Definir o seu problema de pesquisa de mercado é a base de qualquer projeto. A ausência de uma definição clara e objetiva, pode fazer com que as ideias e objetivos do estudo se percam no meio do caminho e sua empresa receba resultados de pesquisa que não vão ajudar a direcionar seu planejamento estratégico.

Por esse motivo, nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre o que é necessário para definir o problema da sua pesquisa e consequentemente ter um planejamento estratégico mais consolidado para atrair e fidelizar ainda mais seus clientes.

Quais as características de um problema de uma pesquisa de mercado e como definir o seu?

Toda empresa possui um objetivo quando pensa em elaborar uma campanha, em conhecer melhor o consumo de algum produto ou categoria, seja para reposicionar sua marca no mercado, fazer testes de novos produtos, aumentar sua base de clientes fiéis ou conseguir mais engajamento do público.

Mas, o que todos esses exemplos possuem em comum? Todos são abrangentes e é por isso que o problema de pesquisa é fundamental, pois ele ajuda a delimitar o foco do seu projeto e como tal serve como elemento primordial do seu planejamento estratégico.

Algumas das características são:

  • Atender as necessidades ou questões cruciais do seu projeto;
  • Estabelecer o problema de maneira simples e lógica. Caso isso não seja possível há grandes chances da sua proposta de pesquisa ser insuficiente para seus objetivos;
  • Levante suas hipóteses, mas fique aberto e apresente-as de forma clara para que seu consumidor ou cliente de fato as confirme, refute e traga novos insights, a pesquisa é quem dará as certezas;
  • O problema de pesquisa serve como base para gerar outras perguntas fundamentais. Essas devem ser respondias ao longo do planejamento estratégico da campanha.

Ciente dessas caraterísticas a definição do problema de pesquisa de mercado pode ser feita da seguinte maneira:

  • Faça uma lista

A lista deve contemplar o que você já sabe e o que você não sabe.

Após esse brainstorm mais amplo foque nas suas dúvidas.

Quais as perguntas que a sua equipe tem sobre o tema? Faça uma lista com todas e agrupe-as em diferentes categorias e subcategorias. Se a lista for muito grande hierarquize as prioridades: quais informações são fundamentais para o seu planejamento estratégico;

  • Identificando-o

Pense em uma pergunta central que você deseja que seja respondida pela pesquisa que irá contratar. Nesse momento, não importa qual seja a questão, o ideal é que o questionário a torne objetiva e de fácil entendimento;

  • Defina o público alvo

Com quem você quer falar? A depender do seu problema de pesquisa pode ser importante falar tanto com o perfil de clientes como com aqueles que você não atinge mas quer conquistar.

  • Defina localização

Assim como acontece com a definição do público-alvo, é importante delimitar a área na qual você pretende atuar, assim aumenta a assertividade e efetividade das respostas para o problema de pesquisa;

 

Lembre-se que pesquisas qualitativas e quantitativas têm exigências diferentes, por isso, conte com a expertise de uma empresa de pesquisa para a indicação a metodologia que melhor atende seu problema de pesquisa.

Caso não queira correr riscos entre em contato com o Instituto QualiBest para te o auxílio necessário nessa etapa tão importante.