Se houver um caminho para o sucesso no qual uma empresa possa seguir, certamente será aquele capaz de garantir uma confiança maior para entender a realidade do seu segmento, mapeando de forma assertiva os riscos existentes, a fim de identificar as melhores oportunidades, independentemente das dificuldades que certamente surgirão e a maneira mais eficaz de tomar esse caminho é através da pesquisa de mercado.

Para alcançar seus objetivos, como descobrir os hábitos de consumo ou nível de satisfação de seus clientes é necessário conseguir o maior número de informações confiáveis possível, pois quanto mais você conhecer o seu mercado, maiores serão suas chances de sucesso.

Para entender esse assunto em todos os seus detalhes, nesse artigo do blog do Instituto QualiBest você vai saber por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado e quais são as principais perguntas que devem ser respondidas. Então se prepare e acompanhe a leitura até o final para saber como colocar a sua empresa no patamar que você deseja.

O que é pesquisa de mercado?

Não importa o tamanho da sua empresa, para ter sucesso em seu segmento é necessário conhecê-lo bem, pois este é o único caminho para identificar as tendências, estudar os concorrentes e conseguir avaliar o desempenho dos seus produtos e serviços com maior exatidão. Nesse cenário a pesquisa de mercado é a melhor opção.

A pesquisa mercadológica é uma forma rápida, fácil e acessível para entender os pontos fortes do seu negócio e aplicá-los de maneira assertiva e consiste, com o objetivo de coletar e interpretar informações diversas sobre um determinado segmento, para criar insights que ajudem no processo de tomada de decisões usadas como base de resposta para uma pergunta específica, criando a metodologia ideal que será usada na coleta das informações.

O tipo da pesquisa que será realizada pode variar de acordo com a empresa, podendo ser quantitativa ou qualitativa, estudos baseados em questionários simples ou complexas envolvendo diversos tipos de conhecimentos, que serão a base para uma estratégia pautada na inteligência de mercado.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado tem a função de coletar e processar informações sobre um determinado setor através de um processo estruturado, é uma ferramenta utilizada para entender o que se passa fora da sua empresa, ou seja, conhecer seus concorrentes para se tornar mais competitivo por meio da análise dos dados coletados, convertendo-os em inteligência capaz de apoiar toda tomada de decisão.

A inteligência de mercado é parte de uma estratégia para que seu negócio fique atento ao ambiente que melhor se encaixa, observando tudo que pode impactar o seu desenvolvimento e performance no que diz respeito aos seus produtos e serviços, clientes e concorrentes. Em outras palavras, a inteligência de mercado está diretamente ligada às pesquisas de mercado.

Por que realizar uma pesquisa de mercado?

O custo para uma empresa atrair e fidelizar um novo cliente é maior do que manter um cliente antigo, já recuperar um cliente descrente é ainda mais caro do que conquistar um novo. Logo o ideal é garantir que os clientes existentes estejam sempre satisfeitos.

Por esse motivo é fundamental que se preste atenção em todos os pontos de contato que esse cliente tem com a sua marca. No entanto, ainda é difícil de saber quando há uma falha em algum um desses pontos, sendo que a maneira mais eficiente de identifica-las é perguntando diretamente.

Os motivos para se realizar uma pesquisa de mercado podem ser diversos, como por exemplo:

  • Entender a estratégia da concorrência ou analisar os seus pontos fortes e fracos;
  • Identificar qual o segmento mais lucrativo do mercado;
  • Descobrir novas tendências;
  • Escolher um ponto comercial;
  • Testar o desempenho de produtos e serviços;
  • Entender qual é o melhor timing para disponibilizar um produto;
  • Ampliar a área de atuação;
  • Melhorar um produto ou serviço já existente.

Como fazê-la?

Dependendo da complexidade de um projeto podem ser escolhidos diferentes tipos de pesquisas de mercado, cujas técnicas específicas podem ser aplicadas para avaliar todos os pontos de contato com o cliente ou para focar somente em uma etapa específica desse projeto, envolvendo especialistas de diferentes áreas de conhecimento, tais como: estatística, antropologia ou psicologia.

O primeiro passo para se criar uma pesquisa desse gênero é a elaboração de um briefing possua informações relevantes sobre a proposta.  No briefing todo o panorama principal da pesquisa ficará estabelecido, lembrando que essa etapa é realizada juntamente com o instituto de pesquisa, assim, se torna mais fácil iniciar os passos seguintes, tais como:

 

  • Definir o problema a ser resolvido com a pesquisa: objetivo

Toda pesquisa tem um objetivo, algo que você e sua empresa precisam saber e para elabora-la é preciso que se identifique uma necessidade real do seu nicho, como: “Qual meu público-alvo?” ou “Qual a melhor estratégia para abordar os clientes”.

Uma maneira de definir com maior exatidão qual o problema de pesquisa é pensando nos desafios que o seu negócio vai enfrentar e quais os tipos de informações que poderiam auxiliar na tomada de decisões assertivas;

 

  • Quem é o público-alvo?

Qual é o público que vai responder a sua pesquisa, clientes, fornecedores ou concorrentes?  Essa pergunta deve ser respondida de acordo com os seus objetivos, assim é possível criar uma comunicação mais próxima do seu público-alvo.

Existem diversas maneiras de definir o perfil do público que você deseja atingir, partindo de características sócio demográficas, como: renda mensal (familiar e individual), membros da família, estado civil, ocupação, escolaridade, entre outros.

Além de perfis comportamentais, que buscam saber os hábitos de alimentação, saúde, higiene e beleza, a rede supermercado favorita, atividades de lazer e hábitos de consumo, por exemplo;

 

  • Amostragem

Definir o tamanho da amostra de pesquisa é saber a quantidade de pessoas que irão respondê-la, o Instituto QualiBest possui um painel próprio com mais de 250 mil respondentes, que engloba todas as regiões do país, incluindo painéis diferenciados como: painel B2B, Kids & Teens, La Clè, Health Monitor, entre outros.

Além disso, se o seu objetivo é ter respostas rápidas o QExpress é a melhor opção, uma modalidade de pesquisa online rápida e com atendimento personalizado, capaz de responder dúvidas cruciais sobre suas campanhas, produtos, conceitos ou estratégias;

 

  • Crie um questionário

Esse questionário será respondido por quem irá participar da pesquisa e tem como objetivo principal trazer as respostas de maneira clara e objetiva sobre todas as questões que podem te ajudar a resolver o seu problema. Exatamente por isso é fundamental que as perguntas certas sejam feitas.

Uma vez que o questionário tenha sido elaborado é importante que ele seja testado.  Aposte em soluções multimídia para torná-lo mais atrativo, assim a taxa de respondentes será mais alta. Lembre-se: mantenha as perguntas simples, diretas e imparciais;

 

 

  • Análise dos resultados da pesquisa

O principal nessa etapa é verificar se há diferenças que possam comprometer a qualidade da pesquisa. Com os dados em mãos, a equipe do Instituto deve observar os estados gerais e qualquer discrepância que possa surgir de forma significativa com relação a classe social, região, gênero ou idade, por exemplo. Assim será possível conhecer melhor o seu público e obter insights valiosos.

 

Podemos dizer que a pesquisa de mercado tem o objetivo de valorizar a experiência do cliente seja no mercado B2B ou B2C, ajudando a compreender a sua jornada de compra e entregando informações que permitam que você conheça quem são seus verdadeiros clientes e o que eles pensam da sua marca, produtos e serviços.

Além disso, traz outros benefícios tais como: segmentar o tipo de público de acordo com o perfil de comportamento, oferecer experiências consistentes em todos os canais disponíveis e o principal estar alinhado com o processo de compra do cliente.

Principais tipos de pesquisa de mercado para 2020

Mesmo as marcas com forte presença no mercado há bastante tempo podem perder a sua força e espaço caso realize uma ação equivocada. Por esse motivo é tão importante conhecer os anseios de seus clientes e o melhor caminho para isso (como temos falado ao longo deste artigo) é obtendo informações através da pesquisa de mercado.

Mas qual é o tipo de pesquisa ideal para ser realizada nesse momento? A fim de responder essa dúvida da melhor forma possível, separamos 4 tipos de pesquisa para você e a sua empresa ficarem atentos em 2020.

 

  1. Satisfação do cliente

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo medir a satisfação do seu público, consumidores com quem as empresas se relacionam e pretendem melhorar o relacionamento.

A maneira mais eficiente de se medir a satisfação é através do NPS, Net Promoter Score, uma maneira para medir a lealdade dos seus clientes com a sua empresa. Essa métrica é abrangente esse dá para ter facilmente aos objetivos.

O NPS é uma metodologia criada em 2013 e se resume ao seguinte: em uma escala de 0 a 10 o quanto você recomenda nossa empresa para um amigo?”. A nota dada pelos clientes os classifica em três grupos diferentes:

  • Os promotores da marca são aqueles que dão notas entre 9 e 10 e tem como característica serem clientes fiéis, que elogiam uma marca e interagem com ela em outros pontos de contatos;
  • Os clientes neutros, que são aqueles que dão uma nota entre 7 ou 8. É um público satisfeito com o produto, mas que não possuem laços fortes o suficiente para impedir que comprem de outra Marta;
  • Por fim existem os clientes detratores, aqueles que assinalam notas abaixo de 7, caracterizados pela insatisfação com a empresa. Esse grupo voltaria a comprar apenas em situações extremas.

É fundamental que esse tipo de pesquisa seja frequente para que a sua empresa tenha a possibilidade de reconquistar os clientes que podem ser perdidos;

 

  1. Pesquisa de imagem e território

A pesquisa de imagem e território da marca tem como objetivo prover informações sobre o entendimento do seu público-alvo a respeito dos benefícios do seu produto ou serviço, sua empresa e concorrentes;

Por outro lado, entender o território da marca é compreender os lugares ou situações que ela deve estar associada, se não considerado uma decisão estratégica de suma importância para a gestão da marca, pois ajuda a definir o posicionamento que ela terá no mercado;

 

  • Testes de campanha

Com as constantes mudanças de comportamento dos clientes e a saturação dos mercados tomar uma decisão assertiva com relação às ações de marketing da sua empresa se tornou muito mais complicado.

A pesquisa de pré e pós-testes de campanha ajuda a obter respostas para que você possa avaliar com maior exatidão o desempenho das suas ações ao longo do tempo, se beneficiando das informações recebidas em sites para saber qual será o desempenho da sua campanha;

 

  1. Avaliação de conceito

Significa criar uma campanha na qual o conceito do produto ou serviço é muito bem trabalhado, tendo como objetivo identificar como ele é encarado pelos consumidores e se há espaço suficiente no mercado.

Fica claro que a pesquisa de mercado é uma estratégia fundamental que pode ser aplicada em qualquer estágio do ponto de contato do cliente com a empresa, ajudando a definir as melhores estratégias para impactá-lo de maneira assertiva.

Se você quer realizar uma pesquisa para sua empresa ou sanar maiores dúvidas basta entrar em contato com a equipe do Instituto QualiBest.

Somos uma empresa presente no mercado desde o ano 2000 e ao longo desse período realizamos mais de 5.000 estudos comportamentais.