Pesquisas de mercado são ferramentas essenciais para compreender o que os consumidores pensam e, assim, para que as empresas ofereçam melhores produtos, serviços e soluções.

Independentemente do tamanho da sua empresa, as práticas tradicionais desse tipo de monitoramento – como reunir grupos focais ou aplicar questionários à população – podem ser caras e demoradas. Ainda mais quando se buscam respostas rápidas.

Porém, na era digital, muitas ferramentas estão contornando os métodos tradicionais de pesquisa sem perder a precisão da coleta dos dados. Uma delas é a QExpress, do Instituto QualiBest, que torna possível estruturar projetos quantitativos para prazos e budgets apertados – os relatórios são entregues em até cinco dias.

A ferramenta do QualiBest é um exemplo de como dá para realizar pesquisas de mercado mesmo sem tantos recursos disponíveis. Mas há outros, como mostramos a seguir:

Delimitar o mercado

Conhecer o tamanho e as características do seu mercado é fundamental para o sucesso de qualquer plano de negócios. Deve ser, assim, a primeira coisa a se determinar antes de prosseguir para outras fases da pesquisa.

Essas informações são importantes porque ajudam a medir o potencial e os limites de crescimento do seu público e dos seus produtos e/ou serviços. Dessa forma, a empresa pode elaborar uma estratégia que seja condizente com a sua capacidade de expansão.

Monitorar hashtags

Aqui está um dilema lógico: embora nem todos os internautas sejam seus clientes, é muito provável que uma grande porcentagem de sua base seja ativa em redes sociais.

Como são gratuitas e vastíssimas, essas mídias podem dar acesso a uma série de informações que consumidores avulsos e clientes fazem circular nas redes – sem contar que oferecem a possibilidade da empresa reagir a elas. Mas como monitorar e coletar um volume de dados que pode ser enorme? Por meio de hashtags. 

Hashtags são espécies de etiquetas que boa parte dos usuários das mídias utiliza para identificar seus posts. Em casos de marcas, não é raro que seus nomes sejam tagueados em posts diversos – de reclamações e elogios. Em algumas plataformas, como o Instagram, é possível até mesmo acessar relatórios instantâneos que monitoram em tempo real a postagem de hashtags.

Fazer perguntas certeiras

Nos métodos tradicionais, as pesquisas de mercado encareciam conforme cresciam os questionários a serem aplicados. No entanto, com ferramentas digitais, esse deixou de ser um problema de recursos para se tornar, sobretudo, uma questão de tempo – na Internet, as pessoas não querem responder questionários exaustivos.

Uma solução, assim, é saber exatamente quais perguntas sua empresa quer fazer para os clientes.  Como fazer isso? Algumas dicas são ter em mente as seguintes questões:

  • O que você deseja aprender sobre seu público-alvo?
  • Onde eles interagem online?
  • Como eles descobrem e recomendam produtos?
  • Quem são os clientes em potencial e como eles interagem com as marcas e tomam decisões de compra?

Revisitando o passado

A Inteligência Artificial já permite que uma grande quantidade de informações produzidas no passado seja facilmente acessada e, em caso de uma pesquisa em andamento, comparada com o momento atual.

Assim, uma alternativa é refazer as perguntas que já foram feitas em uma campanha anterior e que gerou bons insights ou, em outros casos, fazer exatamente o contrário: elaborar outras questões para ampliar o leque de conhecimento que sua empresa tem sobre o público.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato