O sucesso de qualquer negócio passa pelo conhecimento sobre o mercado consumidor. Só assim é possível detectar tendências, avaliar o desempenho de produtos e serviços e estudar a estratégia dos concorrentes, elementos fundamentais para o sucesso.

Independente do tamanho do seu negócio, as pesquisas de mercado são a melhor opção para se obter as informações necessárias, podendo ser realizadas a partir de institutos de pesquisas contratados que vão ajudá-lo a conhecer de perto seus clientes existentes e futuros, mostrando, por exemplo, como seu produto ou serviço  é recebido, quem vai se interessar  por um lançamento,  e se o mercado está disposto a pagar um preço premium por um diferencial.

As informações também podem demonstrar quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Além de contribuírem para tomadas de decisão de comunicação,  nomes de produto, design de embalagens, entre outras características.

Ferramentas inovadoras

Ferramentas de pesquisas online inovadoras facilitam o diálogo e acompanham a evolução do consumidor. A pesquisa de mercado online já tem uma história de quase 20 anos no Brasil. O QualiBest, foi o primeiro instituto de pesquisa online do país e ajudou muitas empresas a começarem suas pesquisas digitais no Brasil.

Antes de migrar uma pesquisa offline para o digital, ou começar uma pesquisa online do zero, é muito importante avaliar pontos como:

  • o público que eu quero ouvir está na internet?
  • existe amostra suficiente?
  • há necessidade de adaptações no questionário?
  • meus referenciais evolutivos terão que mudar?

Estes são os principais pontos, porém existem diversos outros fatores que devem ser analisados junto ao instituto que conduzirá a pesquisa online.

Conheça alguns modelos de pesquisa online e offline:

QUANTITATIVA
ONLINE OFFLINE
Questionário digital de autopreenchimento elaborado com funções interativas de arraste, simulação de gôndolas, escalas e vídeos.

O questionário online pode ser distribuído para a base de respondentes via e-mail, Whatsapp, sms, pop-up em site, entre outros,

Vantagens: menor custo e maior velocidade na coleta de dados, se comparado ao método offline.

O digital também influenciou a coleta de dados offline. Hoje é possível realizar esta etapa do projeto de pesquisa com a ajuda de um tablet.

A coleta pode ser realizada em vias públicas, eventos, PDVs e telefone.

Vantagens: garante a coleta da opinião de targets menos conectados. Ex.: classe D, pessoas acima de 70 ano etc.

 

DISCUSSÕES EM GRUPO E ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE
ONLINE OFFLINE
Grupos de discussão ou entrevistas em profundidades realizadas a partir de chats customizados, WhatsApp etc.

Vantagens: elimina as barreiras geográficas na pesquisa qualitativa.

Salas de espelho, entrevistas na casa do consumidor ou por telefone.

Vantagens: facilita a experimentação de novos produtos. Além de ser recomendado para públicos menos conectados.

 

COMUNIDADE ONLINE E DIÁRIO VIRTUAL
ONLINE
Diário Virtual: entrevistado registra ao longo do dia diversas interações com a categoria de produto ou serviços pesquisadas.

Comunidade Online: espaço customizado, similar à uma rede social, onde pessoas recriam virtualmente seus ambientes de interações e trocam ideias, realizam atividades conjuntas e, assim, entregam o resultado do estudo. Confira o artigo sobre comunidades online produzido por nossa diretora técnica, Vasiliki E. Calliyeris.

Vantagens: inputs não verbais como imagens, vídeos, fotos, músicas e aplicação de técnicas projetivas com abordagens especiais para investigação de valores e atitudes.

 

MERGULHO DIGITAL
ONLINE
Entrevistados fazem vídeos com seus próprios celulares, mostrando o seu cotidiano, e revelam suas opiniões e comportamento sobre o tema investigado.

Vantagens: permite acompanhar de forma visual e no contexto real de vida dos participantes da pesquisa, como são os hábitos de uso das categorias-alvo do estudo.

 

CLIENTE OCULTO
OFFLINE
Avaliação de situações reais – atendimento, disposição dos produtos na loja, preço e serviços oferecidos. Confira o artigo que o Bernardo Liao, especialista em CX e Mystery Shopping do QualiBest escreveu sobre o tema.

Vantagens: permite definir estratégias para corrigir erros de operação e melhorar serviços

Ao final, o que vai determinar qual a metodologia mais eficiente será o objetivo da pesquisa e, muitas vezes, são utilizados mais de uma ferramenta de pesquisa de mercado para um mesmo estudo. Mas o certo é que pesquisas online otimizam o tempo de coleta, reduzem custos e atualmente, com uma penetração de internet em 70% da população brasileira, podem ser aplicadas para a grande maioria dos públicos.

As metodologias de pesquisa online permitem coletar dados de diversas fontes como painéis, base de clientes proprietária das empresas e mídias sociais que, com a análise de uma equipe especialista e multidisciplinar, se transformam em inteligência de negócio e insights que trazem o real universo do consumidor para mais perto das marcas.

Temos uma solução personalizada para cada um dos seus desafios, com estudos para todos os estágios de vida de seus produtos ou serviços. Conheça nossas soluções.