O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, realizou uma pesquisa sobre comidas natalinas com 3.064 internautas brasileiros para entender os hábitos alimentares no Natal. Entre as descobertas, destaca-se a preferência da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) por panetones recheados com chocolate: 57% dos entrevistados desta geração afirmaram preferir essa versão moderna do tradicional doce natalino.
Por outro lado, apenas 16% da Geração Z escolheram o panetone com frutas cristalizadas como favorito, enquanto 20% declararam gostar de ambas as opções.
Comidas natalinas: preferências e opiniões divididas
Os resultados do estudo mostram um cenário diverso quando se trata da opinião geral do internauta brasileiro, com opiniões divididas sobre pratos tradicionais como panetone, arroz com uva-passa, tender e peru.
Entre os respondentes da pesquisa, o panetone com chocolate desponta como favorito, para 43% da amostra total, enquanto o panetone tradicional, com frutas cristalizadas, ficou com 27% das preferências. Outros 24% declararam gostar das duas opções.
Quando o tema é o polêmico arroz com uva-passa, as opiniões são mais fragmentadas:
- 38% gostam de arroz com uva-passa;
- 28% preferem o arroz sem uva-passa;
- 30% apreciam ambas as versões;
- E 4% afirmaram não gostar de nenhuma das opções.
Chama a atenção que 68% dos respondentes não demonstram incômodo com a presença de uva-passas no arroz da ceia de Natal.
Já a clássica combinação de tender com abacaxi também foi analisada:
- 37% consideram uma combinação perfeita;
- 18% preferem o tender sem abacaxi;
- 30% gostam das duas versões;
- 15% não fazem questão de nenhum deles.
Já entre os principais pratos da ceia, o chester é o favorito para 38% dos respondentes, seguido pelo peru com 24%, enquanto outros 24% acreditam que o ideal é ter ambos na mesa. Por outro lado, 15% não fazem questão de nenhum deles.
O recorte geracional
Quando analisadas as preferências por geração, fica claro que o paladar natalino reflete mudanças culturais ao longo do tempo. 57% da Geração Z preferem o panetone com chocolate, enquanto a geração Baby Boomers + Silenciosos mantém a tradição, com 48% optando pelo panetone com frutas cristalizadas. Entre os Baby Boomers, apenas 22% preferem o panetone com chocolate.
Essa tendência é ainda mais evidente ao observar como a preferência por chocotone cresce entre os mais jovens: 48% da Geração Y e 36% da Geração X também preferem a essa variação moderna do panetone tradicional.
Esses dados ilustram a importância das marcas entenderem os hábitos e preferências de diferentes públicos, para criar produtos e estratégias que equilibrem tradição e modernidade, alinhando-se às expectativas do consumidor brasileiro.
Segundo Graziela Sueiro, Gerente Comercial do Instituto QualiBest, “Os dados são um exemplo do potencial de pesquisas com recortes geracional e como elas podem ajudar o setor de alimentos a entender as preferências da Geração Z, por exemplo, permitindo o desenvolvimento de produtos e campanhas alinhados a esse público”.
“Um dado que achei bastante relevante nos resultados é que apenas 6% dos respondentes não gostam de panetone e nem de chocotone, isso reforça um dado do estudo de Natal que realizamos em 2023, onde o panetone desponta como um dos principais produtos que não pode faltar na ceia de Natal do brasileiro.”, complementa.
Sobre a pesquisa sobre comidas natalinas
O estudo ouviu 3.064 pessoas, entre homens e mulheres acima de 16 anos de todas as classes sociais. O levantamento, de abrangência nacional com representatividade do internauta Brasileiro, foi realizado entre os dias 06 a 21 de novembro de 2024.
Sobre o Instituto QualiBest
Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários ativos cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Kellogg ‘s, Heineken, Assaí, Decathlon, Sanofi, Royal Canin, Unilever, Oswaldo Cruz, Vivara, Ogilvy, entre outros.