O potencial de crescimento de uma empresa depende em grande parte de sua agilidade e da sua capacidade para concretizar oportunidades de negócios. Para as empresas B2B é fundamental utilizar estratégias como pesquisa de mercado para medir a satisfação do cliente e também para avaliar a concorrência. Caso contrário, de que outra forma é possível ter uma visão macro do que o público espera do produto ou serviço que sua empresa oferece sem pesquisar tanto os clientes quanto a competição direta?

A concorrência não precisa definir suas estratégias, mas é preciso ficar atento à maneira como ela funciona.  E, também, para compreender o que a concorrência tem oferecido em termos de experiência do cliente. Como esse é, atualmente, um dos grandes diferenciais que podem ser ofertados por sua empresa, olhar para fora é essencial para tornar suas estratégias ainda mais adequadas — e exceder as expectativas daqueles que lhe contratam.

Como uma pesquisa de mercado pode melhorar o negócio B2B

No mercado B2B, assim como no B2C, o foco agora é a experiência do cliente. Veja como uma pesquisa de mercado bem elaborada pode ajudar a compreender essa nova jornada de compra, entregando informações que vão permitir:

Conhecer de verdade seus clientes. O fator mais crítico, no fim das contas, é conhecer de verdade seu consumidor. Em primeiro lugar, claro, é preciso entender os mercados em que atua e como se comporta. Mas assim que a interação começa, é preciso saber o que realmente importa para cada cliente em particular – e cada stakeholder individualmente. Isso exige uma combinação de pesquisas. E é outra boa razão por que é preciso começar alinhando seus esforços de vendas e marketing com cada nível do processo de decisão de compra de seu cliente.

Otimizar a experiência do cliente – É fundamental alinhar tanto as vendas quanto o marketing ao longo das principais fases da jornada de compras do cliente. Com a aplicação de uma pesquisa de mercado, a sua empresa consegue levantar quais informações são mais importantes para o cliente. Como facilitar o processo em cada estágio da jornada de compra. Se a interação desde o princípio é um fator-chave de sucesso, como encorajá-lo e como garantir que cada interação gere valor de verdade para o cliente.

Segmentar de acordo com o comportamento do consumidor. É preciso segmentar os clientes ao longo de dimensões estruturais, situacionais e principalmente comportamentais. No caso, saber quem tem mais probabilidade de comprar, que considerações devem ser as mais importantes para orientar sua decisão de compra, como eles podem preferir consumir informações e como preferem interagir com os vendedores.

Oferecer experiências consistentes em todos os canais – A maior parte das compras B2B agora é efetuada em uma jornada que une os canais on-line e off-line. Quando os clientes estão pesquisando um novo produto ou um serviço, por exemplo, geralmente usam os canais digitais. À medida que os clientes passam para as etapas mais avançadas o digital ainda se destaca, mas a jornada deve estar alinhada com um processo envolvendo profissionais de venda qualificados. Uma cadeia de negócios tende a se expandir naturalmente quando a qualidade das entregas e toda a experiência, desde a pesquisa do produto ao pós-venda, é satisfatória. Com dados sobre a jornada do cliente em uma pesquisa de mercado, a sua empresa desenvolve um padrão de qualidade próprio e diferenciado que a destaca dos concorrentes e chama a atenção do público-alvo.

Estar alinhado com o processo de compras de seu cliente – A partir desses conhecimentos sobre a jornada dos clientes, os processos de vendas e marketing de sua empresa devem ser organizados em torno do comportamento dos clientes, e não de suas próprias atividades de vendas. Os estágios principais do processo devem refletir as fases-chave do processo de tomada de decisão de compras. Esses processos, é claro, não são lineares – e também variam conforme a empresa e seus envolvidos. Não é fácil pensar assim, mas é preciso definir seu pipeline em termos de estágios de decisão de compras, baseando as etapas nos marcos observados no comportamento do comprador e trabalhando não só para identificar-se com os stakeholders principais, mas também com as estratégias-chave para atender a esse novo cenário de compras B2B.

Mas como a sua empresa irá ter todas as informações necessárias para gerar insights e inteligência de negócios?  Empresas B2B exigem a adoção de pesquisas robustas, como as que são possíveis de serem realizadas no Painel B2B desenvolvido pelo Instituto QualiBest, que reúne na sua base de respondentes que vão desde microempreendedores individuais a gerentes e diretores de médias e grandes empresas.

Uma pesquisa de mercado realizada com respondentes qualificados é que vai informar com confiabilidade quem são seus clientes e porque eles compram seus produtos. E também ajudar a descobrir métricas como o custo por aquisição do cliente, assim como uma compreensão mais clara do que o mercado deseja em um produto ou serviço. É hora de rever a sua forma de fazer negócios B2B e criar um ciclo de interações transparente entre os clientes e sua empresa, baseado em dados qualificados.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato