que não tem nenhum participante unânime entre os mais queridos, tendo citações muito próximas umas das outras”, complementa Graziela. Já quando questionados sobre qual participante o internauta menos gostou, Fred Nicácio lidera com 18% das menções, seguido pela jogadora de vôlei Key Alves (14%) e pelo Mc Guimê (13%).

Tanto o jogo da discórdia quanto as festas são bem recebidas pelo público, que acredita que apimentam o programa. 74% dos internautas apontam que a dinâmica da discórdia movimenta o jogo e gostam da atividade e 23% acreditam que movimenta, mas não sabem se de uma forma boa. Já 90% dos entrevistados afirmam gostar das festas, sendo que 51% preferem quando tem shows e 28% assistem mais pelas polêmicas.

Importunação sexual (58%), intolerância religiosa (46%), racismo (46%) e preconceito (45%) foram lembrados como assuntos pautados pelo programa esse ano e discutidos fora da casa. 6 em cada 10 internautas declaram que a expulsão dos participantes Cara de Sapato e Mc Guimê por importunação sexual foi a melhor decisão tomada pelo programa, entretanto, 22% não concordaram com a forma como foi feita.

E as marcas?

Apesar de ter retirado seu patrocínio na edição 23, as Lojas Americanas (24%) desponta como a marca mais lembrada, no recall espontâneo, seguida de Mercado Livre (18%), Stone (13%), Coca-Cola (14%) e Carrefour (12%). A Fiat que esteve presente desde a primeira edição do reality em 2002, só se ausentando em 2017 e agora em 2023, foi a sexta mais lembrada (10%) ficando quatro posições na frente da Chevrolet (6%), atual montadora patrocinadora do programa. No recall estimulado as marcas mais lembradas foram: Coca-Cola (51%), Mercado Livre (47%), Mc Donalds (45%), Chevrolet (42%) e Carrefour (42%).

A maioria do público BBB23 (59%) passou a consumir algum produto, após ser impactado pelas ações de marketing no programa. A classe A é a mais propensa (71%) a comprar algum produto ou serviço. A Downy foi a marca que mais se beneficiou, com 20% das menções, seguida por Seara Gourmet (12%) e Coca-Cola (10%).

Sobre os produtos licenciados, 2 em cada 10 pessoas compraram algum produto licenciado. A classe A (32%) também é a mais disposta a comprar. Os produtos mais adquiridos foram os de uso pessoal como por exemplo, garrafinhas térmicas (38%), Capinha de celular (29%), Roupão do líder (24%) e mala, mochila ou necessaire (19%).

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, com regularidade, compartilha seus estudos proprietários com o mercado”. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson & Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.