Durante o planejamento de uma pesquisa de mercado, inevitavelmente um questionamento irá surgir: qual modelo de pesquisa devo escolher? Nesse momento entender as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa será fundamental para que haja uma orientação do estudo de acordo com os objetivos pretendidos pela sua empresa.

Pensando em facilitar o entendimento dessas diferenças, nesse artigo do Instituto QualiBest, falaremos sobre os principais aspectos que caracterizam cada modelo de estudo e como eles podem ser aplicados em cada tipo de estratégia. Então fique atento e acompanhe a leitura até o final.

 

Quais as principais diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Antes de entender as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa é preciso saber que ambos os métodos são complementares e como tal podem ser combinados em suas pesquisas sem o menor problema, assim as chances de obter resultados mais aprofundados se multiplica.

Veja um exemplo que unifica os dois:

  1. Com que frequência você compra pela internet?
  • Sempre
  • Muitas vezes
  • Algumas vezes
  • Poucas vezes
  • Nunca
  1. Hoje o que te motiva a fazer compras pela internet?

Consegue notar a diferença entre as perguntas? De maneira direta, a pesquisa quantitativa (número 1) busca por dados concretos, ou seja, números. Estruturados e estatísticos, com o objetivo de criar uma base capaz de tirar conclusões sobre a pesquisa, como por exemplo: 37% dos entrevistados sempre compram pela internet, enquanto apenas 5% nunca compraram.

Já a pesquisa a qualitativa coleta informações se valendo das impressões, valores e opiniões dos respondentes. Como tal, ela é menos estruturada, mas procura um aprofundamento maior de um tema, a fim de encontrar insights como as motivações, ideias e atitudes do público-alvo.

Quando usar cada tipo de pesquisa?

Agora que você já entendeu as diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa chegou a hora de saber quando optar por cada uma.

  • Pesquisa Qualitativa

Dotada de uma menor estruturação esse modelo de pesquisa busca se aprofundar em um tema proposto, para conseguir insights intangíveis de seus respondentes. Usada para a formulação de hipóteses no início de uma pesquisa, para descobrir os problemas e oportunidades do seu segmento. Um exemplo: quais são as barreiras para compras na internet. Além de poder ajudar na etapa final do projeto, trazendo uma perspectiva humana para os resultados quantitativos.

  • Pesquisa quantitativa

Usada para desenvolver um panorama geral do objeto ou problema de pesquisa, validando hipóteses já definidas. Por meio de números e análises estatísticas, conseguimos dimensionar um comportamento, quantificar motivadores, definir diferenças entre perfis demográficos: homens compram na internet com menos frequência que as mulheres.

É ainda possível descobrir se hipóteses são reais e quantas pessoas são impactadas por elas, quantas pessoas não compram na internet por medo de vazamento de dados ou quantas pessoas gostam de ver o produto nas mãos antes de comprar por exemplo. Uma vez que os dados e informações concretas sejam obtidas é possível que a equipe tome decisões mais assertivas, se baseando nessas observações;

A aplicação de cada metodologia, ou a combinação entre elas, como dissemos anteriormente, será definida de acordo com os objetivos propostos durante a etapa de planejamento. No entanto, o que não se altera é a necessidade de poder contar com uma empresa referência no mercado pela qualidade apresentada em seu trabalho.

Para isso você pode contar com a equipe do Instituto QualiBest, uma empresa na vanguarda das pesquisas de mercado no Brasil há mais de 20 anos. Para saber mais basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.